Bicos do 4.1 onde encontrar?

Não pega, morre, engasga, bomba de combustível, regulador de pressão, velas, bobina, distribuidor, etc.

Moderador: Moderadores

Re: Bicos do 4.1 onde encontrar?

Mensagempor Marcelo Henrique Salles » 23 Nov 2010, 18:08

A Nafil informou qual é o código escrito na peça ?
Marcelo Henrique de Salles
Omega CD 1997 cinza baudry mecânico álcool
São José dos Campos - SP
12 8146 4419
Marcelo Henrique Salles

Data de registro: 09 Abr 2008, 15:03

Mensagempor Flaviocrp » 24 Nov 2010, 07:14

Não tem somente o numero original GM, Marcelo por um acaso foi vc quem colocou os bicos do vectra?

Abraços

Flávio
Omega CD 96 4.1 - Preto Liszt
Teto Solar, Cambio Manual, Painel Digital.
Chip alcool + Potencia
Flaviocrp

Data de registro: 19 Jan 2009, 10:47

Mensagempor Vitor Hugo » 16 Dez 2010, 15:28

Pessoal, finalmente chegamos numa conclusão sobre os bicos do Omega 4.1, e existe um substituto, vou repassar um material montado pelo Diego Rodrigues do DF:

Pois é, pessoal. aconteceu há uns dias mas só agora estou postando a novidade sobre os bicos.

como a maioria sabe, há algum tempo os donos de 4.1 andam à procura de um bico substituto para o caríssimo (R$500,00) e raríssimo bico original (BOSCH 0280150975).

primeiro, uma "breve" história...

meu carro há umas 3 semanas apresentou por umas 5 vezes um sintoma estranho. queimava 5 cilindros por uns segundos e parava. a primeira vez aconteceu e durou enquanto eu dirigi por uns 2km. dias depois aparecia por uns 30s e voltava ao normal.

como o chip que eu estava usando pra álcool estava com o diagóstico da IE desabilitado, eu resolvi colocar podium e chip original pra ver se a luz da IE acendia durante a falha, pois se fosse vela a luz não se acenderia na hora, só após um tempo detectando a mistura rica demais devido à má queima.

com o chip original e podium, um belo desempenho. tanto é que corri desta forma num teste contra o carro do amigo Nilson e o carro andou muito bem. no dia da puxada, quando já estava andando de boa indo pra casa, o carro começa a queimar 5 cilindros e acende a luz da IE. quando eu pisava mais ele voltava ao normal. já tinha acontecido esse mesmo sintoma uns dias antes e a IE acendera todas as vezes. só que eu ainda não tinha verificado o código de erro.

no dia seguinte, peguei a família na hora do almoço pra ir almoçar na casa da minha vó, a 13km de onde moro. o carro começou com a frescura de novo, mas desta vez não parou mais. fui assim até chegar lá!

fiz a conexão direta do pino A e B no conector de diagnóstico da IE e foi indicado o erro 83. peguei aquele manual de diagóstico da IE do Omega 4.1 e o código se referia a: baixa voltagem no bico injetor 3.

já indignado, fui almoçar e liguei no trampo pra dizer que não iria à tarde.

ranguei e comecei a tirar o capacetão. rsrs! medi a resistência de 2 bicos. 17 ohms cada. normal. medi a resistência do bico injetor nº 3 e... 30 ohms!

daí já comecei a pensar... quer saber, vou testar um bico diferente, porque o original não vou achar, se achar, será caro. também não vou ficar com carro parado sem solução.

liguei na Smaff, concessionária chevrolet onde temos um desconto bacana para o Omega DF (como chamamos nosso clube local) e o vendedor (que também tem um 4.1 e comprou semana passada mais um, um australiano 2004 (3.8)) me falou que tinha o bico e fazia por 171 reais.

perguntei o nº do bico. era o 0280155821, que o Vitor Hugo (do OC nacional) já havia comentado comigo sobre ele, dizendo que na nafil ele agora consta como o bico para o 4.1.

resolvi arriscar e testar. eu ia comprar os 6, pra não dar diferença no autoajuste da IE com pé leve (andando com pé em baixo só segue o mapa gravado), mas só tinham 4. meu pai me deu uma carona e comprei os 4.

pelo formato dele, diferente na ponta, eu já imaginava que não ia ser um encaixe perfeito no inserto. desculpem não tirar fotos. não estou com câmera. mas é o seguinte, o bico substituto não fica com a ponta passando do inserto, fica mais recuado. mas a vedação é boa, pois tem a borracha lá e um anel de plástico. acredito que não faça diferença, pois até agora não percebi nada de errado.

a parte traseira do bico entra na flauta com um esforço um pouco maior, mas é por causa da borrachinha que é um pouco mais rígida que a que eu havia comprado há uns meses atrás para os bicos originais. mas entra na flauta e fica bem firme.

coloquei os 4 bicos e fui dar uma volta. como tenho hallmeter instalado, pude comparar com as leituras anteriores.

para nossa felicidade eu digo: não há diferença!!!!!!!!!!

meu medo era de mistura pobre, pois tenho várias tabelas de vazão de bicos e numa delas mostra que este bico teria uma vazão de 149cc/min, bem abaixo dos 211cc/min do 0280150975. acontece que em outras tabelas dizia que tinha a 0,5ml a menos que no bico do 4.1. pelos testes, posso dizer que tá na mesma.

o bico é este: http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=8146

na GM vão te falar o código 93267340, mas no bico vem o código BOSCH 0280155821. o bico 0280155822 também serve. este é do vectra 2.2 16v, enquanto aquele é do vectra 2.2 8v, dentre outros modelos. o 822 tem uma vazão um pouco maior que a do 4.1, mas é pouca coisa. eu só vi isso depois, senão tinha compra 6 dele, que sai mais barato.

quem quiser mais vazão, recomendo estes: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-flex-_JM

mas tem que usar os referidos alongadores, pois o bico é mais curto. é um bico barato e só os recomendo para ficar mais tranquilo na conversão pro álcool.

testei os bicos novos esticando até o corte e não teve nada anormal. nada de cortezinhos, nada de mistura pobre. podem comprar sem medo. desde segunda estou no álcool e testando. ainda estou com uns 5L de gasolina podium misturada, mas o comportamento está normal (apesar das griladas por causa da gasolina). assim que completar de novo e ficar com 100% álcool, pois vou testar os chips que o André está por me enviar, digo o resultado, mas pelo visto está a mesma coisa de antes.

vou comprar os outros 2 bicos 0280155821 e vender os 5 originais que sobrevireram. quando eu for montá-los eu tento arranjar uma câmera pra tirar umas fotos.

RESUMO TÉCNICO:
BICO ORIGINAL: BOSCH 0280150975 vazão em torno de 211cc/min ou 31,5ml nas máquinas de teste.

BICOS SUBSTITUTOS: BOSCH 0280155821 (GM 93267340 vectra 2.2 8v)) e BOSCH 0280155822 (GM 93290696 vectra 2.2 16v). vazões em torno de 211 a 220cc/min. +-32ml nas máquinas de teste.

PARA OS MAIS SEDENTOS: 0280156086 (ASTRA ÁLCOOL E VECTRA FLEX), mas precisa de adaptador. 42ml nas máquinas de teste, ou mais.

não é obrigatório trocar os 6 de uma vez. pode trocar só o(o) problemático(s). vou trocar todos só porque sou enjoado, nem que eu me e$trepe mais um pouco...

vou vender os meus originais. depois faço um anúncio com fotos, depois que eu tirar os outros 2 que ainda estão na flauta.

abraço!
Omega GLS 2.2 1997 Azul Turner
Teto Solar, CB, Power tech 15", Xenon com Laudo, Impecavel.
ex GLS 4.1 1995
Vitor Hugo

Data de registro: 24 Dez 2007, 12:39
Estado: RS

Mensagempor Roberto Francesco » 17 Dez 2010, 16:20

Eu vi o tópico do Diego no CO.net, e ía perguntar para ele se podia postar aqui as informações, mas o Vitor chegou antes.

Bom saber que existe solução para os bicos do 4.1... ainda mais com a recomendação de bicos diferentes para quem roda com álcool.
OCD 4.1 96 cinza monet.
Roberto Francesco

Data de registro: 28 Set 2008, 02:18

Mensagempor LucGoncalez » 29 Set 2017, 18:14

Boa noite pessoal. Desenterrando o tópico!

Preciso trocar meus bicos, e cheguei a mesma conclusão, 0280155821 com vazão ligeiramente menor e 0280155822 ligeiramente maior.

Estou propenso a comprar o 822 mas estou na dúvida por que todos recomendam o 821. Mas sei que com o aumento do álcool na gasolina precisa de um bico com vazão maior que o original, dessa forma o 821 não seria uma boa idéia.

Nesse tempo todo, vocês têm notícia de alguém usando o 822? Como fica o desempenho do 821 e 822?

Abraços.
Luciano Gonçalez

OCD 4.1 1997 AT - Verde West
LucGoncalez

Data de registro: 16 Out 2015, 10:47
Estado: SP

Mensagempor danrmp » 02 Out 2017, 09:36

Olha, creio que apesar do aumento do teor de álcool na gasolina, não é necessário usar bico com maior vazão..

O que aconteceu com os seus? Deu problema em mais de um bico?
Eng. Danniel Pizatto
GLS 4.1 1996 - Verde Russeau
Desde 0km

CD 3.0 1994 AT - Vermelho Schumman
danrmp

Data de registro: 11 Mar 2013, 18:48
Estado: DF

Anterior

Retornar para Ignição e alimentação