Ventoinha viscosa (Fim do mistério) + Tutorial na Pág. 12

Válvula termostática, mangueiras, bomba d'água, radiador, etc.

Moderador: Moderadores

Ventoinha viscosa (Fim do mistério) + Tutorial na Pág. 12

Mensagempor Maximiano Machado » 25 Jan 2008, 21:24

Bom pessoal, esse assunto é velho mas nunca tivemos nada concreto sobre que misterioso gel é esse que tem nas ventuinhas viscosas de nossos omegas até 95 que ninguém sabe qual é e que quase ninguém faz manutenção, puxa em muitas procuras pela internet eu simplesmente não encontrava nada, a não ser mais dúvidas.
Mas agora isso vai mudar, hehhehe, fiz uma pesquisa de quase um dia inteiro sentado na frente do PC para descobrir esse mistério e acredito ter desvendado.
Como nas procuras pelo google eu não encontrava nada referente a esse assunto em português resolvi estender a procura para língua inglesa e foi ai que a coisa começou a mudar, há muitos veículos que usam este tipo de acoplamento viscoso, seja nas ventuinhas ou em diferenciais.
Para quem tiver interesse, o nome dado a ventuinha viscosa é “viscous fan” mas o famoso gel tbm serve para os “viscous acoupling” ou acoplamentos viscosos em diversas áreas.

O produto em questão trata-se de um silicone, o mais fomoso deles é produzido pela toyota
E tem os códigos 08816-03001, 08816-06001, e 08816-10001. a diferença entre eles é a viscosidade, a maioria do pessoal usa o 08816-03001 pois é o mais fácil de se encontrar la fora, mas o recomendado é o 08816-10001 por ser mais viscoso.

Aqui esta o produto:

Imagem

Existem vários outros óleos silicones que servem para nossas ventuinhas, colocarei aqui vários links de sites para vocês darem uma olhada, é bem provável que este tipo de silicone esteja bem perto da gente só que ainda não sabemos. Percebi que há um tipo de silicone usado em diferenciais de carrinhos de automodelismo, a única dificuldade que encontrei foi que há vários tipos de unidades de medida de viscosidade o que dificulta a comparação entre produtos derivados de silicone que tem aplicações diferentes, mas isso acredito que seja barbada de solucionarmos. O que sei é que o silicone recomendado para a ventuinha viscosa em questão é o da toyota 08816-10001 e que sua viscosidade é semelhante a do mel, isso já vai facilitar na hora da compra.

Aqui temos alguns links de silicone óleo que provavelmente servem:

Aqui nun site gringo
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXBZT3

aqui no ebay do canadá
http://stores.ebay.ca/HopMeUp_Shock-Oil ... idZ2QQtZkm

aqui em um site brasileiro
http://www.hobbyone.com.br/RCPilot.asp

outro site brasileiro
http://loja.tray.com.br/loja/busca.php? ... busca=oleo

Pelo que andei aprendendo a vantuinha leva quase dois frascos de 18 ml, e é necessário completar 86% do volume total da ventuinha, o resto tem que ficar com ar para permitir a expanssão do silicone.

Aqui tem um tutorial em espanhol da substituição do gel, eu não vou traduzir pois não sou bom em espanhol e acho que da pra enter quase tudo.

Cómo hacer un reacondicionamiento al viscoso del ventilador.
El viscoso es el sistema que tiene el ventilador para girar más rápido (Y por tanto mover más aire a través del
radiador) cuando el vehículo está más caliente, y para hacer que gire menos cuando vamos muy rápido o
cuando el vehículo está frío.
Para ello se usa un aceite siliconado que varía su viscosidad con la temperatura, y un muelle que hace variar
la resistencia al giro según la velocidad, para que al ir a 3000rpm (Por ejemplo) no esté el ventilador girando
tan rápido como para salir volando o que sonara como una avioneta...
Bien, lo primero es soltar el ventilador, ésta va unido a la polea de la bomba del agua con 4 tornillos. Ojo al
aflojarlos, puede que nos patine la polea, pero con un poco de spray penetrante no debería haber mayor
problema.
Lo segundo, limpiar un poco el ventilador... Éste es de uno de esos plásticos que con el tiempo se vuelven un
poco porosos y la mierda se pega... Pero con un estropajo se puede limpiar "un poco"

Imagem

Una vez limpio el ventilador, soltar las aspas del acoplamiento viscoso, esto se hace quitando 4 tuercas M6.

Imagem

Lo siguiente es quitar los 8 tornillos que mantienen unidas las dos mitades del viscoso. Aquí viene el
problema... No sé quién diseñó esto, pero poner un tornillo de cabeza de estrella en un lugar que hace tanta
fuerza tiene delito... No hubo ni uno solo en que no se me jodiera la cabeza intentando aflojarlo, tuve que
acabar cortándoles a todos una muesca recta con la Dremel para meter el destornillador más grande que
encontré, y aún así costó sudores y lágrimas, pese a llevar guantes gordos todavía tengo marcas en las
manos de sujetar el destornillador...
Recomendable al 100% tener a mano 8 tornillos M6x20 de cabeza allen, yo le puse estos en vez de otros de
estrella y para apretar y aflojar son infinitamente mejores.

Imagem

Luego se separan las dos mitades con cuidado y esto es lo que vemos:
Imagem

Como se ve tiene aceite siliconado, que por cierto parece más gelatina o miel, pero poco...
El sistema de oponer o no resistencia al giro es mediante el estriado que se puede ver en el borde de la mitad
de la izquierda, el aceite queda entre medias de las estrías y cuando está espeso cuesta bastante girarlo.
Aquí se puede ver mejor el estriado y dos tubitos de aceite de Toyota (Código 08816-03001).

Imagem

En teoría el acoplamiento debe tener 50ml de aceite, cada tubito es de 18ml, por lo que se necesitarían 3. En
mi caso compré dos y acerté, con los dos rellené y lo dejé perfecto.
Si vuelves a mirar la foto anterior, el aceite hay que echarlo por los 4 agujeros, tiene que quedar a nivel, es
decir, que el aceite llene los agujeros hasta arriba. Por abajo están comunicados, ya verás que al rellenarlo va
tragando y tragando y van saliendo burbujas.
Una vez rellenado, se tiene que volver a unir las dos mitades. Ojo con la junta, es mayor que su alojamiento, si
se sale les costará un poco ponerla en su lugar.
A continuación se cierra el acoplamiento poniendo los 8 tornillos de nuevo, en mi caso, nuevos tornillos Allen
M6X20 de dureza 8.5. Trata de ponerle arandelas grover nuevas o bien fijatornillos (Loctite rojo)

Imagem

Se vuelven a montar las aspas apretando las 4 tuercas y ya tenemos el ventilador listo para montar en el
vehículo.

Imagem

Y para finalizar, se vuelve a colocar en la polea y se aprietan las 4 tuercas que lo sujetan.

Imagem

Y ya está, ventilador viscoso para unos años

Hilux Surf-Vigo
moderador

Se alguem quiser traduzir este tutorial e me enviar eu edito e coloco em português, fiquem a vontade.

Tenho outros tutorias aqui em PDF que achei pela net sobre este assunto, quem estiver interessado eu posso mandar por email.

Como minha ventuinha viscosa parece estar com problemas eu pretendo comprar um silicone oil destes para testar e claro fazer um tutorial bombástico, mas ainda temos que encontrar o produto, espero a ajuda do pessoal que mora ai pra cima, pois eu moro em cidade pequena e aqui não tem nada heheheheh.

Se alguém mora perto ou sabe onde tem uma concessionária toyota pode verificar a disponibilidade deste produto, o silicon oil, esses números são os do catálogo da toyota mesmo 08816-03001, 08816-06001, e 08816-10001, se não tiver veja quanto sai para importar, pois mesmo que seja um pouco mais caro este é 100% compatível e é utilizado nesta finalidade mesmo. Caso não seja possível encontrar este da toyota ai sim teremos que testar outras marcas de silicone oil com a mesma viscosidade.

Esse pessoal é fabricante de um silicone oil que parece servir para nós, olhem o link ai, a loja de são Paulo tem até email, quem puder dar uma ligada pros caras pode explicar a situação e de repente já achar o produto, eu vou tentar entrar em contato com essa outra loja aqui do sul pra ver no que da.
http://www.silaex.com.br/onde_comprar.htm

Acho que por enquanto é isso, na minha opinião nunca estivemos tão perto de solucionar esse grande mistério, conto com a ajuda de vocês.

Abraço

max
Editado pela última vez por Maximiano Machado em 19 Fev 2008, 21:45, no total de 2 vez
Omega CD 4.1 95
Vulgo "Camaleão"
Rio grande - RS
Fotos: http://www.omegaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=8292
Email: maxgigi@vetorial.net
Maximiano Machado

Data de registro: 13 Abr 2006, 20:17

Mensagempor Last_Warrior » 25 Jan 2008, 22:27

Cara, nos sites brasileiros tem várias viscosidades...

O produto é o mesmo pelo que entendi, se chama óleo silicone, ou algo assim.

Basta saber que viscosidade tem esse da Toyota, porque na loja brasileira tinha de 100 a 1.000
GLS 2.2 96/97 Prata Huet No estaleiro quase pronto!
GLS 2.0A 94/95 Cinza Bartok completo - ABS
CD 4.1 98/98 verde west
CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual + Couro
CD 3.8 98/99 Verde Capricórnio
Last_Warrior
Moderador

Data de registro: 26 Set 2005, 14:21
Estado: MG

Mensagempor Maximiano Machado » 25 Jan 2008, 22:36

Márcio, as viscosidades do óleo silicone da toyota são:

3,000 Cst. = 08816-03001
6,000 Cst. = 08816-06001
10,000 Cst. = 08816-10001

o problema é que esta unidade de medida de viscosidade (Cst) usada pela toyota não bate com as que encontramos em sites nacionais. Ou pode ser apenas um abraviação de outra coisa.

abraço

max
Omega CD 4.1 95
Vulgo "Camaleão"
Rio grande - RS
Maximiano Machado

Mensagempor linkar » 26 Jan 2008, 08:59

Max, pelo que vi neste tutorial o cara fala em abrir a embreagem em duas. Não é o caso da nossa. Para colocar o silicone nas nossas existe um furo na embreagem com um sistema de fechamento. Pode ser um pequeno parafuso também.
O cara que faz essa manutenção coloca a embreagem num eixo e prende este numa morsa. Com o auxilio de uma seringa ele coloca o gel e vai girando a ventoinha para espalhar dentro da embreagem.
O tal gel é mais ou menos como descrito, parece mel, e tem uma coloração branco leitosa.
Ele coloca umas 4 seringas cheias e a seringa parece ser de 3ml. Não é essas de injeção, no lugar da agulha tem um caninho plastico. Mas nada impede que se use uma seringa normal com uma agulha bem grossa, 50 ou 60.

Pelo que entendi os codigos da Toyota são a densidade do oleo mesmo.
Nesta loja não tem o de 10000 mas pode usar o de 5000. Deve ser melhor que o de 3000.
http://loja.tray.com.br/loja/produto.ph ... Prod=1784#
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador

Data de registro: 09 Abr 2006, 13:07
Estado: SC

Mensagempor Maximiano Machado » 26 Jan 2008, 09:45

É fernando, eu nunca vi uma viscosa das nossas aberta, por isso não sei se igual a essa ou não, mas da para ilustrar
um pouco e para ter uma idéia. Eu vi alguns sites brasileiros vendendo esse silicone para automodelismo, a viscosidade
é bem próxima, mas o grande problema que vejo é o seguinte, não sabemos se este silicone suporta altas temperaturas, pelo
que andei pesquisando existe alguns tipos de silicone que quando expostos a altas temperaturas baixam suas
viscosidades (afinam) o que precisamos é totalmente o inverso disto. Mas como não é tão caro vale a pena tentar, se não der
ai é só tentar outro tipo, acho que mau a ventuinha não vai fazer.

abraço

max
Omega CD 4.1 95
Vulgo "Camaleão"
Rio grande - RS
Maximiano Machado

Mensagempor linkar » 26 Jan 2008, 09:52

Max, eu tenho um grande conhecido na Toyota aqui da cidade e por acaso ele é mecanico.
Não prometo para segunda, mas na proxima semana vou lá falar com ele sobre isso. Se ele tiver alguma coisa de amostra ou indicar onde tem pra vender, deixara de ser segredo nacional.
Se conseguir amostra te mando um pouco.
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador

Mensagempor Maximiano Machado » 26 Jan 2008, 09:56

Po, estamos no forum e na lista ao mesmo tempo hehehhe, olha só, se não conseguires eu to a fim de comprar este:

http://cgi.ebay.com/Associated-Silicone ... dZViewItem

ja fiz umas perguntas ao vendedor referente a temperatura e ao frete, estou no aguardo da resposta, esse frasco tem 2 OZ, cerca de 58 ml, daria para duas pessoas usar tranquilo, ai o negócio era rachar os custos e depois dividir o frasco.
mas se conseguires este da toyota ai seria perfeito.

abraço

max
Omega CD 4.1 95
Vulgo "Camaleão"
Rio grande - RS
Maximiano Machado

Mensagempor linkar » 26 Jan 2008, 10:01

Segunda, depois do médico, eu vou lá e converso com ele. Até a tarde já tenho um resposta sobre o assunto.
Ainda bem que já fui no PS e imobilizaram os dedos do pé, mas a dor ainda tá grande.

Isso é só para ilustrar. Veja o texto esplicando a viscosidade.
http://www.hobbymodelismo.com.br/detalh ... od=H30.517
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador

Mensagempor Maximiano Machado » 26 Jan 2008, 10:13

Beleza, dedo quebrado é fods mesmo.

Alguem tem idéia se para tirar a ventuinha do lugar é parecido com esta do tutorial?

abraço

max
Omega CD 4.1 95
Vulgo "Camaleão"
Rio grande - RS
Maximiano Machado

Mensagempor linkar » 26 Jan 2008, 10:19

A ventoinha é presa por um parafuso allen na polia da bomba d'agua.
E não esqueça que ele é rosca para a esquerda.
Se possivel tenha uma chave com o cabo bem comprido ou um extensor para a chave( um cano que encaixe na chave).
Não precisa tirar a helice da embreagem.

Pra tirar o defletor é só tirar os grampos que prendem ele no radiador. Um em cima e dois dos lados. A helice sai junto com o defletor.
Na hora de montar não esqueça de colocar o defletor primeiro.
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador

Mensagempor Rodolfo » 28 Jan 2008, 08:52

Muito interessante esse topico
Omega CD 4.100 - Bege Schubert 1995
viewtopic.php?t=6388
Kia cerato EX-3 E273 - 1.6 16V - 2012 - preto

Ex. Palio Weekend ELX 1.4 Flex - 2009 - preto
Rodolfo

Data de registro: 19 Jun 2005, 09:33
Estado: RJ

Mensagempor Wliberato » 28 Jan 2008, 16:15

Cara, embora meu OCD seja 96 e não tenha mais essa ventuinha viscosa, fiquei muito contente em ver que voce está conseguindo desvendar mais esse mistério, pois já ví varios amigos aquí com esse problema e, pelo que sei, só tem um cara aquí em SP que faz esse serviço.
Mais uma vez parabéns e vai fundo que voce tá pertinho de desvendar mais esse mito....
Omeguero purista.... abaixo o GNV
OCD 4.1 96 mecânico
Wliberato

Data de registro: 18 Jan 2007, 12:07

Mensagempor Maximiano Machado » 28 Jan 2008, 16:29

Valeu pessoal, tudo em nome das nossas barcas, é sempre um prazer participar do melhor clube do brasil. Eu sempre utilizo muitos os tutorias do pessoal do clube, nada mais justo do que contribuir com o que posso.

abraço

max
Omega CD 4.1 95
Vulgo "Camaleão"
Rio grande - RS
Maximiano Machado

Mensagempor celsopenajr » 29 Jan 2008, 12:16

Wliberato escreveu:Cara, embora meu OCD seja 96 e não tenha mais essa ventuinha viscosa, fiquei muito contente em ver que voce está conseguindo desvendar mais esse mistério, pois já ví varios amigos aquí com esse problema e, pelo que sei, só tem um cara aquí em SP que faz esse serviço.
Mais uma vez parabéns e vai fundo que voce tá pertinho de desvendar mais esse mito....

O meu também não tem a ventoinha viscosa,porém bato palmas a você Max pois apesar de ser do "seu" interesse você está
ajudando os demais,valeu............

Não posso esquecer do Linkar que sempre se prontificou a receber a peça,levar ao reparo e devolve-la nova.

PARABÉNS AOS DOIS,são pessoas assim que precisamos no clube.
:salut: :salut: :salut: :+e: :+e: :+e:
Uno Mille Smart 2001
OMEGA CD 98(última safra)
Couro original e câmbio automático
Prata escuna
Gasolina Podium
IMPECÁVEL,cuidado como um filho

viewtopic.php?t=6051
viewtopic.php?t=8837
celsopenajr

Data de registro: 18 Out 2007, 20:01
Estado: MG

Mensagempor Maximiano Machado » 29 Jan 2008, 12:23

Valeu celso, eu provavelmente iria mandar a minha pro fernando linkar tbm, ele ja tinha me falado, mas como sou osso duro de roer hehhhe não me dei por vencido e entrei de cabeçpa nesta batalha, breve teremos uma boa solução, quem sabe até com tutorial. valeu

abraço

max
Omega CD 4.1 95
Vulgo "Camaleão"
Rio grande - RS
Maximiano Machado

Próximo

Retornar para Sistema de arrefecimento