por paulo nascimento » 22 Jan 2018, 15:39
Boa Tarde, Colega
O princípio de funcionamento do módulo Check Control, n° GM 90339233, que fica situada debaixo do painel de instrumentos a esquerda, numa haste que fica o módulo do Sensor de Luminosidade e logo em seguida a do módulo do Check Control, a tensão aplicada para acender as lâmpadas de sinalização e do farol, concorre que a corrente desprendida para acender as lâmpadas, crie uma resistência, sobre o resístor de valor 1k, que alimenta a base do CI (circuito integrado que recebe as informações para monitorar as Lâmpadas do freio), na queima de uma das lâmpadas a resistência diminui, com a tensão elevando um pouco, que consequentemente faz a tensão na base do CI, também elevar, ativando assim, o indicador luminoso no painel. Primeiro passo verificar se todos os pólos do soquete estão limpos e bem como da lâmpada, isto no meu ômega estava impecável, então, localizei o módulo do check control, retirei o circuito e fiz as medições necessárias com ele no veículo, e observei que chegava a tensão de 11,47 volt, e a tensão caia um pouco quando pisava no freio, vindo para 11,42 volts, por onde o resístor no valor de 1k ohms, e substitui pelo valor de 3K9 ohms, onde a tensão caiu sensivelmente para 11,31 volts, e o indicador interno do painel referente ao freio apagou, indicando que estava ok o sistema relativo as lâmpadas de freio. Fiz o teste também retirando uma das lâmpadas e o check control funcionou informando que havia uma lâmpada queimada, onde montei o circuito na caixinha do módulo e pronto.