Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Válvula termostática, mangueiras, bomba d'água, radiador, etc.

Moderador: Moderadores

Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor fgam » 29 Abr 2009, 11:11

Vou falar, como é o funcionamento do sistema de arrefecimento dos omegas 96/98..

liga o carro, frio e o carro irá trabalhar sem nenhuma das ventoinhas funcionando, se tiver com valvula termostatica, ela vai segurar a agua até a temperatura ficar de acordo com o funcionamento projetado para o motor render ou trabalhar bem(95º).

chegou na temperatura de +- 90 graus, a valvula irá liberar para que a agua que esquentou circule pelo radiador e resfrie o sistema.

chegou a 95º, (cebolão original comanda nessa temp) as duas ventoinhas internas irão funcionar no primeiro estágio. e a temp no painel(digital) irá ficar marcando 100º.

Se pegar um transito pesado, mas muito pesado ou muito quente, o 2º estágio arma para resfriar até 95, ele arma tipo uns 5 seg ou 10, ou 15 ou 20 depende do transito e depois desliga.

Ou desliga tudo e volta a fazer o procedimento acima, ou desliga e volta para o 1º estágio, isso tudo vai depender de como está a situação do carro no momento, por exemplo vc pode estar parado num transito e o 2º estagio armar e vc começar a andar com o carro, então como o carro vai estar em movimento a ventoinha irá desligar tudo enão voltar para o 1º estágio.

ligou o ar condicionado, a ventoinha de fora irá funcionar direto (do condensador) e as de dentro, o mesmo procedimento acima citado.

AGORA PRESTE ATENÇÃO NESSE PONTO.

Por exemplo se vc ligar o carro de manhã e deixa-lo ligado por uns 10 min e a temp. chegar aos 80,85,90,95, enfim, quando vc desligar o carro, as duas ventoinhas internas irão começar a funcionar o 1º estágio durante uns 10,15,20 ou até 25 minutos dependendo de como estiver o teu sistema (radiador muito sujo, pouca agua etc).

Esse procedimento existe até nas ZAfiras de hoje, devem ser porque quando vc desliga o motor, é óbvil que todos pensam pô como desligou o motor não tem porque ficar resfriando, nada vai esquentar com o motor desligado.

Aí é que está a questão: quando se desliga o motor, cria uma pressão interna muito grande, porque a agua ainda continua quente dentro do sistema chegando até mesmo ficar mais quente por incrivel que pareça e nesse caso o que mais vai sofrer com isso tudo são as juntas inclusive a do cabeçote que pode...voce ja sabe...e as mangueiras e a lateral do radiador que vai dilatando com o tempo até estourar. Então esse procedimento resfria o sistema até chegar a +-80º no painel digital.

Me lembro que quando meu carro estava com problemas no 1º estágio ( ele não armava, só o 2º) quando eu desligava o carro depois de quente e aguardava uns 10 a 20 min, quando eu ligava sabe quanto marcava no painel digital? 120º e começava a piscar, aí esperava uns 10 segundos e voltava pra 110 e 100 e nesse momento depois de uns 20 segundos o 2º estagio armava, porque nesse caso o meu 1º estava ruim.

Chega a 120 depois que desliga porque com o carro parado a agua parou de circular então ela alcançou o seu apse.(ponto crítico) entende? aí quando eu voltei a ligar o carro, que a agua voltou a circular, a temp. caiu pra 110 e 100 conforme eu falei aí em cima.

A verdade é o seguinte: é por isso que o nosso alternador é de 145 A, porque se gasta tanto a bateria que teria que ter um alternador pra repor rápido o que se perdeu, na verdade os nossos carros tinham que vir com a bateria igual que vem na BMW de 100 A é claro, pra mim, isso foi erro de projeto da GM.
OCD 4.1 96, RODAS MOD. NOOVA 17" (NV10) CHAVE CODE,AUTOMATICO,PAINEL DIGITAL ,TETO,COURO,GÁS, CHIP,CRUISE CONTROL,ABS,ANTI-PATINAÇÃO, AFFF, TÔ CANSADO......DVD, 2 SUB 12".... AGORA DE XENON, TRAVA DAS PORTAS NO PAINEL, GPS,
fgam

Data de registro: 09 Mar 2006, 09:39

Mensagempor Last_Warrior » 29 Abr 2009, 23:26

Cara, vou contrariar um pouco vc.

Bem, quanto às ventoinhas, se o arrefecimento estiver em dia, nada sofre em vc desligar o carro quente. Realmente se forma uma pressão grande, mas se a ponto de danificar é porque essa temperatura já estava onde não deveria com o motor ligado. Os 2 4.1 aqui de casa, não têm problema nenhum, às vezes desligo eles bem quentes e as ventoinhas não ficam ligadas depois, e não tem problema nenhum.

O que faz a pressão subir demasiadamente depois que se desliga o motor ou é galeria de bloco/cabeçote entupida ou radiador entupido ou muita sujeira no sistema. Lembre-se que vazamentos fazem perder pressão e subir a temperatura.

Já com relação ao sistema elétrico, a partir do momento em que o motor está ligado, os 140A do alternador dão conta do recado, e não sobrecarrega a bateria. Então, se a mesma dá conta de dar a partida no motor com "apenas" 63Ah (original), não tem motivo pra se ter uma bateria maior...

Tudo isso baseado em minha experiência com 4.1.
GLS 2.2 96/97 Prata Huet No estaleiro quase pronto!
GLS 2.0A 94/95 Cinza Bartok completo - ABS
CD 4.1 98/98 verde west
CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual + Couro
CD 3.8 98/99 Verde Capricórnio
Last_Warrior
Moderador

Data de registro: 26 Set 2005, 14:21
Estado: MG

Mensagempor diegojj » 30 Abr 2009, 00:01

o meu quando ligo o AC não aciona a ventoinha de frente, ai depois de uns 10 segundos ela liga forte, fica uns 3 segundos, desliga, 10 segundos, liga, e assim fica o tempo todo, na estrada nem liga.
Omega CD 4.1 aspro 168~???cv
Audi A3 1.8T 180~230cv
diegojj

Data de registro: 03 Mai 2006, 01:19
Estado: SC

Mensagempor fgam » 30 Abr 2009, 11:51

No caso da ventoinha do ar, eu não sei precisar porque meu carro já teve problemas com o ar e o cara da loja deve ter colocado desse jeito que eu falei agora.

Pergunta:
Com relação ao que o last warrior falou, queria te perguntar se já aconteceu isso com vc de a temp. estar a 100º e vc desligar o carro, aguardar uns 10 a 15 min e ligar, pode ser até sem o motor ligado, só virar a chave e verificar se a temp. sobe pra 110 ou ate 120 e quando vc ligar o motor ela abaixar como eu citei aí em cima no post anterior.
OCD 4.1 96, RODAS MOD. NOOVA 17" (NV10) CHAVE CODE,AUTOMATICO,PAINEL DIGITAL ,TETO,COURO,GÁS, CHIP,CRUISE CONTROL,ABS,ANTI-PATINAÇÃO, AFFF, TÔ CANSADO......DVD, 2 SUB 12".... AGORA DE XENON, TRAVA DAS PORTAS NO PAINEL, GPS,
fgam

Mensagempor EDI » 30 Abr 2009, 13:19

Pessoal, não tem algo errado com o que o amigo citou ? A temperatura
de funcionamento não seria 85 / 1. estágio e 95 2. estágio ?

Quando eu comprei meu carro haviam feito um "gato" nos relês das
ventoinhas, com isso funcionava direto no 2. estágio.

Mas funcionava de maneira errada, porque acionava o 2.estágio e após abaixar a temperatura, desligava.

Da maneira certa, ligando o primeiro estágio,ele fica ligado mais tempo, mas mantém a temperatura baixa por mais tempo também.

Citei isso porque notei o que os amigos mencionaram, de desligar o carro
e a temperatura subir com o carro desligado.

Após remover o "gato", fazer limpeza no sistema e aditivo, isso nunca mais ocorreu. Após alguns instantes de desligar o carro a ventoinha entra
em funcionamento e beleza.

Abraços
(EDI)
Mogi das Cruzes / SP
*Omega / CD / 98 / automatico / cinza Blanc /
*Tempra Ouro / 96 / 16V /
fotos:
viewtopic.php?t=11547&postdays=0&postorder=asc&start=0
EDI

Data de registro: 04 Set 2008, 01:13

Mensagempor howit » 30 Abr 2009, 18:24

o meu é 95. com 2 ventoinhas pro ar, e 2 pro radiador.

ele arma a ventoinha por volta dos 100 do painel digital, e se eu desligo o carro com ela funcionando, ela se mantem por uns 2 mins ainda...

limpei o sistema e coloquei aditivo essa semana, e nao senti diferença nesse aspecto.

a do ar condicionado funciona por pressostato. quanto a pressão sobe, as ventoinhas são acionadas por alguns segundos apenas, e em seguida são desligadas.
Ex: Omega 4.1 preto, teto, cabeçote paula faria, 200cv.
Atual: Kia All-new Cerato 2010 1.6 16v 126cv + AT + ABS + AB + Ar Digital + Couro. Vulgo Azulão, rsrs...
howit

Data de registro: 16 Mar 2009, 05:59

Mensagempor lagiann » 30 Abr 2009, 19:07

No meu o 2° estágio liga só quando a temperatura passa dos 100° (painel analógico), tanto que só ouvi o barulho delas umas 3 ou 4 vezes até hoje (Aproveitando Márcio... Você tava certo aquela vez, dá pra ouvir nitidamente o barulho delas ligadas mesmo. Meu carro é que ainda não tinha ligado o 2° estágio :D )

As vezes ele liga as ventoinhas no 1° estágio com o carro desligado, mais só se o carro estiver muito quente mesmo, acho que próximo de 110°, caso contrário as ventoinhas só permanecem funcionando se eu deixar a parte elétrica ligada.

E no meu carro, tenho certeza que o sistema de arrefecimento está bom, e a parte elétrica é totalmente original.
lagiann

Data de registro: 28 Jun 2007, 12:28

Mensagempor fgam » 04 Mai 2009, 13:19

Bom então nesse caso o que eu falei é como era o funcionamento do meu carro e como é hoje em dia, com relação os graus, como meu panel é digital eu não tenho como ver a tem. certa agora no cebolão está escrito aquelas temperaturas que eu falei no tópico anterior. e meu sistema esta limpo também pois a bomba dágua é nova e o radiador foi limpo.
fgam

Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor rafaferle » 02 Ago 2009, 12:49

Pessoal, aproveitando o gancho, eu tenho um 2.2 97, e só tenho uma ventoinha elétrica, e quando ligo o AC, ela liga tb, resfriando o motor..bom queria adaptar uma ventoinha só no evaporador do lado de fora..., ou seja separa AC do arrefecimento...mas tennho algumas dúvidas:
1- Tem problema para o radiador do carro essa ventoinha ficar ligada pro AC?
2- Encontrei uma vetoinha de 10 polegadas....
3- Com essa de 10 polegadas consigo eficiência para o AC?não vai prejudicar o compressor do ac?
4- onde posso parafusar a nova ventoinha?

Abraço.

Rafael Leme
JAÚ/SP
Rafael Leme
Omega GLS 2.2 97
rafaferle

Data de registro: 28 Dez 2008, 22:22

Mensagempor celsopenajr » 03 Ago 2009, 00:00

rafaferle escreveu:Pessoal, aproveitando o gancho, eu tenho um 2.2 97,

Coloque essas informações no seu perfil atualizando sua ASSINATURA(dados do seu carro),atualize também sua LOCALIZAÇÃO(no campo correto).
Uno Mille Smart 2001
OMEGA CD 98(última safra)
Couro original e câmbio automático
Prata escuna
Gasolina Podium
IMPECÁVEL,cuidado como um filho

viewtopic.php?t=6051
viewtopic.php?t=8837
celsopenajr

Data de registro: 18 Out 2007, 20:01

Mensagempor Flaviocrp » 05 Ago 2009, 14:37

Quando comprei a minha barca tinha muita duvida na questão de arrefecimento, depois vi que estava de acordo com o da maioria aqui... :D

O meu funciona exatamente como os Omegas do Last, meu carro por exemplo nunca acionou o 2º estagio e pode estar no dia mais quente aqui em SP, quando desligo o carro elas param de funcionar.

Abraços

Flávio
Omega CD 96 4.1 - Preto Liszt
Teto Solar, Cambio Manual, Painel Digital.
Chip alcool + Potencia
Flaviocrp

Data de registro: 19 Jan 2009, 10:47

Mensagempor Tomas Franklim Gonçalves » 28 Mar 2010, 21:58

boa noite galera
eu acho que desligar o carro com ele quente nao deve ocorrer nenhum dano ao motor pois senao no meu caso (e eu acho que de muitos aqui do clube) o carro nao viria com a ventuinha viscosa que so funciona com o motor girando
Barca 2.0 ohc gls 93/94 azul completo
Curto muito minha barca
Feira de Santana - Bahia
Tomas Franklim Gonçalves

Data de registro: 30 Set 2008, 18:02

Mensagempor Last_Warrior » 02 Abr 2010, 11:13

Tranquilo, o meu 4,1 que tem ventoinha elétrica só aciona com a ignição ligada... Às vezes paro o carro e depois de alguns minutos ligo a ignição, às vezes fica perto dos 100 graus, mas logo que dá a partida volta pra 90 ou 85... O negócio é com o motor ligado mesmo.
GLS 2.2 96/97 Prata Huet No estaleiro quase pronto!
GLS 2.0A 94/95 Cinza Bartok completo - ABS
CD 4.1 98/98 verde west
CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual + Couro
CD 3.8 98/99 Verde Capricórnio
Last_Warrior
Moderador

Data de registro: 26 Set 2005, 14:21

Mensagempor leloket » 02 Abr 2010, 11:21

O meu nunca em hipotese alguma passa do 1° risco, ja comentei em outro tópico, uns50 graus acho, só com um papelao na frente do radiador ligado na lenta chegou a 90°.
O cebolão é novo e testado " com o papelão" a ventoinha nunca liga, e a viscosa funciona normal.
Acho que tenho que trocar a termostatica.
Suprema 94 2.0 Alcool, Bege Schubert, completona + teto.
Leandro Kettermann
leloket

Data de registro: 08 Set 2009, 15:49

Mensagempor celsopenajr » 03 Abr 2010, 19:55

leloket escreveu:Acho que tenho que trocar a termostatica.

Não; você não "tem", você já passou da hora de trocar.

Motor frio demais(má lubrificação + consumo maior).
Uno Mille Smart 2001
OMEGA CD 98(última safra)
Couro original e câmbio automático
Prata escuna
Gasolina Podium
IMPECÁVEL,cuidado como um filho

viewtopic.php?t=6051
viewtopic.php?t=8837
celsopenajr

Data de registro: 18 Out 2007, 20:01

Próximo