Puxa ou empurra ar? ocd 3.0

Válvula termostática, mangueiras, bomba d'água, radiador, etc.

Moderador: Moderadores

Puxa ou empurra ar? ocd 3.0

Mensagempor omegac30ne » 27 Jan 2013, 12:20

Olá amigos preciso de ajuda, a ventoinha viscosa do 3.0 puxa ar ou empurra ar para o radiador?
e o sentido de giro da ventoinha estando de frente para o carro é no sentido horário mesmo?
estou com um grande problema de aquecimento neste motor e preciso saber dessa preciosa informação antes de partir para desmontagem do cabeçote, pois acredito que não há mais nada para mexer,

motivos que provam que o motor não deveria aquecer com facilidade mas mesmo assim ele chega a 110º
se depois de aquecido ficar em marcha lenta por 5 a 10 minutos.

1º viscosa travada, rodando a todo tempo
2º sistema sem valvula termostática
3º radiador novo
4º defletor da ventoinha instalado
5º com aditivo no sistema
6º tentei 1º vez sem aditivo tbm

e mesmo assim ele aquece

Andando a 40 60 km/h constante a temperatura começa a cair mas se parar muito tempo ou ficar no anda e para, ela começa a subir denovo, mesmo assim continuo andando com o carro :shock:

Só pode ser galeria entupida, ou junta de cabeçote :( estando de frente para o carro a minha ventoinha gira no sentido horário e ela puxa ar do radiador , coloco um pedaço de papel e comprovo que o papel fica grudado no radiador

fico no aguardo de alguma dica vlw
:cry:
Omega 3.0i
Preto menphis
92/93 gasolina

meu primeiro carro :D
omegac30ne

Data de registro: 13 Ago 2012, 11:06
Estado: SP

Re: Puxa ou empurra ar? ocd 3.0

Mensagempor GSXR » 27 Jan 2013, 18:33

Sua ventoinha esta correta.
A julgar pelo que vc escreveu seu motor jamais poderia aquecer tanto, logo algum dos reparos / checagens que vc realizou ou não foram corretamente realizados ou seu marcador esta errado.
Nao estou cogitando sobre a bomba d'água porque se ela nao estivesse fazendo com que água circulasse vc nao teria mais motor a esta hora.
Aposto que seu marcador tem problema, marcar a mais não e um fato raro se seu painel e digital, se for analógico e bem raro de acontecer mas sempre possível.
Ainda baseado no que vc escreveu, tenho um teste para vc fazer sem grande custo (so um pouco de gasolina), mas um tanto perigoso portanto "tire as crianças de perto".
E o seguinte, deixe seu carro um pouco acelerado (pouco mesmo só umas 1500 rpm) por um tempo, pelo que vc falou pouco mais de 10 minutos deve ser suficientes, SEM a tampa do tanque de expansão.
Em seguida observe a água e o medidor de temperatura, se atingir mais de 100 graus C e sua água não estiver fervendo de botar para fora, seu marcador esta errado, ta marcando mais que devia, água a 100 ferve se estiver sem a tampa do reservatório.
Fique longe por via das duvidas, nao quero ser culpado de provocar queimaduras graves em alguém.
Claro que também existe o modo correto de verificar a temperatura certa, qualquer leitor de injeção decente pode interceptar os dados de temperatura da água, que são parâmetros para o sistema "decidir" o quanto e quando injetar, e mostar isto para vc, no meu caso foi assim só que ao contrario, meu medidor marca a menos.
Acosta
Captiva 3.6 V6 2010
Omega 4.1 GLS 1995
GSXR 750 2011
Lander 250 2010
GSXR

Data de registro: 07 Nov 2012, 09:52
Estado: RJ

Re: Puxa ou empurra ar? ocd 3.0

Mensagempor Fernando Furini » 27 Jan 2013, 19:43

A ventoinha viscosa nem tem como girar pro lado contrário... E o fluxo de ar é puxar pra dentro do motor, bem no sentido que o vento frontal manda.
3.0 sem a válvula termostática costuma ferver também.
Tem certeza que não tem ar no sistema?
Se puder, pega um termômetro a laser (aqueles tipo pistola) emprestado de alguém e meça a temperatura no cabeçote, assim você vai ter uma noção se o ponteiro tá marcando a mais ou se o motor tá realmente quente.
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Data de registro: 29 Jun 2005, 05:48
Estado: RS

Retornar para Sistema de arrefecimento