Alinhamento - Relato

Barulhos na suspensão, carro desalinhado, direção hidráulica, desgaste acentuado de pneus, etc.

Moderador: Moderadores

Alinhamento - Relato

Mensagempor OMEGA2200T » 26 Nov 2008, 15:42

Pessoal, tenho meu Omega a quase 3 anos. Desde que comprei o carro, ele puxa uma micharia para a direita. Troquei os pneus, alinhei "N" vezes e nada. Cheguei a pensar que o carro ja tinha tomado alguma porrada!!!

Mas na última semana, fiquei conhecendo aqui em BH, na Nacional Pneus da Rua Araguari (autorizada pirelli) um cara que se chama TOCA. Ele matou a charada. Segundo ele, o omega deve SEMPRE TER 70KG EM CADA UM DOS 4 ASSENTOS na hora do alinhamento. :shock:

Segundo ele isso é uma recomendação técnica da propria GM, (ele ate me explicou porque, mas a explicação é tecnicamente meio cabeluda entao nao vou conseguir repassar a todos). O fato é que meu carro nunca esteve tão bem alinhado como está agora. E outra, quando fui até lá, para trocar amortecedores, molas, buchas e etc... uma das coisas que eu pedi para fazer foi o balanceamento, que por coincidencia tinha sido feito a 15 dias, mas achei melhor conferir. Resultado! Eu estava com duas rodas empenadas que o pessoal teve a boa vontade de me avisar ao invés de balancear de qualquer jeito para cobrar!

Gostei muito e recomendo ao pessoal de BH! :)
OMEGA2200T

Data de registro: 08 Fev 2007, 19:14

Mensagempor rafa_pr » 26 Nov 2008, 16:24

Legal que ficou bom, mas esse negócio de 70kg em cada assento tá me parecendo mais uma daquelas lendas urbanas da sabedoria popular. Desculpe, mas pra mim o cara tá de papo...

O meu Omega foi alinhado normalmente, como qualquer carro, só colocamos na rampa e boa. Alinhei depois que coloquei os 4 pneus novos, e até agora está ótimo, ficou bem certinho.

Aliás, já estou batendo nos 10 mil km com os pneus novos (tá quase na hora de refazer o alinhamento) e o desgaste dos pneus está correto, não está irregular.
Ex CD 97' - Prata Huet - 4.1 álcool
Virei a casaca, agora de 1.8T
rafa_pr

Data de registro: 24 Jul 2007, 17:50

Mensagempor OMEGA2200T » 26 Nov 2008, 16:35

rafa_pr escreveu:Legal que ficou bom, mas esse negócio de 70kg em cada assento tá me parecendo mais uma daquelas lendas urbanas da sabedoria popular. Desculpe, mas pra mim o cara tá de papo...

O meu Omega foi alinhado normalmente, como qualquer carro, só colocamos na rampa e boa. Alinhei depois que coloquei os 4 pneus novos, e até agora está ótimo, ficou bem certinho.

Aliás, já estou batendo nos 10 mil km com os pneus novos (tá quase na hora de refazer o alinhamento) e o desgaste dos pneus está correto, não está irregular.

Bom, se é lenda eu não sei, mas que resolveu meu problema nao tenho a menor dúvida!. O cara fez o alinhamento na minha frente e realmente colocou os pesos nos assentos.

Fica as vezes a título de curiosidade mesmo ou se alguém tem esse problema, nao custa tentar. De repente tem alguem aí do fórum que entende de alinhamento e aparece para dar um alô.

:wink:
OMEGA2200T

Data de registro: 08 Fev 2007, 19:14

Mensagempor Last_Warrior » 26 Nov 2008, 16:36

Muito legal o seu relato. Mas acredito que essa história do peso não seja necessária. O que aconteceu, com toda certeza, 2 coisas: ou o pessoal da outra loja alinhou como se fosse tração dianteira (divergente) e esse alinhou corretamente (convergente) ou uma coisa bem simples, que é a tolerância, os outros fizeram "mais ou menos no rumo" e esse cara é bem perfeccionista e faz tudo "em cima"... :wink:
GLS 2.2 96/97 Prata Huet No estaleiro quase pronto!
GLS 2.0A 94/95 Cinza Bartok completo - ABS
CD 4.1 98/98 verde west
CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual + Couro
CD 3.8 98/99 Verde Capricórnio
Last_Warrior
Moderador

Data de registro: 26 Set 2005, 14:21
Estado: MG

Mensagempor mlucchezi » 27 Nov 2008, 10:43

Tá lá no manual de manutenção do Omega, na parte em que se explica o procedimento para alinhamento, fl. 3A-01 :

"Coloque um peso de 70kgf em cada assento dianteiro e movimente o veículo para que a suspensão se acomode ao peso"

Ou seja, o rapaz da Nacional Pneus está fazendo até mais que o recomendado. Sabia que tinha lido alguma coisa a respeito em algum lugar.

Já me ganharam como cliente.
Omega GLS 2.2 1997 Verde West
De volta ao vácuo no coletor de admissão
mlucchezi

Data de registro: 08 Ago 2007, 22:57
Estado: MG

Mensagempor libanez » 27 Nov 2008, 11:17

Esse negocio de peso de 70 kgs e papo furado ! :?

Com relação ao alinhamento, so faço computadorizado cuja precisão é infinitamente melhor dos alinhamentos a laser ( que laser ? :coce: ).

Faço na Zacharias ou na Ok Benfica Pneus !

Ja fiz na Pneubom aqui em Vila Isabel e ficou bom tb !

Preço: 40 reais ( é caro mas vale a pena ! )

Fuja daquelas malditas promoções: 1 alinhamento e 4 balanceamentos a 15 reais ! ) é robada !

Abs

Omega CD 3.0 6cc. 94/94
Rodas BBS Diamantadas
Automático
ZERO de podres !!!!
O ÚNICO que podemos chamar de JEDI !!!!
Rio de Janeiro - RJ
libanez

Data de registro: 10 Jul 2007, 20:30

Mensagempor Poseydon » 27 Nov 2008, 15:58

libanez escreveu:Esse negocio de peso de 70 kgs e papo furado ! :?

Com relação ao alinhamento, so faço computadorizado cuja precisão é infinitamente melhor dos alinhamentos a laser ( que laser ? :coce: ).

Faço na Zacharias ou na Ok Benfica Pneus !

Ja fiz na Pneubom aqui em Vila Isabel e ficou bom tb !

Preço: 40 reais ( é caro mas vale a pena ! )
Fuja daquelas malditas promoções: 1 alinhamento e 4 balanceamentos a 15 reais ! ) é robada !

Abs

Caro????? Esse é o preço de lojinha por aki...... na recauchutagem Paulista ( não sei se é assim que se escreve) é 70 conto e na Dpaschoal é 85 conto!!!!

Abs :!:
Rodrigo Donizeti
Omega CD 4.1 Aut (97) Azul Turner
Fotos da barca: viewtopic.php?t=2667
Poseydon

Data de registro: 15 Jul 2006, 17:02

Mensagempor libanez » 27 Nov 2008, 16:56

POSEYDON

esse preço é da PneuBom aqui do bairro de Vila Isabel

Na Zacharias e Ok Benfica fica na faixa de 80 pratas mesmo !

acho caro pois ganhamos pouco mesmo !

Omega CD 3.0 6cc. 94/94
Rodas BBS Diamantadas
Automático
ZERO de podres !!!!
O ÚNICO que podemos chamar de JEDI !!!!
Rio de Janeiro - RJ
libanez

Data de registro: 10 Jul 2007, 20:30

Mensagempor 300 pocoto » 30 Nov 2008, 02:09

como e esse papo de alinhamento computadorizado ????
will:
suprema vendida ou melhor trocada
marea 2003 2.4 65 mil rodados
300 pocoto

Data de registro: 18 Mar 2006, 18:41

Mensagempor lagiann » 30 Nov 2008, 08:15

Will, é a mesma coisa de um alinhamento normal, mas ao invéz de colocar aquele "negócio" com a lâmpada (ou laser) nas rodas, vai um que está ligado no computador.

O legal é que no computador tem as medidas "padrão" de tudo quanto é carro, então não rola aquela mania de "zerar" o alinhamento, tão comum (e tão "bizonha") nas lojas por aí.
lagiann

Data de registro: 28 Jun 2007, 12:28

Re: Alinhamento - Relato

Mensagempor danrmp » 27 Abr 2017, 10:04

Cheguei aqui por uma conversa com um amigo. Não importa se é feito computadorizado ou não, o que interessa é que para atingir as medidas de geometria tem que ter o peso. O colega citou o manual ali em cima, mas colo aqui a imagem dele. Não é "papo furado" ou "lenda urbana". É ordem do fabricante do carro.
Anexos
alinhamento.JPG
Eng. Danniel Pizatto
GLS 4.1 1996 - Verde Russeau
Desde 0km

CD 3.0 1994 AT - Vermelho Schumman
danrmp

Data de registro: 11 Mar 2013, 18:48
Estado: DF

Retornar para Suspensão, direção e pneus