Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Válvula termostática, mangueiras, bomba d'água, radiador, etc.

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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor leloket » 03 Abr 2010, 20:30

Era o que eu precisava ouvir... mmmmm
Valeu mesmo Celso.
Grande abraço e feliz pascoa.

Editei.

O meu tem viscosa, porem ainda tem a eletrica na frente do radiador do ar.
Essa tem dois estagios tbm, ja testei os reles e acionei manualmente a ventoinha nos dois estagios funcionam normal.
Supondo que o carro chega a temperatura maxima a eletrica liga mesmo com o ar desligado, ou apenas com o ar ligado?
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor celsopenajr » 03 Abr 2010, 20:56

leloket escreveu: Supondo que o carro chega a temperatura maxima a eletrica liga mesmo com o ar desligado, ou apenas com o ar ligado?

Se chegar a 110ºC ela vai acionar a ventoinha do ar sim, por isso que ela é chamada de "auxiliar".
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor leloket » 07 Abr 2010, 23:01

celsopenajr escreveu:
leloket escreveu:Acho que tenho que trocar a termostatica.

Não; você não "tem", você já passou da hora de trocar.


Motor frio demais(má lubrificação + consumo maior).



troquei agora a pouco em casa.
Nunca chegou no 1° risco em 2 anos, achei que era o cebolão e botei novo 2 duas semanas mas não deu em nada.

troquei antes mesmo eja fiz um teste, em pouquissimos minutos na lenta cravou em 85 87 graus, nao passa nem baixa.
Dei umas voltas umas esticas e assim ficou.
Graças a mijada do Celso que troquei isso. kkkkkk
Mas pesquisando agora no forum vi que o certo seria trocar toda termostatica, troquei apenas o repar, 40,00 reais, o vendedor afirmou que isso seria o certo.
Mas na verdade o certo para que fizer é trocar tudo, por que o corpo da termostatica ja fica um pouco judiada com o tempo de uso.
Lavei bem a minha mas ainda ficou pouco estranha.
Mas funciona.



O oring e a braçadeira vieram junto com o refil.
Marca é Valclei.

Abraços
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor leloket » 07 Abr 2010, 23:01

Bahhhhh
tentei colocar fotos da nova e da velha desmontadas mas o forum não ta aceitando.
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor leloket » 07 Abr 2010, 23:04

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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor leloket » 07 Abr 2010, 23:05

Pena que nao tirei fotos do corpo meio ruimzinho
tava com a cabeça quente demais para pensar nas fotos.
A noite e com a esposa pulando em volta
kkkkkkkkkk
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor Last_Warrior » 08 Abr 2010, 02:58

leloket escreveu:Nunca chegou no 1° risco em 2 anos, achei que era o cebolão e botei novo 2 duas semanas mas não deu em nada.

troquei antes mesmo eja fiz um teste, em pouquissimos minutos na lenta cravou em 85 87 graus, nao passa nem baixa.

Isso é muito bom, esquentar rápido porém permanecer ali naquela temperatura ideal sem subir muito... Agora vc vai ver que até o consumo vai mudar... E aí vc vai concordar comigo naquele outro tópico sobre o 2.0... hehehh....

Passei também muito tempo no 2.0A aqui de casa fazendo 8,5 na estrada sem AC, depois que resolvi trocar a termostática, com o motor na temperatura certa, sempre faz 9 a 9,5 COM ac... Pequena diferença, né?
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor vantoilton » 20 Ago 2012, 17:46

É eu tenho um 96 painel digital e o meu e a mesma coisa se desligar ele muito quente ele arma
o 1 estagio durante uns 10 minutos dependendo....perguntei ao meu mecânico sobre isso
pois a primeira vez q aconteceu isso comigo achei q era defeito etc.
mas ele me disse q e normal porque quando desligamos o carro e ele esta quente para de circular a
água e devido a temperatura q ela se encontra a tendencia e só criar pressão e ai q a ventoinha liga.
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor Eraldo » 25 Set 2012, 17:46

Galera, meu carro esta apresentando o seguinte problema.. Um dia ele paro de arma o 1º estagio e chegava nos 110º armava já o 2º estagio e também a do ar condicionado mesmo estando desligado. Até ai pensei que fosse o relê do 1º estagio, pois fazendo um jumper ela armava... Derrepente ele parou de armar também o 2º estagio... Comprei todos aqueles 4 relês do cofre do motor já pra trocar tudo.. mesmo assim ela não arma! Verifiquei os fusiveis do cofre e estão perfeitos fiz um jumper no terminal do cebolão e nada também... Só consigo fazer as ventoinhas girarem se eu faço um jumper nos relês de resto elas não armam, nem mesmo se eu ligo o ar nada arma também...

Alguém faz ideia do que pode ser isso? Tem mais algum relê dentro do painel que faz acionar as ventoinhas? Se o problema fosse o cebolão, quando eu faço o jumper nele deveria funcionar?

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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor Rodolfo » 25 Set 2012, 17:57

Eraldo quando eu fiz jump no conector do cebolão no meu carro a ventoinha armou, mas ele tava quente. pergunta bem boba mas os relês que você comprou estão certos? as vezes o esquema de ligação deles e diferente e não está passando energia
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor Eraldo » 25 Set 2012, 18:04

Rodolfo, eu levei os relês na mão pra comprar igual verifiquei também no CEP que dos 4 relês apenas 1 é diferente os outros 3 são iguais... Não sei o que faço mais!
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor vantoilton » 25 Set 2012, 20:42

Eraldo o meu tambem é 96 painel digital e estava com o mesmo problema do seu e ja tinha trocado tudo e semanas depois o mecanico me mandou trocar o cebolão e eu disse que acabara de trocar e ele respondeu q era o cebolão entao fui e troquei e funcionou.Eu comprei 3 MTE para um dar certo. e corrigindo mesmo q as ventoinhas não armam, no seu caso,e se fazer um jumper no cebolão e nao funcionar mesmo assim , é o cebolão. Eu JA PASSEI POR ISSO E MUITO MAIS.
Eu ainda estou com problemas no meu a mangueira q sai do radiador pra valvula quando o carro esta quente ela fica dura e nao sei se isso e normal pois cada um me fala uma coisa então fico preocupado com isso, e ja fiz ate o cabeçote por conta disso. a sua tambem fica meio dura ( estufada ) ao ponta de vc apertar ela e nao encostar uma na outra? ABRÇS...................
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor Eraldo » 25 Set 2012, 21:03

Vantoilton, cara andei pesquisando aqui agora e vi que os relês que eu comprei são da marca DNI nº0123 e verifiquei que existe também os DNI nº0125 vendo a numeração embaixo é igual mais ao abrir cada relê parece que é um pouco diferente por dentro, como o Rodolfo citou, to achando que comprei os relês com alguma coisa diferente dos antigos, creio que mesmo com os números embaixo iguais eles tem alguma diferença até porque se não tivesse diferença a marca DNI não faria 2 relês iguais apenas com numero de fabricação e cor diferentes...

Sobre essa mangueira a minha quando comprei o carro ela estufava e também ficava bem dura na duvida comprei uma nova original e depois disso ela praticamente não estufa porem fica dura sim! Acho que ao certo ela deve se manter rígida com o carro quente porque o sistema de arrefecimento trabalha com muita pressão e com isso deixa as mangueiras rígidas, o importante é que não estejam a ponto de estufar, pois se isso ocorre significa que a mangueira já esta com sua vida útil no fim a ponto de estourar a qualquer momento!

Continuo a procura do problema, amanhã vou tentar trocar esses relês e vê o que vai dar, vou comprar também outro cebolão, alguém sabe qual cebolão de santana que serve no 4.1 um que trabalha mais frio?

Abração galera!
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor prkj » 28 Set 2012, 13:22

Pessoal, posso estar perguntando besteira... mas nos 3.0 como fica?
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Re: Funcionamento das ventoinhas como deve ser....

Mensagempor Rodolfo » 28 Set 2012, 16:33

O que voc~e diz paulo o funcionamento da ventoinhas?
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