Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Válvula termostática, mangueiras, bomba d'água, radiador, etc.

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Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor fgam » 29 Abr 2009, 11:11

Vou falar, como é o funcionamento do sistema de arrefecimento dos omegas 96/98..

liga o carro, frio e o carro irá trabalhar sem nenhuma das ventoinhas funcionando, se tiver com valvula termostatica, ela vai segurar a agua até a temperatura ficar de acordo com o funcionamento projetado para o motor render ou trabalhar bem(95º).

chegou na temperatura de +- 90 graus, a valvula irá liberar para que a agua que esquentou circule pelo radiador e resfrie o sistema.

chegou a 95º, (cebolão original comanda nessa temp) as duas ventoinhas internas irão funcionar no primeiro estágio. e a temp no painel(digital) irá ficar marcando 100º.

Se pegar um transito pesado, mas muito pesado ou muito quente, o 2º estágio arma para resfriar até 95, ele arma tipo uns 5 seg ou 10, ou 15 ou 20 depende do transito e depois desliga.

Ou desliga tudo e volta a fazer o procedimento acima, ou desliga e volta para o 1º estágio, isso tudo vai depender de como está a situação do carro no momento, por exemplo vc pode estar parado num transito e o 2º estagio armar e vc começar a andar com o carro, então como o carro vai estar em movimento a ventoinha irá desligar tudo enão voltar para o 1º estágio.

ligou o ar condicionado, a ventoinha de fora irá funcionar direto (do condensador) e as de dentro, o mesmo procedimento acima citado.

AGORA PRESTE ATENÇÃO NESSE PONTO.

Por exemplo se vc ligar o carro de manhã e deixa-lo ligado por uns 10 min e a temp. chegar aos 80,85,90,95, enfim, quando vc desligar o carro, as duas ventoinhas internas irão começar a funcionar o 1º estágio durante uns 10,15,20 ou até 25 minutos dependendo de como estiver o teu sistema (radiador muito sujo, pouca agua etc).

Esse procedimento existe até nas ZAfiras de hoje, devem ser porque quando vc desliga o motor, é óbvil que todos pensam pô como desligou o motor não tem porque ficar resfriando, nada vai esquentar com o motor desligado.

Aí é que está a questão: quando se desliga o motor, cria uma pressão interna muito grande, porque a agua ainda continua quente dentro do sistema chegando até mesmo ficar mais quente por incrivel que pareça e nesse caso o que mais vai sofrer com isso tudo são as juntas inclusive a do cabeçote que pode...voce ja sabe...e as mangueiras e a lateral do radiador que vai dilatando com o tempo até estourar. Então esse procedimento resfria o sistema até chegar a +-80º no painel digital.

Me lembro que quando meu carro estava com problemas no 1º estágio ( ele não armava, só o 2º) quando eu desligava o carro depois de quente e aguardava uns 10 a 20 min, quando eu ligava sabe quanto marcava no painel digital? 120º e começava a piscar, aí esperava uns 10 segundos e voltava pra 110 e 100 e nesse momento depois de uns 20 segundos o 2º estagio armava, porque nesse caso o meu 1º estava ruim.

Chega a 120 depois que desliga porque com o carro parado a agua parou de circular então ela alcançou o seu apse.(ponto crítico) entende? aí quando eu voltei a ligar o carro, que a agua voltou a circular, a temp. caiu pra 110 e 100 conforme eu falei aí em cima.

A verdade é o seguinte: é por isso que o nosso alternador é de 145 A, porque se gasta tanto a bateria que teria que ter um alternador pra repor rápido o que se perdeu, na verdade os nossos carros tinham que vir com a bateria igual que vem na BMW de 100 A é claro, pra mim, isso foi erro de projeto da GM.
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Mensagempor Last_Warrior » 29 Abr 2009, 23:26

Cara, vou contrariar um pouco vc.

Bem, quanto às ventoinhas, se o arrefecimento estiver em dia, nada sofre em vc desligar o carro quente. Realmente se forma uma pressão grande, mas se a ponto de danificar é porque essa temperatura já estava onde não deveria com o motor ligado. Os 2 4.1 aqui de casa, não têm problema nenhum, às vezes desligo eles bem quentes e as ventoinhas não ficam ligadas depois, e não tem problema nenhum.

O que faz a pressão subir demasiadamente depois que se desliga o motor ou é galeria de bloco/cabeçote entupida ou radiador entupido ou muita sujeira no sistema. Lembre-se que vazamentos fazem perder pressão e subir a temperatura.

Já com relação ao sistema elétrico, a partir do momento em que o motor está ligado, os 140A do alternador dão conta do recado, e não sobrecarrega a bateria. Então, se a mesma dá conta de dar a partida no motor com "apenas" 63Ah (original), não tem motivo pra se ter uma bateria maior...

Tudo isso baseado em minha experiência com 4.1.
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Mensagempor diegojj » 30 Abr 2009, 00:01

o meu quando ligo o AC não aciona a ventoinha de frente, ai depois de uns 10 segundos ela liga forte, fica uns 3 segundos, desliga, 10 segundos, liga, e assim fica o tempo todo, na estrada nem liga.
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Mensagempor fgam » 30 Abr 2009, 11:51

No caso da ventoinha do ar, eu não sei precisar porque meu carro já teve problemas com o ar e o cara da loja deve ter colocado desse jeito que eu falei agora.

Pergunta:
Com relação ao que o last warrior falou, queria te perguntar se já aconteceu isso com vc de a temp. estar a 100º e vc desligar o carro, aguardar uns 10 a 15 min e ligar, pode ser até sem o motor ligado, só virar a chave e verificar se a temp. sobe pra 110 ou ate 120 e quando vc ligar o motor ela abaixar como eu citei aí em cima no post anterior.
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Mensagempor EDI » 30 Abr 2009, 13:19

Pessoal, não tem algo errado com o que o amigo citou ? A temperatura
de funcionamento não seria 85 / 1. estágio e 95 2. estágio ?

Quando eu comprei meu carro haviam feito um "gato" nos relês das
ventoinhas, com isso funcionava direto no 2. estágio.

Mas funcionava de maneira errada, porque acionava o 2.estágio e após abaixar a temperatura, desligava.

Da maneira certa, ligando o primeiro estágio,ele fica ligado mais tempo, mas mantém a temperatura baixa por mais tempo também.

Citei isso porque notei o que os amigos mencionaram, de desligar o carro
e a temperatura subir com o carro desligado.

Após remover o "gato", fazer limpeza no sistema e aditivo, isso nunca mais ocorreu. Após alguns instantes de desligar o carro a ventoinha entra
em funcionamento e beleza.

Abraços
(EDI)
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Mensagempor howit » 30 Abr 2009, 18:24

o meu é 95. com 2 ventoinhas pro ar, e 2 pro radiador.

ele arma a ventoinha por volta dos 100 do painel digital, e se eu desligo o carro com ela funcionando, ela se mantem por uns 2 mins ainda...

limpei o sistema e coloquei aditivo essa semana, e nao senti diferença nesse aspecto.

a do ar condicionado funciona por pressostato. quanto a pressão sobe, as ventoinhas são acionadas por alguns segundos apenas, e em seguida são desligadas.
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Mensagempor lagiann » 30 Abr 2009, 19:07

No meu o 2° estágio liga só quando a temperatura passa dos 100° (painel analógico), tanto que só ouvi o barulho delas umas 3 ou 4 vezes até hoje (Aproveitando Márcio... Você tava certo aquela vez, dá pra ouvir nitidamente o barulho delas ligadas mesmo. Meu carro é que ainda não tinha ligado o 2° estágio :D )

As vezes ele liga as ventoinhas no 1° estágio com o carro desligado, mais só se o carro estiver muito quente mesmo, acho que próximo de 110°, caso contrário as ventoinhas só permanecem funcionando se eu deixar a parte elétrica ligada.

E no meu carro, tenho certeza que o sistema de arrefecimento está bom, e a parte elétrica é totalmente original.
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Mensagempor fgam » 04 Mai 2009, 13:19

Bom então nesse caso o que eu falei é como era o funcionamento do meu carro e como é hoje em dia, com relação os graus, como meu panel é digital eu não tenho como ver a tem. certa agora no cebolão está escrito aquelas temperaturas que eu falei no tópico anterior. e meu sistema esta limpo também pois a bomba dágua é nova e o radiador foi limpo.
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor rafaferle » 02 Ago 2009, 12:49

Pessoal, aproveitando o gancho, eu tenho um 2.2 97, e só tenho uma ventoinha elétrica, e quando ligo o AC, ela liga tb, resfriando o motor..bom queria adaptar uma ventoinha só no evaporador do lado de fora..., ou seja separa AC do arrefecimento...mas tennho algumas dúvidas:
1- Tem problema para o radiador do carro essa ventoinha ficar ligada pro AC?
2- Encontrei uma vetoinha de 10 polegadas....
3- Com essa de 10 polegadas consigo eficiência para o AC?não vai prejudicar o compressor do ac?
4- onde posso parafusar a nova ventoinha?

Abraço.

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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor celsopenajr » 03 Ago 2009, 00:00

rafaferle escreveu:Pessoal, aproveitando o gancho, eu tenho um 2.2 97,

Coloque essas informações no seu perfil atualizando sua ASSINATURA(dados do seu carro),atualize também sua LOCALIZAÇÃO(no campo correto).
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor Flaviocrp » 05 Ago 2009, 14:37

Quando comprei a minha barca tinha muita duvida na questão de arrefecimento, depois vi que estava de acordo com o da maioria aqui... :D

O meu funciona exatamente como os Omegas do Last, meu carro por exemplo nunca acionou o 2º estagio e pode estar no dia mais quente aqui em SP, quando desligo o carro elas param de funcionar.


Abraços

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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor Tomas Franklim Gonçalves » 28 Mar 2010, 21:58

boa noite galera
eu acho que desligar o carro com ele quente nao deve ocorrer nenhum dano ao motor pois senao no meu caso (e eu acho que de muitos aqui do clube) o carro nao viria com a ventuinha viscosa que so funciona com o motor girando
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor Last_Warrior » 02 Abr 2010, 11:13

Tranquilo, o meu 4,1 que tem ventoinha elétrica só aciona com a ignição ligada... Às vezes paro o carro e depois de alguns minutos ligo a ignição, às vezes fica perto dos 100 graus, mas logo que dá a partida volta pra 90 ou 85... O negócio é com o motor ligado mesmo.
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor leloket » 02 Abr 2010, 11:21

O meu nunca em hipotese alguma passa do 1° risco, ja comentei em outro tópico, uns50 graus acho, só com um papelao na frente do radiador ligado na lenta chegou a 90°.
O cebolão é novo e testado " com o papelão" a ventoinha nunca liga, e a viscosa funciona normal.
Acho que tenho que trocar a termostatica.
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor celsopenajr » 03 Abr 2010, 19:55

leloket escreveu:Acho que tenho que trocar a termostatica.

Não; você não "tem", você já passou da hora de trocar.


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