Dúvidas ventoinha viscosa e eletroventilador

Válvula termostática, mangueiras, bomba d'água, radiador, etc.

Moderador: Moderadores

Dúvidas ventoinha viscosa e eletroventilador

Mensagempor joaoflavio » 14 Jan 2016, 12:13

Pessoal,quem puder ajudar,agradeço.Vamos às dúvidas:
1- O ventilador que está à frente do condensador do ar condicionado é acionado por "quem" e quando?
2- A hélice à frente do motor é a tal ventoinha viscosa? A minha já liga ao ligar o motor e desliga junto ao desligar o motor.Ela gira sem resistência com o motor desligado nos dois sentidos,isto é normal? Pelo que ví ela está ligada na polia que gira o alternador.

Em dias muito quentes e trânsito pesado o motor atinge uns 96 a 98 graus,mas é só começar a andar que a temperatura cai para para uns 88 e em dias mais frios ou não tão quentes, motor não passa de 82 graus.Desde que tenho o carro, há 6.5 anos é assim que ele trabalha.

Meu motor é um 2.0 àlcool original, ano 93.

Grato.
JOÃO FLÁVIO
2.0 GLS 93/93 CINZA ESCURO ÁLCOOL ORIGINAL
joaoflavio

Data de registro: 06 Abr 2015, 18:43
Estado: MG

Re: Dúvidas ventoinha viscosa e eletroventilador

Mensagempor danrmp » 14 Jan 2016, 14:36

O ventilador lá na frente é acionado nas seguintes condições:

- Temperatura do líquido acima de 95°C, ventoinha ligada em alta velocidade (confirme este valor para o 2.0, o 3.0 eu sei que é 95)
- Ar condicionado ligado, ventoinha ligada em baixa velocidade através do resistor série;
- Ar condicionado ligado, pressostato de alta acionado, ventoinha em alta velocidade.

A viscosa é quem gira a hélice do radiador. Com o motor desligado, é possível movê-la, mas com pequena resistência. Vc pode avaliar se ela possui carga e a chapa bimetálica estão boas da seguinte forma:

Com o carro frio, acelere a uns 1500RPM e verifique o fluxo de ar que sai da hélice. Depois repita o procedimento com o carro quente - quando digo quente não é aquecer ele em marcha lenta na garagem, e sim rodar com o carro, de preferencia em dia quente/com trânsito. Vc deve perceber que o fluxo de ar é maior com o radiador aquecido.

No meu caso, depois que troquei a viscosa, é possível ouvir de dentro do carro o barulho da hélice quando esta acopla, normalmente quando estou chegando em casa.
danrmp

Data de registro: 11 Mar 2013, 18:48
Estado: DF

Retornar para Sistema de arrefecimento