Eletroventiladores - OCD 98/98

Equipamentos elétricos, luzes, retrovisores, relês, limpadores do parabrisa, chicotes, etc.

Moderador: Moderadores

Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 16 Mai 2016, 20:46

Galera,

Estou iniciando minha participação aqui no Fórum, e como estou começando as manutenções DIY possiveis, e ainda estou conhecendo o meu carro, andei estudando um pouco os relatos sobre o funcionamento dos eletroventiladores dos ÔMEGA, e percebi que meu carro está funcionando de forma diferente do que deve ser o normal:

Ao virar a chave, a ventoinha menor funciona quase contante, mesmo com o motor totalmente frio...
A segunda ventoinha (a maior) não arma nunca...

O relé preto do lado direito (próximo do hidrovácuo) apresenta sinais de queima inclusive na caixa plástica...

Como vi num dos tópicos o Lastwarrior comentando que isso é meio crônico nos 4100, já comprei um relé novo, e vou inspecionar a base dos relés, inclusive revisando o relé da injeção...

No entanto, não consegui achar fonte clara sobre as posições dos relés do meu carro, uma vez que a maior parte dos materiais técnicos disponíveis possui esquemas dos 95, diferentes do meu...

Já vi um esquema de funcionamento dos eletroventiladores dos 96/98 senão me engando postado pelo Furini, mas ontem, depois de muito procurar, não achei...

Alguém poderia me ajudar com a posição e finalidade dos relés, e o que esperar do funcionamento original dos eletroventiladores???

Desde já agradeço!!!
Mauricio Streit
Mstreit

Data de registro: 08 Mar 2016, 19:13
Estado: ES

Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor danrmp » 16 Mai 2016, 21:28

Maurício,

O funcionamento das ventoinhas do 4.1 >96 é o seguinte:

- Interruptor do radiador atinge 95°: As duas ventoinhas internas são ligadas em SERIE (baixa velocidade)
- Interruptor do radiador atinge 105°: As duas ventoinhas internas são ligadas em PARALELO (alta velocidade)