Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Válvula termostática, mangueiras, bomba d'água, radiador, etc.

Moderador: Moderadores

Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor barden » 16 Jan 2010, 17:35

Amigo.

Leva teu carro em um eletricista de confiança para verificar este defeito, pois já vi que tu não manja nada de elétrica, não sabe trocar terminais, isso é básico.

Desvirtuando o tópico:
Com relação aos aditivos a quantidade correta, solução, deve ser respeitada a indicada pelo fabricante do produto e não pelo manual do carro , ou seja como a GM em 1993 iria saber que concentração iria ter o aditivo X fabricado em 2010? :roll:
Só deve ser seguido se manual indicar produto Y, dai sim.
Alexandre Barden

93 3.0 cd preto memphis completo.

Twister 2007
barden

Data de registro: 11 Ago 2008, 12:26

Mensagempor Omega Intrepid » 22 Jan 2010, 11:40

Bom galera mto obrigado pela ajuda
Agradeço a atenção de todos, fiz a troca da água do radiador e coloquei o aditivo, até agora não deu mais problemas nem de esquentar e nem de queima do relê, acho q resolveu
Omega CD 4.1 1996 Cinza
Bancos de couro, câmbio automático, painel digital, rodas powertech, o meu absoluto!!!

Fusca 1.6 1972 Amarelo
Rebaixadinho, dvd no painel, cambio de SP2, escape "estraladinho"
Só pra diversão

Omega Intrepid Omnia Vincit
Omega Intrepid

Data de registro: 17 Dez 2009, 23:06
Estado: SP

Mensagempor Omega Intrepid » 24 Jan 2010, 12:22

Boa tarde galera!
EStou aqui novamente e o problema continua, fiz a troca da água e coloquei o aditivo, fiz com 60 por cento de água e 40 por cento de aditivo, aparentemente tinha ficado perfeito, moro em guarulhos e hj vim pra osasco, na dutra e marginal tietê estava td normal, funcionando direitinho, no final da marginal tietê no acesso pra castelo branco peguei um trânsito infernal, do tipo q vc anda e para, e entao aconteceu o inesperado, a ventoinha parou de funcionar pq o relê cozinhou, a temperatura subiu e o absoluto ferveu. O q será q está acontecendo, to cansado de comprar relê já foram uns 4 relês e todos tostam depois de um tempo. Onde encaixa o relê está um pouco derretido bem no terminal será q está passando corrente e dando curto de um terminal para o outro?
Agradeço a ajuda de vcs
Omega CD 4.1 1996 Cinza
Bancos de couro, câmbio automático, painel digital, rodas powertech, o meu absoluto!!!

Fusca 1.6 1972 Amarelo
Só pra diversão

Omega Intrepid

Mensagempor Roberto Francesco » 24 Jan 2010, 14:25

Cara... teu carro tá com algum problema elétrico... ou a isolação do cabo derreteu e ele tá encostando na massa, ou outro problema... você quando trocou os relés verificou o estado nos terminais onde ele é encaixado? Pode ser a ventoinha também, que está pesada... podem ser outras coisas também, mas assim que possível pára o carro em um eletricista de confiança e procura o defeito. Procura algum eletricista com boas referências e manda ver... com a elétrica do carro não se brinca.

lagiann escreveu:Me desculpe Roberto, mais essa estória de que depende do aditivo, pra mim é "conversa pra boi dormir", que os fabricantes de aditivos contam pra gente (pra vender mais, ou mais caro, depende do caso). A única exceção é aqueles que já vem diluído, mais esses nem conto porque eu nunca compraria.

Na minha opinião a proporção depende exclusivamente da(s) liga(s) usada(s) na construção do motor, e isso só o fabricante do motor pode especificar. Sendo assim fico com a proporção de 1:1 que consta no manual do Omega.

PS: Essa é a minha opinião, qualquer um é livre para discordar dela. :wink:

Olha Leo, respeito sua opinião... mas acho que um fabricante com referência no mercado, selo do Inmetro, que é recomendado em quase todas as oficinas que você vai com o carro... não ía dar mole de dizer que seu produto faz algo que não pode cumprir.

Eu troquei quase todo o sistema de arrefecimento do carro (só não troquei o radiador, pois mangueiras, selos, válvula termostática e carcaça, bomba d´água, tanque de expansão... tudo novo!), e completei com esse aditivo Radiex MCT "verde" (que diz em sua embalagem que trata até 8 litros de água), da devida proporção (segundo o manual, são 12,4 litros de capacidade no sistema do Omega 4.1), então usei 1,5 litros de aditivo e completei com a água desmineralizada (da Radiex também, a R$ 3,80 o litro). Até hoje a água está super limpa, sinal de que não está havendo nenhum tipo de corrosão dentro do sistema. Segundo o fabricante, dura 1 ano no sistema essa solução. Como foi dito aqui, acho que em 92 / 93, quando foram escritos os manuais dos nossos carros, os aditivos no mercado tratavam em proporção de 1:1. Quantos anos se passaram? Os produtos evoluíram durante o passar dos anos, e sendo "marca conhecida" e com "selo do Inmetro"... se o fabricante dizer que trata 27,5 litros de água do mar com 1 litro de aditivo, não tem porque não acreditar.

Se formos seguir todas as recomendações do manual, como você disse... vamos continuar pagando preços absurdos em peças na concessionária, apenas pelo fato de serem embalados pela GM. Nessa manutenção citada acima, aproveitei e troquei o retentor do volante do motor (que causa um vazamento que está em 90% dos motores 4.1), e me pediram R$ 223,00 na concessioária GM daqui. Fui numa loja de retentores e comprei a R$ 38,00 da Sabó (é marca ruim? A embalagem não é azul e branca, talvez seja...). Gasto bem menos do que seguindo a recomendação da GM, e com um resltado no mínimo igual.

Mas mesmo assim, respeito sua opinião.

Um abraço!
OCD 4.1 96 cinza monet.
Roberto Francesco

Data de registro: 28 Set 2008, 02:18

Mensagempor lagiann » 24 Jan 2010, 22:18

Roberto, respeito a opinião de todos, tanto que deixei bem claro no meu outro post que aquela é a minha opinião, e que qualquer em tem o direito de questiona-la. Mais que isso até; é quase um dever de todos questionar, pois quem não questiona, continuará eternamente "seguindo a boiada".

Mas te peço a gentileza de não misturar as coisas. Em momento algum eu mencionei o uso dessa ou daquela marca. Seguir uma recomendação técnica é uma coisa, agora seguir uma recomendação mercadológica (usar produtos AC Delco, por exemplo) é outra, bem diferente, e não foi disso que eu estava falando.

E só pra finalizar esse post que já ficou grande, os aditivos não evoluíram tanto assim. A maioria dos fabricantes ainda usam o etileno-glicol nos carros novos.
lagiann

Data de registro: 28 Jun 2007, 12:28

Mensagempor Roberto Francesco » 24 Jan 2010, 22:57

Leo... não sei se fiz me entender bem no post anterior... mas não misturei nada (talvez tenha redigido mau o meu texto). O manual com certeza foi escrito em cima de uma recomendação técnica de que o produto a ser utilizado (AC Delco, no caso),no qual a fábrica confia (?) pede proporção de aditivo 1 x 1... mas é pelo produto AC Delco (fornecido na rede autorizada), e não pela GM. Não quer dizer que, caso venha um fabricante e diga que 1 litro do seu aditivo trate todo o sistema do Omega 4.1 (no caso, + 11,4 litros de água) seja uma informação errada, ou propaganda enganosa (é claro que, como postei antes também, vai muito da marca, que contendo selo do Inmetro e um pouco de "renome", acho que não tem muito o que duvidar).

Quanto aos aditivos, usa-se o MEG (mono-etileno-glicol), e o TEG (tri-etilieno-glicol)... na maioria dos casos a segunda opção. Mas a evolução não está só neste componente na fórmula, e sim nos demais. Fazendo uma comparação bem idiota... seria o mesmo que dizer que a Coca-Cola e a Pepsi deveriam ser iguais, pois são feitas a base do mesmo produto (o tal xarope de cola... que não sei se é uma fruta, um composto criado em laboratório ou se tem origem animal). O que muda são os demais componentes, que os diferencia. No caso dos aditivos, esses sim evoluíram e /ou tiveram suas fórmulas alteradas ao decorrer dos anos.

Desculpa se me fiz entender errado.

Um abraço!
OCD 4.1 96 cinza monet.
Roberto Francesco

Mensagempor lagiann » 24 Jan 2010, 23:00

Não tem nada que desculpar, Roberto. Estamos aqui pra discutir mesmo. :wink:
lagiann

Data de registro: 28 Jun 2007, 12:28

Mensagempor Andersonjf » 18 Fev 2010, 22:08

Amigo, com certeza o circuito de alimentação de suas ventoinhas estão sofrendo uma p.u.t.a sobrecarga.
Pode ser por problemas em algumas das ventoinhas, chicote fechando curto para a massa do carro ou um mal contato na conexão dos bornes do relé ou da própria ventoinha.

Uma outra coisa, só para tirar uma dúvida, o fusível de proteção do circuito de alimentação das ventoinhas é de 40A, se não me falha a memória e com isso, seu relé tem que ser de no mínimo dessa corrente nominal. Da uma conferida se as características do relé está compatível para o acionamento das ventoinhas.

Abraços e boa sorte.
Anderson Moreira.
Omega sedan / GLS 4.1 / 1996 / Manual / Cinza
Fotos:
http://www.omegaclube.com.br/forum/view ... hp?t=10529
Andersonjf

Data de registro: 26 Set 2008, 19:54

Mensagempor Makakojow » 14 Mar 2010, 08:54

O meu tambem é 4.1 96 e estava com um problema parecido, queimava o fusivel da ventoinha(aquele que fica na cx de fusiveis)...
a primeira vez que queimou não chegou a ferver, eu troquei e vim pra casa, levei o carro no eletricista pra ele dar uma verificada na instalação, eu achava que alguma parte da fiação estava "aterrando"...
na hora o eletricista me disse que era problema na ventoinha, eu não quis acreditar e insisti pra que ele verificasse a fiação, começou a queimar o fusivel com mais frequencia...
sexta feira ultima ele queimou o fusivel e agora ele não aceitava mais a troca, eu trocava o fusivel qd ligava a chave ele queimava na hora, resolvi fazer um teste facil.
desliguei a tomada da ventoinha e liguei a chave, o fusivel permaneceu intacto, liguei a tomada de volta e ele queimou... comecei a acreditar na historia da "ventoinha em curto" :chap: aqui em Aju tem um cara que conserta elas(ventoinhas), resultado a minha está no conserto...
segunda pela manhã vai estar na Nave...
já comprei o aditivo, comprei meu carro a pouco tempo e estou colocando ele em ordem agora...
espero ter sanado o problema, mais depois posto o resultado...
até mais...
Luiz Cezar
Omega CD 95/96 Branco.
"Geladinho de coco"
Quase pronto!!!

Teto solar, Banco de couro, GNV, ABS e Painel digital.
Colocando "A Nave" em ordem...
Makakojow

Data de registro: 08 Jan 2010, 04:55
Estado: SE

Mensagempor celsopenajr » 14 Mar 2010, 19:30

Makakojow escreveu:espero ter sanado o problema, mais depois posto o resultado

Não esquece pois isso vai ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo problema. :wink:
Uno Mille Smart 2001
OMEGA CD 98(última safra)
Couro original e câmbio automático
Prata escuna
Gasolina Podium
IMPECÁVEL,cuidado como um filho

viewtopic.php?t=6051
viewtopic.php?t=8837
celsopenajr

Data de registro: 18 Out 2007, 20:01
Estado: MG

Mensagempor Makakojow » 15 Mar 2010, 18:33

hj eu tive o dia corrido, mais no final da tarde deu tempo de pegar a ventoinha no conserto e levar no meu eletricista...
amanhã pego a Nave no começo da tarde...
vou ver como fico e posto aqui...
não se preucupem que não vou esquecer...
rsrsrsrsrs...
abraço a todos.. :D
Luiz Cezar
Omega CD 95/96 Branco.
"Geladinho de coco"
Quase pronto!!!

Makakojow

Mensagempor Roberto Francesco » 15 Mar 2010, 23:32

Eu troquei essa ventoinha por uma nova Bosch: R$ 560,00 + R$ 50,00 de mão-de-obra para instalação. Tenho ainda a antiga que penso em recuperar e guardar para posteridade.
OCD 4.1 96 cinza monet.
Roberto Francesco

Mensagempor Makakojow » 17 Mar 2010, 15:35

tirei o carro da oficina e andei uns 6 km em transito intenso e ele esquentou dinovo, não chegou a ferver, mais as barras do termometro do painel passou dos 100 graus...
acho que refazer o rabicho da ventoinha...
tenho certeza que o ex dono fez alguma guanbiarra na instalação procurei o relê da ventoinha que fica dentro do compartimento do motor e não achei...
talvez tenha sido abduzido...
rsrsrsrs...
vou atazanar meu eletricista pra resolver esse problema...
depois volto a postar...
abs.
Luiz Cezar
Omega CD 95/96 Branco.
"Geladinho de coco"
Quase pronto!!!

Makakojow

Mensagempor Omega Intrepid » 07 Jun 2010, 10:14

Bom galera

Os relês do meu absoluto queimaram tantas vezes e consequentemente ferveu, q o acabou queimando a junta do cabeçote, gastei uma graninha pra fazer o serviço, mas minha surpresa foi q depois de pronto o serviço do cabeçote, os relês pararam de queimar e agora está funcionando direitinho a ventoinha.
O cabeçote tinha dois trincos, agora estou à pensar se esses trincos estavam provocando a queima de relês?

Pode não ter nada a ver com isso, mas depois q consertei o cabeçote, td agora está perfeito, na temperatura ideal

Um abraço
Omega CD 4.1 1996 Cinza

Fusca 1.6 1972 Amarelo
Só pra diversão

Omega Intrepid

Mensagempor Miro » 03 Mai 2011, 20:34

Lorenzo escreveu:Tem tudo a ver...

Como seu cabeçote estava ruim, seu motor vivia super aquecido, com isto o sensor de temperatura sempre indicava temperatura acima do valor de referencia e com isto a bobina do relê ficava energizada 100% do tempo. E não foram projetados para isto.

Abraços

Mais um desenterrar de tópicos...

Descordo, da afirmaçãoa acima EM PARTE, pelo seguinte fato de o Omega 4.1 96-> Possui 3 ventoinhas elétricas, e quando AC esta liagdo nos dias mais quentes, as 3 ventoinhas ficam funcionando a todo vapor, se o problema fosse este, iria queirmar os relês direto...

Eu tinha este problema também de queirmar relê direto, até que um dia me "enojei" daqueles relês MINIS, e coloquei 2 relês de 40 ampéres no lugar, daqueles maiores e depois não tive mais problema!

Estes dias tive problema apenas pq, uam das ventoinahs entrou em curto...
OCD 4.1 1997 CINZA BAUDRY (AUTOMÁTICO)
OCD 3.8 2004 CINZA STORM

Regras do Fórum
Miro

Data de registro: 10 Out 2006, 02:50
Estado: RJ

AnteriorPróximo

Retornar para Sistema de arrefecimento