Colocar eletro-ventiladores no 3.0 ou não?!

Válvula termostática, mangueiras, bomba d'água, radiador, etc.

Moderador: Moderadores

Colocar eletro-ventiladores no 3.0 ou não?!

Mensagempor AlissonWagemacher » 15 Nov 2009, 00:09

Olá amigos, meu OCD 3.0 ja estava com a ventuinha travada quando peguei, e as vezes a noite, andando rapido em alguma avenida longa fica bem frio, e as vezes no transito bem pesado de dia, e no calor de 30º a 36º que sempre faz aqui, ele vai passando um pouquinho dos 110º e o ar fica bem insuficiente, e tem mais, dando uma acelerada ainda fica com um barulho de apito, que pqp... ainda ficam me avacalhando :cry:

No caso do ar, ta tudo revisado, gela muito bem andando com um pouco de velocidade que seja, mas é só começar o transito que fica bem ruim. Dai pergunto aos amigos, vale a pena e tem como adaptar por trás do radiador eletro-ventiladores que nem no 4.1? vi que tem um bulbo no radiador, ele faz o que? ativa o eletro do condensador? poderia ser retirado dali o sinal pra ligar o resto caso fosse instalado?

Uma coisa que me impressiono, é com meu OCD 4.1, Belém é uma cidade bastante quente, mas muito mesmo, nessa época do ano então, poutz... e nunca aqueceu ou deixou a desejar quanto ao ar-condicionado, gela de verdade!

abraços e obrigado
OCD 4.1 96 Manual+Teto+Painel Digital+Chip Alcool Pontência
OCD 3.0 94 Manual+Teto+Painel Digital+Banco de Couro Em reforma...
OCD 3.0 94 Manual+Teto
Ex: Suprema GLS 93 4.4 Aspirada+Teto
Ex: OCD 4.1 95 Manual+Teto+Painel Digital+Banco de Couro
AlissonWagemacher

Data de registro: 13 Mar 2008, 01:55

Re: Colocar eletro-ventiladores no 3.0 ou não?!

Mensagempor barden » 15 Nov 2009, 10:35

Alisson, se eu entendi teu 3.0 não tem ventoinha elétrica, para o evaporador?
E com relação a eficiência do Ac, esta semana estava 33°c na rua, e minha esposa fechou a saída do ac para ela, reclamando de frio.
Alexandre Barden

93 3.0 cd preto memphis completo.

Twister 2007
barden

Data de registro: 11 Ago 2008, 12:26

Mensagempor AlissonWagemacher » 15 Nov 2009, 12:41

barden escreveu:Alisson, se eu entendi teu 3.0 não tem ventoinha elétrica, para o evaporador?
E com relação a eficiência do Ac, esta semana estava 33°c na rua, e minha esposa fechou a saída do ac para ela, reclamando de frio.

Amigo, ele tem sim o eletro para o condensador + a helice do motor, só que ja travada, pois peguei ele assim.

O problema do calor daqui, é calor humido, muito abafado e sem vento, parece que o ar da terra, ta acabando e vc ta numa estufa gigante, hehehhe... dai qualquer coisinha que não esteja bem vc sente logo. Quanto ao AC, fiz a revisão e a pessoa constatou que esta tudo ok, mas parado gela pouco e andando bem mais, no caso se eu pegar embalo e por no ponto morto sem carga do motor, ele resfria legal jeito, parece que só por causa do vento que vem de fora, por isso minha vontade de por o eletro como dos 4.1 e fazer um esquema que nem tenho do meu Corsa que também era ineficiente e uma vez ou outra esquentava o motor, que é, quando vc ligar o ar, os 2 eletro tanto do condensador como do motor ja ligam no máximo, nossa isso deu uma diferença tremenda na eficiencia do ar, e o motor nem pensa mais em esquentar, mas como é muito quente por aqui, ele sempre sem mantem dos 80º ao 90º

abraço
OCD 4.1 96 Manual+Teto+Painel Digital+Chip Alcool Pontência
OCD 3.0 94 Manual+Teto+Painel Digital+Banco de Couro Em reforma...
OCD 3.0 94 Manual+Teto
Ex: Suprema GLS 93 4.4 Aspirada+Teto
Ex: OCD 4.1 95 Manual+Teto+Painel Digital+Banco de Couro
AlissonWagemacher

Data de registro: 13 Mar 2008, 01:55

Mensagempor AMG_3000 » 23 Nov 2009, 19:33

amigo Alisson,mandei substituir o gas e o oleo do ac, do 3000 e segundo o tecnico da (lider ar condicionado)aqui em poa é natural que com o carro rodando o ar seja mais eficiente,justamente pela entrada de ar forçado na frente do carro,"""mas pode ser tambem a válvula de expanção que nao esta funcionando em baixa pressão""".
lembre se: o barato sai caro e para muitos "técnicos" os sistemas do omega sao um desafio superior a seu conhecimento.
revise esta válvula.pode ser ela a origem do problema.
obs: o meu carro também esta com a viscosa travada e quando ligo o ar gela muuito bem.
abraço.
EX. omega cd 93/94 bege,teto,painel digital,cambio manual.
quase um lotus:(http://s804.photobucket.com/albums/yy32 ... g&newest=1)
AMG_3000

Data de registro: 10 Ago 2009, 21:44

Mensagempor rafa_pr » 23 Nov 2009, 21:52

só pelo fato da ventoinha estar travada, com certeza vale a pena...

com a ventoinha elétrica vc estará evoluindo o seu carro e não retrocedendo, então sempre valerá a pena...

agora pelo lado financeiro é ruim, não é muito fácil, nem barato achar as ventoinhas do 4.1 que pelo que entendi é o que vc pretende usar pra fazer a adaptação...
Ex CD 97' - Prata Huet - 4.1 álcool
Virei a casaca, agora de 1.8T
rafa_pr

Data de registro: 24 Jul 2007, 17:50

Mensagempor omegacd400cv - adair » 23 Nov 2009, 22:21

O 3.0 tem uma ventoinha auxiliar na frente do radiador que é ligada direto no A/C

Essa ventoinha eletrica tambem é acionada com o A/C desligado, mas é só quando chega a 120ºC que liga pelo interruptor que tem no radiador

Andar com a viscosa tem um problemão

se voce andar com viscosa travada vai resfriar e fechar a valvula, enquanto isso o motor continua esquentando, por esse motivo que derrepente a temperatura vai as alturas

Como a refrigeração é um conjunto funciona assim: voce liga o carro a valvula tá fechada, ele esquenta a viscosa trabalha lentamente deixando esquentar o motor, esquentou e abrindo a valvula a agua circula livremente, a viscosa trava e gira mais rapida forçando a passagem do ar e resfriando mais, resfriando o conjunto a viscosa fica um pouco solta , e assim o processo continua

o 4.1 é a mesma coisa, valvula termostatica começa abrir a 80ºC e fica completamente aberta a 95ºC, o 1 estagio liga a 95ºC e desliga em 90ºC quando abriu a valvula, e o segundo quando chega a 105ºC força baixar para 95ºC

Se voce quer usar a ventoinha do 4.1 dupla no radiador não dá certo no 3.0, a do 4.1 é maior, e o tamanho do radiador do 4.1 seria igual ao radiador de agua + oleo do 3.0 então não dá certo essa gambi

Só se colocar no 3.0 um radiador de 4.1 mas tem que matar o radiador de oleo do motor...
OMEGA CD 4.1 GAS 97/97
PRETO
AUTOMATIC 4
COURO
TOCA FITA + DISQUETEIRA
MANUAL
TUDO ORIGINAL
ESSE É ETERNO
omegacd400cv - adair

Data de registro: 13 Mai 2008, 20:15

Mensagempor Eduardo » 24 Nov 2009, 07:50

Omega CD400cv, qual o problema de usar as ventoinhas do 4.1 refrigerando o radiador de oleo tbm? Pelo que entendi daria para fixa-lo mas estaria refrigerando o oleo tbm é isso? Eutbm quero fazer isso no meu, já faz um tempo alias, mas até agora naum encontrei ninguem que pudesse me dizer que ficou bom mudando e nem como foi feito entaum estou usando assim.
Com minha ventoinha está ruim, quando está em epoca de frio, eu uso ela com o gel, mas como disse ela está ruim, entaum naum gira muito rápido, no verão se eu deixar ele sem travar esquenta muito, entaum eu a travo e deixo sem a valvula para evitar que a temperatura suba de uma vez, sei que naum é o certo, mas enquanto naum adapto uma eletro vai indo assim.
Eduardo Poltronieri
OCD 3.0 - TETO SOLAR - BANCO DE COURO - PAINEL DIGITAL - ABS - CAMBIO MANUAL - GNV - CHIP ALCOOL - BI-XENON - COMPLETÃO.
INDAIATUBA - SP
Eduardo

Data de registro: 18 Abr 2006, 10:49

Mensagempor henriquevieira » 24 Nov 2009, 07:59

UM CONSELHO Q TE DOU Q VAI MELHORAR MUITO A TEMPERATURA DO CARRO

FAZ ISSO O MEU TB ESTAVA FERVENDO!!!!

meu carro é ocd 4.1 95
ImagemImagemessas sao a original do ocd 4.1
Imagem

COLOQUEI A HELICE DE 9 PAS PERFEITO... VEJA AS FOTOS...Imagem

FICOU PERFEITO
Imagem

OLHA O ESPAÇO ENTRE O MOTOR E O RADIDOR
Imagem
OU
Imagem
DEPOIS QUE COLOQUEI A HELICE O CARRO ESTA TRABALHANDO EM 90 GRAUS AQUI NO RIO E DEMORA MUITO PARA CHEGAR NO 100 E QUANDO PARADO ELE ESTA NO 100 E EU MANTENHO UMA ACELERAÇAO EM 2000 GIRUS A TEMPERATURA FOI PARA 90... EU ACHEI Q FOI UTIL A TROCA...

A NOITE O CARRO TRABALHA EM 80
NO TRANSITO PESADO AQUI NA AV. BRASIL TUDO PARADO NAO PASSA DO 100 gº

E ESSA HELICE É MAIS BARATA Q UMA ELETRICA!!!!
OMEGA CD 4.1i 1995 MANUAL
COR VERMELHO GOYA PEROLIZADO RM4615 RM4615
RJ GASOLINA / GNV

vendo peça da marcha do omega viewtopic.php?f=20&t=15615
henriquevieira

Data de registro: 16 Set 2009, 08:47

Mensagempor Eduardo » 24 Nov 2009, 08:08

Henrique onde vc comprou? da para comprar pela net? ela encaixa na viscosa sem adaptação.
Eduardo Poltronieri
OCD 3.0 - TETO SOLAR - BANCO DE COURO - PAINEL DIGITAL - ABS - CAMBIO MANUAL - GNV - CHIP ALCOOL - BI-XENON - COMPLETÃO.
INDAIATUBA - SP
Eduardo

Data de registro: 18 Abr 2006, 10:49

Mensagempor henriquevieira » 24 Nov 2009, 08:12

perai!!
RJ GASOLINA / GNV

henriquevieira

Mensagempor henriquevieira » 24 Nov 2009, 08:15

ai em sp tem lojas de van????

é so ir lá em uma loja q venda peça de sprinter e pedir para o vendedor uma helice da sprinter cdi 9 pas ...

vou procurar algum lugar q venda online e ja posto aqui!!!!!!!!!!!
RJ GASOLINA / GNV

henriquevieira

Mensagempor henriquevieira » 24 Nov 2009, 08:25

essa aqui tb serve é = mais achei aqui no rio mais barato 110 reais!!!!

http://www.pecastr.com.br/helice-9-pas- ... c-180.html

ta ai a loja!!!!!!!!!!!
RJ GASOLINA / GNV

henriquevieira

Mensagempor AMG_3000 » 24 Nov 2009, 08:43

nao é necessário este tipo de gambiarra,pois meu 3.0, nas mesmas condições do Alisson, funciona perfeitamente.é no mínimo precipitado este tipo de adaptações sugeridas acima.é muito facil resolver uma coisa destruindo outra...
lembrem se que o motor possui uma determinada temperatura de trabalho que deve ser respeitada.
acho que terei de criar uma fundação para preservação da originalidade dos omega 3.0. hehehehe
abraço a todos.
AMG_3000

Mensagempor rafa_pr » 24 Nov 2009, 12:10

AMG_3000 escreveu:nao é necessário este tipo de gambiarra,pois meu 3.0, nas mesmas condições do Alisson, funciona perfeitamente.é no mínimo precipitado este tipo de adaptações sugeridas acima.é muito facil resolver uma coisa destruindo outra...
lembrem se que o motor possui uma determinada temperatura de trabalho que deve ser respeitada.
acho que terei de criar uma fundação para preservação da originalidade dos omega 3.0. hehehehe
abraço a todos.

Mas acho que é justamente esse o objetivo de usar a ventoinha elétrica.

Travando a original que vc não mantém o motor na temperatura ideal MESMO, além de ainda gastar alguns preciosos hp's com ela girando à toa, hehe.
Ex CD 97' - Prata Huet - 4.1 álcool
Virei a casaca, agora de 1.8T
rafa_pr

Data de registro: 24 Jul 2007, 17:50

Mensagempor AMG_3000 » 24 Nov 2009, 12:37

sim,mas isto é uma soluçao provisória,que em nada interfere no funcionamento do do AC,nao custa quase nada e é so colocar outra viscosa que ta tudo ok.duvido que alguem aqui travou a viscosa sem pretender adquirir uma nova ou reforma-la.so nao destravei a minha por que esta sem a chapinha que regula a entrada de gel.
abraço.
AMG_3000

Próximo

Retornar para Sistema de arrefecimento