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Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 16 Mai 2016, 20:46
por Mstreit
Galera,

Estou iniciando minha participação aqui no Fórum, e como estou começando as manutenções DIY possiveis, e ainda estou conhecendo o meu carro, andei estudando um pouco os relatos sobre o funcionamento dos eletroventiladores dos ÔMEGA, e percebi que meu carro está funcionando de forma diferente do que deve ser o normal:

Ao virar a chave, a ventoinha menor funciona quase contante, mesmo com o motor totalmente frio...
A segunda ventoinha (a maior) não arma nunca...

O relé preto do lado direito (próximo do hidrovácuo) apresenta sinais de queima inclusive na caixa plástica...

Como vi num dos tópicos o Lastwarrior comentando que isso é meio crônico nos 4100, já comprei um relé novo, e vou inspecionar a base dos relés, inclusive revisando o relé da injeção...

No entanto, não consegui achar fonte clara sobre as posições dos relés do meu carro, uma vez que a maior parte dos materiais técnicos disponíveis possui esquemas dos 95, diferentes do meu...

Já vi um esquema de funcionamento dos eletroventiladores dos 96/98 senão me engando postado pelo Furini, mas ontem, depois de muito procurar, não achei...

Alguém poderia me ajudar com a posição e finalidade dos relés, e o que esperar do funcionamento original dos eletroventiladores???

Desde já agradeço!!!

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 16 Mai 2016, 21:28
por danrmp
Maurício,

O funcionamento das ventoinhas do 4.1 >96 é o seguinte:

- Interruptor do radiador atinge 95°: As duas ventoinhas internas são ligadas em SERIE (baixa velocidade)
- Interruptor do radiador atinge 105°: As duas ventoinhas internas são ligadas em PARALELO (alta velocidade)
- Ar condicionado ligado, pressão do sistema baixa: Ventoinha externa liga em baixa velocidade (via resistor)
- Ar condicionado ligado, pressão do sistema acima de 200 psi aciona pressostato do compressor: Ventoinha externa e internas em alta velocidade
- Chave de ignição desligada, resistência do sensor de temperatura do cabeçote abaixo de aprox. 80 ohms: Ventoinhas internas ligadas em série (baixa velocidade)

No seu caso tem que ver se o chicote não foi modificado, pois se uma das ventoinhas internas estiverem desligada ou queimadas, a outra não funcionará quando deveriam estar em baixa velocidade, pois são ligadas em série.

Faria uma verificação nos seguintes itens:
- Interruptor térmico - com o tempo ele altera a curva de acionamento;
- Fechar os contatos do conector do interruptor e verificar se apresenta o comportamento citado acima;
- Os relés salvo engano, ficam todos na caixa do cofre. Nunca tive problema no meu 4.1 então nunca fui atrás para ver.

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 16 Mai 2016, 23:29
por Mstreit
Obrigado, cara...

Vou verificar a instalação, e fazer a checagem mecânica dos ventiladores quanto a rolamento,etc...

O cebolão do radiador, preciso levantar o carro, então vou deixar para o fim de semana...

Vou atualizando minhas descobertas aqui!!!

Valeu pela atenção!!!

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 17 Mai 2016, 18:55
por Fernando Furini
Não precisa levantar o carro pra mexer no cebolão, é só enfiar a cabeça na frente da roda. Se tiver algum desnível no pátio, um degrau ou algo assim, melhor ainda.

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 17 Mai 2016, 21:12
por Mstreit
Sem levantar, a lata de Bud não passa... heheheehehheheeh

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 15 Jun 2016, 00:15
por Mstreit
Bom, senhores,

Seguem up's do que foi feito no arrefecimento do meu OCD...

1- Troca do relê de velocidade(preto) dos eletroventiladores, e melhoria nos contatos de acionamento
2- Troca do Interruptor térmico do radiador(original, MTE, 3 vias)
3- Troca do sensor de temperatura do painel
4- Limpeza do sistema é substituição do fluido de arrefecimento

Após concluído essa manutenção, descobri que meu radiador apresentava sinais de vazamento, e então resolvi trocar.

Pude verificar que o funcionamento ficou como descrito acima, ou seja, perfeito...
A mudança do sensor de temperatura, surpreendentemente provocou alteração na leitura da temperatura no painel... Antes o carro raramente chegava aos 90 graus... Agora, chegou até quase 100... Valeu a pena!!!

E com o sistema funcional é perfeitamente corrigido, até o desempenho do ar quente melhorou...

Vou seguindo para a próxima etapa!!!


Abraços a todos!!!

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 15 Jun 2016, 10:36
por Fernando Furini
Que bom!
Problema resolvido, satisfação garantida!!

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 16 Jun 2016, 21:24
por Mstreit
Fernando Furini escreveu:Que bom!
Problema resolvido, satisfação garantida!!


Acho que tenho problemas... O prazer de solucionar um problema, saber que funciona como no projeto original, acho que me satisfaz mais do que propriamente usar a barca...

Apesar de que andar no 4100 é beeeem bom... Hheheehhehehe

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 17 Jun 2016, 10:29
por Fernando Furini
Concordo plenamente! Haha...
Desfazer gambiarra e fazer funcionar do jeito certo, garantido, é uma sensação incrível!

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 17 Jun 2016, 18:46
por danrmp
Eu também sou assim, enquanto não estiver igualzinho ao funcionamento original eu não descanso.

Ah, e corrigindo a informação que coloquei acima, ao chegar a 105°C são acionadas as duas ventoinhas internas e a externa, todas em alta velocidade.

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 17 Jun 2016, 22:11
por Mstreit
danrmp escreveu:Eu também sou assim, enquanto não estiver igualzinho ao funcionamento original eu não descanso.

Ah, e corrigindo a informação que coloquei acima, ao chegar a 105°C são acionadas as duas ventoinhas internas e a externa, todas em alta velocidade.


Show, cara... Ainda não testei a essa temperatura, mas tenho certeza, que tá 100%...

Valeu!!!!

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 11 Fev 2017, 16:25
por Mstreit
Boa tarde, turma...

Após 6000km sem problemas aparentes no Omegão, após as manutenções descritas, surgiu algo...

De anormal na minha opinião, apenas que todas as vezes que subia uma serra, a temperatura ia a quase 110º...

Pois bem... Fiz um passeio até a cidade de Alto Caparaó/MG, e como o nome diz é beeeem alto, e notei que a temperatura atingiu mais de 105º no painel.

Ao retornar, percebi um cheiro forte de queimado e desconfiei logo do Câmbio Automático. Porém tudo funcionava perfeitamente e não houve sinal de superaquecimento no painel...

Após levar o carro pro técnico de minha confiança que reparou o câmbio, foi constatado que o fluído hidráulico havia queimado, porém sem afetar os discos e outros componentes internos.

O câmbio segue funcionando perfeito, e a recomendação é a troca do fluído.

No entanto, preciso descobrir o que causa o rápido aquecimento em trechos de subida, sendo que a termostática está perfeita, o interruptor térmico esta novo e dentro dos parâmetros e as ventoinhas armas de acordo com o especificado.

Já desmontei todo o sistema e iniciei uma série de verificações nos componentes, e partirei para a eficiência elétrica das ventoinhas, que são originais ainda...

Óbvio que tornarei a abrir o câmbio para checagem criteriosa dos discos e tal, mas preciso resolver esse problema de aquecimento antes...

Se alguém passou por algo semelhante puder passar alguma dica, estou aberto a sugestões...

Abraço!!!!

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 11 Fev 2017, 18:35
por Fernando Furini
Já conferiu com algum termômetro se a marcação do painel está correta?

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 12 Fev 2017, 12:02
por danrmp
Maurício,

Sem alguns dados é um pouco complicado tentar descobrir à distância, mas vou elencar algumas coisas que julgo serem interessantes de verificar:

-O estado das linhas de refrigeração do óleo do câmbio quanto à entupimentos;
- O funcionamento correto do bloqueio de conversor de torque, muito embora dependendo da serra ele ficará desacoplado boa parte do tempo;
- Quando disse óleo queimado, ele tem característica de ter material dos discos queimados nele?
- A luz do câmbio pisca se não me engano quando a temperatura do fluido ultrapassa os 120ºC. Com um scanner seria bom verificar o correto funcionamento deste sensor.
- Qual a proporção de aditivo que está utilizando?
- O sistema foi sangrado para remover as bolhas de ar?

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

MensagemEnviado: 13 Fev 2017, 19:39
por Mstreit
Fernando Furini escreveu:Já conferiu com algum termômetro se a marcação do painel está correta?


Fernando, sim, logo que efetuei a troca do radiador, há uns 5000km... Diferença de cerca de 3/4ºC...