Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

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Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor Omega Intrepid » 15 Jan 2010, 21:50

:D Bom galera é a primeira vez que posto aqui no fórum, me perdoem se eu estiver errado na postagem.
Sou de Guarulhos e hj (15/01/10) vim para Osasco, meu Omega CD 4.1 se comportou muito bem na estrada, ligando normalmente a ventoinha. Mas quando estava bem perto de chegar no meu destino, a temperatura subiu mais do que o normal eu percebendo logo parei o carro e a água ferveu, abri o capô esperei esfriar e fiz ligação direta na ventoinha. Queimou o segundo relêzinho que vai no cofre do motor, já é a terceira vez que acontece isso, acredito que tenha algo em curto pra queimar tantos relês, ele esquenta demais e queima, alguém poderia me ajudar nisso?
Fico agradecido, vou comprar outro relê, mas tenho quase certeza que ele vai queimar de novo...
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor Last_Warrior » 16 Jan 2010, 03:43

Bem, vc pode começar pedindo pra um eletricista trocar os terminais do relé, só aqueles que tem os fios mais grossos. Depois, veja se a ventoinha não está meio pesada, porque isso pode fazer a fiação superaquecer tb...
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor Roberto Francesco » 16 Jan 2010, 06:57

Se ela estiver pesada como o Last falou, a corrente pra movimentar a mesma vai aumentar, detonando o fusível e/ou relé.

Que ano é o seu omega? Isso ajuda a saber qual atitude a se tomar pra solucionar o problema.

Um abraço!
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor omegacd400cv - adair » 16 Jan 2010, 08:46

O omega 4.1 dá conta da refrigeração, se ferveu não se pode abrir a tampa, e se o sistema estiver selado a agua não ferve já que o aditivo aumenta o ponto de ebulição

Isso parece falta de aditivo, ou pode ser ter aditivo, mas é o famoso 1 L de corante pra 10 de agua,

O omega 4.1 trabalha numa faixa estreita de refrigeração primeiro estágio 95 e segundo 105, com valvula termostatica 100% aberta a 95

O aditivo aumenta o ponto de ebubulição da agua no radiador para algo de 130ºC só a partir dai que agua sai com pressão

Se agua estiver sempre a mais de 100ºC a ventoinha não desliga

Fiz a reforma completa do meu e garanto que o sistema resfria bem rapido
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor Omega Intrepid » 16 Jan 2010, 10:54

Last_Warrior escreveu:Bem, vc pode começar pedindo pra um eletricista trocar os terminais do relé, só aqueles que tem os fios mais grossos. Depois, veja se a ventoinha não está meio pesada, porque isso pode fazer a fiação superaquecer tb...


Então como faço pra trocar estes terminais, eu manjo um pouco de elétrica e creio q com a dica certa faço o serviço, valeu!
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor Omega Intrepid » 16 Jan 2010, 10:55

Roberto Francesco escreveu:Se ela estiver pesada como o Last falou, a corrente pra movimentar a mesma vai aumentar, detonando o fusível e/ou relé.

Que ano é o seu omega? Isso ajuda a saber qual atitude a se tomar pra solucionar o problema.

Um abraço!



Então Roberto, meu Omega é CD 4.1 96, agradeço no que puder me ajudar
Valeu!
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor Omega Intrepid » 16 Jan 2010, 11:00

omegacd400cv escreveu:O omega 4.1 dá conta da refrigeração, se ferveu não se pode abrir a tampa, e se o sistema estiver selado a agua não ferve já que o aditivo aumenta o ponto de ebulição

Isso parece falta de aditivo, ou pode ser ter aditivo, mas é o famoso 1 L de corante pra 10 de agua,

O omega 4.1 trabalha numa faixa estreita de refrigeração primeiro estágio 95 e segundo 105, com valvula termostatica 100% aberta a 95

O aditivo aumenta o ponto de ebubulição da agua no radiador para algo de 130ºC só a partir dai que agua sai com pressão

Se agua estiver sempre a mais de 100ºC a ventoinha não desliga

Fiz a reforma completa do meu e garanto que o sistema resfria bem rapido



Pode me dar uma dica da proporção ideal de aditivo, faz pouco tempo q comprei o absoluto e acho q nem deve existir aditivo no sistema. E como sou iniciante com esse carro (Manjo melhor de fusca, pq tenho um tbm) não tenho nem idéia da quantidade de aditivo, preciso resolver isso, estou ficando sem confiança de sair com o carro pq ja ferveu umas 3 vezes, e todas as vezes queimou o relê...

Agradeço pela ajuda de todos do Omega Clube
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor lagiann » 16 Jan 2010, 11:47

A proporção correta é de 1:1 (50% água/50% aditivo)
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor Roberto Francesco » 16 Jan 2010, 11:53

Depende do tipo de aditivo... vem descrito na embalagem.

Por exemplo... tem um Radiex verde que é 1 L de aditivo pra até 8 L de água... já o rosa é na proporção de 40% água e 60% de aditivo.

Lembrando que é sempre recomendado utilizar água desmineralizada.
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor lagiann » 16 Jan 2010, 12:02

Me desculpe Roberto, mais essa estória de que depende do aditivo, pra mim é "conversa pra boi dormir", que os fabricantes de aditivos contam pra gente (pra vender mais, ou mais caro, depende do caso). A única exceção é aqueles que já vem diluído, mais esses nem conto porque eu nunca compraria.

Na minha opinião a proporção depende exclusivamente da(s) liga(s) usada(s) na construção do motor, e isso só o fabricante do motor pode especificar. Sendo assim fico com a proporção de 1:1 que consta no manual do Omega.

PS: Essa é a minha opinião, qualquer um é livre para discordar dela. :wink:
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor Omega Intrepid » 16 Jan 2010, 12:35

Roberto Francesco escreveu:Depende do tipo de aditivo... vem descrito na embalagem.

Por exemplo... tem um Radiex verde que é 1 L de aditivo pra até 8 L de água... já o rosa é na proporção de 40% água e 60% de aditivo.

Lembrando que é sempre recomendado utilizar água desmineralizada.



Roberto o que é água desmineralizada?
Será q fazendo isso vou resolver o problema da queima de relê?
Valeu
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor celsopenajr » 16 Jan 2010, 12:42

Omega Intrepid escreveu:Então Roberto, meu Omega é CD 4.1 96, agradeço no que puder me ajudar

Amigo;vai no seu campo de "painel de controle de usuário",depois em PERFIL e ai vai em ASSINATURA (colocando os dados do seu carro).

Assim você não precisa responder toda hora qual carro tem. :wink:


Aproveita e se apresenta no campo "quem é você" para podermos saber mais sobre você e como encontrou esse Omega.

Editado pela última vez por celsopenajr em 16 Jan 2010, 12:45, num total de 1 vezes
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor omegacd400cv - adair » 16 Jan 2010, 12:44

Olha esqueça dessas marcas radiex já usei e não é bom,

no omega tem que ser aditivo bom, são 11 litros, é 50% aditivo e o resto agua

Diluir tambem não presta vai misturar com agua de torneira com cloro não dá certo,

A GM tem um aditivo que é rosa e já vem pronto para uso, paguei 12,00 o litro, é o mesmo usado no vectra e no astra

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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor celsopenajr » 16 Jan 2010, 12:53

Omega Intrepid escreveu:Roberto o que é água desmineralizada?
Será q fazendo isso vou resolver o problema da queima de relê?
Valeu

Amigo uma coisa não tem nada haver com outra,colocar essa água parar a queima do relé.

Essa água é a água usada nas baterias(NÃO É SOLUÇÃO DE BATERIA NÃO).

Comum=======>tem cloro
Mineral=======> tem "minerais" que estragam o radiador
Desmineralizada=> tem "minerais" que NEUTRALIZAM outros "minerais"
Destilada======>é a mais pura

***A água DESMINERALIZADA(não possui ÍONS e nem SAIS MINERAIS que acabam por causar a ferrugem).



Faça assim:

Funcione o carro até chegar nos 90º,retire a mangueira inferior e deixe sair a água "velha".

Após isso,repita a operação;fechando a mangueira inferior e colocando água no reservatório com o motor ainda desligado,ai ligue o carro,fique com água por perto pois vai baixar rápido o nível do reservatório,vai complentado até não precisar mais;aperte a tampa e repira a operação novamente.

Após isso,coloque a mangueira no lugar e aperte a abraçadeira TENDO CERTEZA DE COLOCAR ELA NA MESMA POSIÇÃO pois ela cria um "calo" na mangueira.

Vai colocando metade de água desmineralizada e metade de aditivo.


PS:A falta de aditivo pode ainda estourar os selos do motor e também a bomba d´água,bem como estragar o radiador e a válvula termostática. :wink:
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Re: Ja queimou o relê da ventoinha 3 vezes!!! Me ajudem

Mensagempor Omega Intrepid » 16 Jan 2010, 13:40

Será que a falta de aditivo faz o carro esquentar demais e com isso queimar os relês?

Faz pouco tempo que comprei meu absoluto, não sei nem se tinha aditivo no sistema, mas como já ferveu 3 vezes e completei com água comum acredito que nem exista mais nenhum ml de aditivo

Valeu!
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