Eletroventiladores - OCD 98/98

Equipamentos elétricos, luzes, retrovisores, relês, limpadores do parabrisa, chicotes, etc.

Moderador: Moderadores

Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 16 Mai 2016, 20:46

Galera,

Estou iniciando minha participação aqui no Fórum, e como estou começando as manutenções DIY possiveis, e ainda estou conhecendo o meu carro, andei estudando um pouco os relatos sobre o funcionamento dos eletroventiladores dos ÔMEGA, e percebi que meu carro está funcionando de forma diferente do que deve ser o normal:

Ao virar a chave, a ventoinha menor funciona quase contante, mesmo com o motor totalmente frio...
A segunda ventoinha (a maior) não arma nunca...

O relé preto do lado direito (próximo do hidrovácuo) apresenta sinais de queima inclusive na caixa plástica...

Como vi num dos tópicos o Lastwarrior comentando que isso é meio crônico nos 4100, já comprei um relé novo, e vou inspecionar a base dos relés, inclusive revisando o relé da injeção...

No entanto, não consegui achar fonte clara sobre as posições dos relés do meu carro, uma vez que a maior parte dos materiais técnicos disponíveis possui esquemas dos 95, diferentes do meu...

Já vi um esquema de funcionamento dos eletroventiladores dos 96/98 senão me engando postado pelo Furini, mas ontem, depois de muito procurar, não achei...

Alguém poderia me ajudar com a posição e finalidade dos relés, e o que esperar do funcionamento original dos eletroventiladores???

Desde já agradeço!!!
Mauricio Streit
Mstreit

Data de registro: 08 Mar 2016, 19:13
Estado: ES

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor danrmp » 16 Mai 2016, 21:28

Maurício,

O funcionamento das ventoinhas do 4.1 >96 é o seguinte:

- Interruptor do radiador atinge 95°: As duas ventoinhas internas são ligadas em SERIE (baixa velocidade)
- Interruptor do radiador atinge 105°: As duas ventoinhas internas são ligadas em PARALELO (alta velocidade)
- Ar condicionado ligado, pressão do sistema baixa: Ventoinha externa liga em baixa velocidade (via resistor)
- Ar condicionado ligado, pressão do sistema acima de 200 psi aciona pressostato do compressor: Ventoinha externa e internas em alta velocidade
- Chave de ignição desligada, resistência do sensor de temperatura do cabeçote abaixo de aprox. 80 ohms: Ventoinhas internas ligadas em série (baixa velocidade)

No seu caso tem que ver se o chicote não foi modificado, pois se uma das ventoinhas internas estiverem desligada ou queimadas, a outra não funcionará quando deveriam estar em baixa velocidade, pois são ligadas em série.

Faria uma verificação nos seguintes itens:
- Interruptor térmico - com o tempo ele altera a curva de acionamento;
- Fechar os contatos do conector do interruptor e verificar se apresenta o comportamento citado acima;
- Os relés salvo engano, ficam todos na caixa do cofre. Nunca tive problema no meu 4.1 então nunca fui atrás para ver.
Eng. Danniel Pizatto
GLS 4.1 1996 - Verde Russeau
Desde 0km

CD 3.0 1994 AT - Vermelho Schumman
danrmp

Data de registro: 11 Mar 2013, 18:48
Estado: DF

Mensagempor Mstreit » 16 Mai 2016, 23:29

Obrigado, cara...

Vou verificar a instalação, e fazer a checagem mecânica dos ventiladores quanto a rolamento,etc...

O cebolão do radiador, preciso levantar o carro, então vou deixar para o fim de semana...

Vou atualizando minhas descobertas aqui!!!

Valeu pela atenção!!!
Mauricio Streit
Mstreit

Mensagempor Fernando Furini » 17 Mai 2016, 18:55

Não precisa levantar o carro pra mexer no cebolão, é só enfiar a cabeça na frente da roda. Se tiver algum desnível no pátio, um degrau ou algo assim, melhor ainda.
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Data de registro: 29 Jun 2005, 05:48
Estado: RS

Mensagempor Mstreit » 17 Mai 2016, 21:12

Sem levantar, a lata de Bud não passa... heheheehehheheeh
Mauricio Streit
Mstreit

Mensagempor Mstreit » 15 Jun 2016, 00:15

Bom, senhores,

Seguem up's do que foi feito no arrefecimento do meu OCD...

1- Troca do relê de velocidade(preto) dos eletroventiladores, e melhoria nos contatos de acionamento
2- Troca do Interruptor térmico do radiador(original, MTE, 3 vias)
3- Troca do sensor de temperatura do painel
4- Limpeza do sistema é substituição do fluido de arrefecimento

Após concluído essa manutenção, descobri que meu radiador apresentava sinais de vazamento, e então resolvi trocar.

Pude verificar que o funcionamento ficou como descrito acima, ou seja, perfeito...
A mudança do sensor de temperatura, surpreendentemente provocou alteração na leitura da temperatura no painel... Antes o carro raramente chegava aos 90 graus... Agora, chegou até quase 100... Valeu a pena!!!

E com o sistema funcional é perfeitamente corrigido, até o desempenho do ar quente melhorou...

Vou seguindo para a próxima etapa!!!

Abraços a todos!!!
Mauricio Streit
Mstreit

Mensagempor Fernando Furini » 15 Jun 2016, 10:36

Que bom!
Problema resolvido, satisfação garantida!!
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Mensagempor Mstreit » 16 Jun 2016, 21:24

Fernando Furini escreveu:Que bom!
Problema resolvido, satisfação garantida!!

Acho que tenho problemas... O prazer de solucionar um problema, saber que funciona como no projeto original, acho que me satisfaz mais do que propriamente usar a barca...

Apesar de que andar no 4100 é beeeem bom... Hheheehhehehe
Mauricio Streit
Mstreit

Mensagempor Fernando Furini » 17 Jun 2016, 10:29

Concordo plenamente! Haha...
Desfazer gambiarra e fazer funcionar do jeito certo, garantido, é uma sensação incrível!
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Mensagempor danrmp » 17 Jun 2016, 18:46

Eu também sou assim, enquanto não estiver igualzinho ao funcionamento original eu não descanso.

Ah, e corrigindo a informação que coloquei acima, ao chegar a 105°C são acionadas as duas ventoinhas internas e a externa, todas em alta velocidade.
Eng. Danniel Pizatto
Desde 0km

danrmp

Mensagempor Mstreit » 17 Jun 2016, 22:11

danrmp escreveu:Eu também sou assim, enquanto não estiver igualzinho ao funcionamento original eu não descanso.

Ah, e corrigindo a informação que coloquei acima, ao chegar a 105°C são acionadas as duas ventoinhas internas e a externa, todas em alta velocidade.

Show, cara... Ainda não testei a essa temperatura, mas tenho certeza, que tá 100%...

Valeu!!!!
Mauricio Streit
Mstreit

Mensagempor Mstreit » 11 Fev 2017, 16:25

Boa tarde, turma...

Após 6000km sem problemas aparentes no Omegão, após as manutenções descritas, surgiu algo...

De anormal na minha opinião, apenas que todas as vezes que subia uma serra, a temperatura ia a quase 110º...

Pois bem... Fiz um passeio até a cidade de Alto Caparaó/MG, e como o nome diz é beeeem alto, e notei que a temperatura atingiu mais de 105º no painel.

Ao retornar, percebi um cheiro forte de queimado e desconfiei logo do Câmbio Automático. Porém tudo funcionava perfeitamente e não houve sinal de superaquecimento no painel...

Após levar o carro pro técnico de minha confiança que reparou o câmbio, foi constatado que o fluído hidráulico havia queimado, porém sem afetar os discos e outros componentes internos.

O câmbio segue funcionando perfeito, e a recomendação é a troca do fluído.

No entanto, preciso descobrir o que causa o rápido aquecimento em trechos de subida, sendo que a termostática está perfeita, o interruptor térmico esta novo e dentro dos parâmetros e as ventoinhas armas de acordo com o especificado.

Já desmontei todo o sistema e iniciei uma série de verificações nos componentes, e partirei para a eficiência elétrica das ventoinhas, que são originais ainda...

Óbvio que tornarei a abrir o câmbio para checagem criteriosa dos discos e tal, mas preciso resolver esse problema de aquecimento antes...

Se alguém passou por algo semelhante puder passar alguma dica, estou aberto a sugestões...

Abraço!!!!
Mauricio Streit
Mstreit

Mensagempor Fernando Furini » 11 Fev 2017, 18:35

Já conferiu com algum termômetro se a marcação do painel está correta?
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Mensagempor danrmp » 12 Fev 2017, 12:02

Maurício,

Sem alguns dados é um pouco complicado tentar descobrir à distância, mas vou elencar algumas coisas que julgo serem interessantes de verificar:

-O estado das linhas de refrigeração do óleo do câmbio quanto à entupimentos;
- O funcionamento correto do bloqueio de conversor de torque, muito embora dependendo da serra ele ficará desacoplado boa parte do tempo;
- Quando disse óleo queimado, ele tem característica de ter material dos discos queimados nele?
- A luz do câmbio pisca se não me engano quando a temperatura do fluido ultrapassa os 120ºC. Com um scanner seria bom verificar o correto funcionamento deste sensor.
- Qual a proporção de aditivo que está utilizando?
- O sistema foi sangrado para remover as bolhas de ar?
Eng. Danniel Pizatto
Desde 0km

danrmp

Mensagempor Mstreit » 13 Fev 2017, 19:39

Fernando Furini escreveu:Já conferiu com algum termômetro se a marcação do painel está correta?

Fernando, sim, logo que efetuei a troca do radiador, há uns 5000km... Diferença de cerca de 3/4ºC...
Mauricio Streit
Mstreit

Próximo

Retornar para Parte elétrica e iluminação