Eletroventiladores - OCD 98/98

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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 13 Fev 2017, 19:44

danrmp escreveu:Maurício,

Sem alguns dados é um pouco complicado tentar descobrir à distância, mas vou elencar algumas coisas que julgo serem interessantes de verificar:

-O estado das linhas de refrigeração do óleo do câmbio quanto à entupimentos;
Considerado normal devido à monitoramento da pressão interna e externa...

- O funcionamento correto do bloqueio de conversor de torque, muito embora dependendo da serra ele ficará desacoplado boa parte do tempo;
O funcionamento do câmbio foi testado pelo técnico, e todos os testes resultaram e funcionamento perfeito...

- Quando disse óleo queimado, ele tem característica de ter material dos discos queimados nele?
Apesar de não termos retirado o cárter do câmbio, a amostra de fluído removido não apresentava resíduos...

- A luz do câmbio pisca se não me engano quando a temperatura do fluido ultrapassa os 120ºC. Com um scanner seria bom verificar o correto funcionamento deste sensor.
O sensor foi testado quando concluída a manutenção do câmbio... Apresentou funcionamento ok... E o câmbio não entrou em emergência...

- Qual a proporção de aditivo que está utilizando?
60/40, conforme estabelecido pelo fabricante...

- O sistema foi sangrado para remover as bolhas de ar?

Sim... Já estava rodando há algum tempo depois da ultima manutenção do arrefecimento. A temperatura só sobe em longos trechos de subida...
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 13 Fev 2017, 19:45

Valeu pela atenção e ajuda, galera!!!!

Tendo novidades, informo aqui!!!!
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 08 Jul 2017, 15:11

Boa tarde, turma!!!!

Depois de algum tempo fora do Fórum, estou de volta para atualizar a situação do meu carro e dos problemas de arrefecimento que eu estava enfrentando...

Primeiramente, como expliquei, o carro superaqueceu em um trecho de subida de serra, chegando a queimar o óleo do câmbio automático...

Passei um bom tempo revisando a ligação dos eletroventiladores, chicotes e relés, sem sucesso... Tudo estava perfeito, e como uma solução emergencial, acabei trocando o cebolão do radiador pelo modelo do ASTRA / VECTRA belgas, que aciona o 1º estágio com 88º e o 2º estágio com 95º... E mesmo assim, a temperatura continuava subindo muito rapidamente em algumas condições...

E aí, a fúria se apossou de mim e resolvi sacar a bomba d'água para uma boa verificação... E... Achei o problema!!!!

Graças à capacidade de observação do meu pai, percebemos que o rotor havia se deslocado no eixo da bomba, se afastando cerca de 3mmm da posição original... E isso causava redução da vazão de água da bomba...

Metemos a bomba (que estava em ótima estado com relação a ferrugem e desgaste) na prensa, devolvendo o rotor para a posição correta, e fixamos com loctite...

Montei e após uma volta por um percurso com subida de serra, pude perceber que a temperatura se mantinha estável, e pude rodar sem sustos. Problema resolvido!!!!

Aí foi substituir o fluído da caixa, e curtir o carro...

Era isso, galera... Por enquanto, sem maiores problemas!!!

Valeu...
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor danrmp » 12 Jul 2017, 15:55

Caramba, parabéns por ter solucionado.. Esta dica pode ajudar muita gente.

Como vcs perceberam a diferença? comparando com outra bomba ou analisando a posição do rotor em relação ao eixo?
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Fernando Furini » 13 Jul 2017, 18:50

Acrescentando uma pergunta: Ela é rotor de metal ou plástico? Já vi acontecer coisa desse tipo nas de plástico, que é consenso que não prestam.
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 13 Jul 2017, 21:37

Acrescentando uma pergunta: Ela é rotor de metal ou plástico? Já vi acontecer coisa desse tipo nas de plástico, que é consenso que não prestam.




Então Fernando!!!! Eu idem!!!

Porém é metálico... Bomba INDISA...

Pelo visto, estava incomodando o antigo proprietário há algum tempo... Consegui falar com ele e me explicou que modificou o funcionamento das ventoinhas exatamente por esse problema... Subida de serra, o carro esquentava... Se viesse na estrada, e de repente chegasse em uma cidade que obrigasse a reduzir a velocidade, a temperatura subia...

Nunca tinha visto isso... E só identificamos porque meu pai percebeu uma pequena marca de desgaste no bloco, justamente causada pelo rotor "roçando" no bloco, bem de leve...

Acho que dei sorte!!!
Editado pela última vez por Mstreit em 13 Jul 2017, 21:46, num total de 1 vezes
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 13 Jul 2017, 21:43

Valeu, danrmp!!!

Meu pai percebeu uma pequena marca no bloco...

Fizemos a medição com o paquímetro, e depois pegamos uma foto de bomba nova e percebemos que a distância em relação à carcaça era bem menor...

Ai foi prensa, e teste...

Quis evitar comprar uma bomba nova até ter certeza de que seria ela o problema... Dei sorte... A minha está perfeita de rolamento e gaxeta... E agora, com vazão correta!!!!
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor danrmp » 14 Jul 2017, 10:55

Fim de semana lembrei da sua história. No domingo fiz uma pequena viagem (~400km) com meu 3.0. Na ida, temperatura normal de trabalho em rodovia, 2 tracinhos no painel. Na volta, três. Mesmo com a temperatura ambiente mais alta na parte da tarde, o normal dele é trabalhar com dois no painel.

No caminho fui observando o carro e cogitando o que poderia ser.. Termostática travada e radiador obstruídos foram eliminados ao parar num posto. Cheguei a cogitar de quebra do catalisador, já que o carro bateu em umas duas lombadas — praga nacional.

Minha preocupação era ao chegar no trecho urbano, porém o carro não superaqueceu. Quando tiver tempo vou checar a temperatura dos catalisadores para verificar entupimento e analisar a temperatura pelo scanner.. Até combustível adulterado entrou na lista.. Se chegar a alguma conclusão aviso vocês.
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Fernando Furini » 14 Jul 2017, 11:18

Mstreit escreveu:Pelo visto, estava incomodando o antigo proprietário há algum tempo...

Quantos carros são vendidos por coisas assim...
Que bom que resolveu, agora é só curtir!
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 14 Jul 2017, 18:10

danrmp escreveu:Fim de semana lembrei da sua história. No domingo fiz uma pequena viagem (~400km) com meu 3.0. Na ida, temperatura normal de trabalho em rodovia, 2 tracinhos no painel. Na volta, três. Mesmo com a temperatura ambiente mais alta na parte da tarde, o normal dele é trabalhar com dois no painel.

No caminho fui observando o carro e cogitando o que poderia ser.. Termostática travada e radiador obstruídos foram eliminados ao parar num posto. Cheguei a cogitar de quebra do catalisador, já que o carro bateu em umas duas lombadas — praga nacional.

Minha preocupação era ao chegar no trecho urbano, porém o carro não superaqueceu. Quando tiver tempo vou checar a temperatura dos catalisadores para verificar entupimento e analisar a temperatura pelo scanner.. Até combustível adulterado entrou na lista.. Se chegar a alguma conclusão aviso vocês.



É sinal de alerta mesmo... Tu conhece o funcionamento normal do carro...

O meu sofrimento foi principalmente por não conhecer o meu... O meu normal estava adulterado...

Pode ser combustível mesmo...

Vai mandando notícias...
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 14 Jul 2017, 18:18

Fernando Furini escreveu:
Mstreit escreveu:Pelo visto, estava incomodando o antigo proprietário há algum tempo...

Quantos carros são vendidos por coisas assim...
Que bom que resolveu, agora é só curtir!



Pois é, cara!!! Minha sorte é que eu mesmo faço a manutenção... Se tivesse levado em mecânico, teria trocado a bomba e "resolvido" o problema se saber a causa...

O antigo proprietário acabou se acostumando a ficar neurótico em trechos de subida...

Em setembro vou até o Rio Grande nele novamente... E vou subir o Rio do Rastro só pra testar... kkkk
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor danrmp » 01 Dez 2017, 11:03

Mstreit escreveu:
danrmp escreveu:Fim de semana lembrei da sua história. No domingo fiz uma pequena viagem (~400km) com meu 3.0. Na ida, temperatura normal de trabalho em rodovia, 2 tracinhos no painel. Na volta, três. Mesmo com a temperatura ambiente mais alta na parte da tarde, o normal dele é trabalhar com dois no painel.

No caminho fui observando o carro e cogitando o que poderia ser.. Termostática travada e radiador obstruídos foram eliminados ao parar num posto. Cheguei a cogitar de quebra do catalisador, já que o carro bateu em umas duas lombadas — praga nacional.

Minha preocupação era ao chegar no trecho urbano, porém o carro não superaqueceu. Quando tiver tempo vou checar a temperatura dos catalisadores para verificar entupimento e analisar a temperatura pelo scanner.. Até combustível adulterado entrou na lista.. Se chegar a alguma conclusão aviso vocês.



É sinal de alerta mesmo... Tu conhece o funcionamento normal do carro...

O meu sofrimento foi principalmente por não conhecer o meu... O meu normal estava adulterado...

Pode ser combustível mesmo...

Vai mandando notícias...


Foi problema de termostática parcialmente travada.. Bem que um amigo me falou que nos carros de serviço dele não entra válvula da MTE. Coloquei uma Wahler (dos Volks AP, temperatura 80°C) que o funcionamento voltou a ficar perfeito.
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Mstreit » 10 Dez 2017, 09:35

Fala, Danniel!!!

Aí sim!!!

Ótimo quando se descobre de fato o defeito...

Quanto às peças da MTE... Tenho ouvido muuuta coisa ruim sobre elas...
No meu carro estou usando uma... Vou ficar atento...

Abraço!!!
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor Fernando Furini » 11 Dez 2017, 08:58

danrmp escreveu:Coloquei uma Wahler (dos Volks AP, temperatura 80°C) que o funcionamento voltou a ficar perfeito.

Mas Wahler 80º é exatamente a original...
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Re: Eletroventiladores - OCD 98/98

Mensagempor danrmp » 11 Dez 2017, 11:02

Fernando Furini escreveu:
danrmp escreveu:Coloquei uma Wahler (dos Volks AP, temperatura 80°C) que o funcionamento voltou a ficar perfeito.

Mas Wahler 80º é exatamente a original...


Do 4.1 com certeza!! Mas do 3.0 eu tenho dúvidas.. No catálogo da MTE consta como 82ºC e se vc pegar as chinesas que vem como especificação européia, elas são de 92ºC.

Como não encontro a Wahler compatível de 82, eu compro a do AP que é fácil de encontrar e baratinha (R$35).
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