Bicos do 4.1 onde encontrar?

Não pega, morre, engasga, bomba de combustível, regulador de pressão, velas, bobina, distribuidor, etc.

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Re: Bicos do 4.1 onde encontrar?

Mensagempor Marcelo Henrique Salles » 23 Nov 2010, 18:08

A Nafil informou qual é o código escrito na peça ?
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Re: Bicos do 4.1 onde encontrar?

Mensagempor Flaviocrp » 24 Nov 2010, 07:14

Não tem somente o numero original GM, Marcelo por um acaso foi vc quem colocou os bicos do vectra?

Abraços

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Re: Bicos do 4.1 onde encontrar?

Mensagempor Vitor Hugo » 16 Dez 2010, 15:28

Pessoal, finalmente chegamos numa conclusão sobre os bicos do Omega 4.1, e existe um substituto, vou repassar um material montado pelo Diego Rodrigues do DF:

Pois é, pessoal. aconteceu há uns dias mas só agora estou postando a novidade sobre os bicos.

como a maioria sabe, há algum tempo os donos de 4.1 andam à procura de um bico substituto para o caríssimo (R$500,00) e raríssimo bico original (BOSCH 0280150975).

primeiro, uma "breve" história...

meu carro há umas 3 semanas apresentou por umas 5 vezes um sintoma estranho. queimava 5 cilindros por uns segundos e parava. a primeira vez aconteceu e durou enquanto eu dirigi por uns 2km. dias depois aparecia por uns 30s e voltava ao normal.

como o chip que eu estava usando pra álcool estava com o diagóstico da IE desabilitado, eu resolvi colocar podium e chip original pra ver se a luz da IE acendia durante a falha, pois se fosse vela a luz não se acenderia na hora, só após um tempo detectando a mistura rica demais devido à má queima.

com o chip original e podium, um belo desempenho. tanto é que corri desta forma num teste contra o carro do amigo Nilson e o carro andou muito bem. no dia da puxada, quando já estava andando de boa indo pra casa, o carro começa a queimar 5 cilindros e acende a luz da IE. quando eu pisava mais ele voltava ao normal. já tinha acontecido esse mesmo sintoma uns dias antes e a IE acendera todas as vezes. só que eu ainda não tinha verificado o código de erro.

no dia seguinte, peguei a família na hora do almoço pra ir almoçar na casa da minha vó, a 13km de onde moro. o carro começou com a frescura de novo, mas desta vez não parou mais. fui assim até chegar lá!

fiz a conexão direta do pino A e B no conector de diagnóstico da IE e foi indicado o erro 83. peguei aquele manual de diagóstico da IE do Omega 4.1 e o código se referia a: baixa voltagem no bico injetor 3.

já indignado, fui almoçar e liguei no trampo pra dizer que não iria à tarde.

ranguei e comecei a tirar o capacetão. rsrs! medi a resistência de 2 bicos. 17 ohms cada. normal. medi a resistência do bico injetor nº 3 e... 30 ohms!

daí já comecei a pensar... quer saber, vou testar um bico diferente, porque o original não vou achar, se achar, será caro. também não vou ficar com carro parado sem solução.

liguei na Smaff, concessionária chevrolet onde temos um desconto bacana para o Omega DF (como chamamos nosso clube local) e o vendedor (que também tem um 4.1 e comprou semana passada mais um, um australiano 2004 (3.8)) me falou que tinha o bico e fazia por 171 reais.

perguntei o nº do bico. era o 0280155821, que o Vitor Hugo (do OC nacional) já havia comentado comigo sobre ele, dizendo que na nafil ele agora consta como o bico para o 4.1.

resolvi arriscar e testar. eu ia comprar os 6, pra não dar diferença no autoajuste da IE com pé leve (andando com pé em baixo só segue o mapa gravado), mas só tinham 4. meu pai me deu uma carona e comprei os 4.

pelo formato dele, diferente na ponta, eu já imaginava que não ia ser um encaixe perfeito no inserto. desculpem não tirar fotos. não estou com câmera. mas é o seguinte, o bico substituto não fica com a ponta passando do inserto, fica mais recuado. mas a vedação é boa, pois tem a borracha lá e um anel de plástico. acredito que não faça diferença, pois até agora não percebi nada de errado.

a parte traseira do bico entra na flauta com um esforço um pouco maior, mas é por causa da borrachinha que é um pouco mais rígida que a que eu havia comprado há uns meses atrás para os bicos originais. mas entra na flauta e fica bem firme.

coloquei os 4 bicos e fui dar uma volta. como tenho hallmeter instalado, pude comparar com as leituras anteriores.

para nossa felicidade eu digo: não há diferença!!!!!!!!!!

meu medo era de mistura pobre, pois tenho várias tabelas de vazão de bicos e numa delas mostra que este bico teria uma vazão de 149cc/min, bem abaixo dos 211cc/min do 0280150975. acontece que em outras tabelas dizia que tinha a 0,5ml a menos que no bico do 4.1. pelos testes, posso dizer que tá na mesma.

o bico é este: http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=8146

na GM vão te falar o código 93267340, mas no bico vem o código BOSCH 0280155821. o bico 0280155822 também serve. este é do vectra 2.2 16v, enquanto aquele é do vectra 2.2 8v, dentre outros modelos. o 822 tem uma vazão um pouco maior que a do 4.1, mas é pouca coisa. eu só vi isso depois, senão tinha compra 6 dele, que sai mais barato.

quem quiser mais vazão, recomendo estes: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-flex-_JM

mas tem que usar os referidos alongadores, pois o bico é mais curto. é um bico barato e só os recomendo para ficar mais tranquilo na conversão pro álcool.

testei os bicos novos esticando até o corte e não teve nada anormal. nada de cortezinhos, nada de mistura pobre. podem comprar sem medo. desde segunda estou no álcool e testando. ainda estou com uns 5L de gasolina podium misturada, mas o comportamento está normal (apesar das griladas por causa da gasolina). assim que completar de novo e ficar com 100% álcool, pois vou testar os chips que o André está por me enviar, digo o resultado, mas pelo visto está a mesma coisa de antes.

vou comprar os outros 2 bicos 0280155821 e vender os 5 originais que sobrevireram. quando eu for montá-los eu tento arranjar uma câmera pra tirar umas fotos.

RESUMO TÉCNICO:
BICO ORIGINAL: BOSCH 0280150975 vazão em torno de 211cc/min ou 31,5ml nas máquinas de teste.

BICOS SUBSTITUTOS: BOSCH 0280155821 (GM 93267340 vectra 2.2 8v)) e BOSCH 0280155822 (GM 93290696 vectra 2.2 16v). vazões em torno de 211 a 220cc/min. +-32ml nas máquinas de teste.

PARA OS MAIS SEDENTOS: 0280156086 (ASTRA ÁLCOOL E VECTRA FLEX), mas precisa de adaptador. 42ml nas máquinas de teste, ou mais.

não é obrigatório trocar os 6 de uma vez. pode trocar só o(o) problemático(s). vou trocar todos só porque sou enjoado, nem que eu me e$trepe mais um pouco...

vou vender os meus originais. depois faço um anúncio com fotos, depois que eu tirar os outros 2 que ainda estão na flauta.

abraço!
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Re: Bicos do 4.1 onde encontrar?

Mensagempor Roberto Francesco » 17 Dez 2010, 16:20

Eu vi o tópico do Diego no CO.net, e ía perguntar para ele se podia postar aqui as informações, mas o Vitor chegou antes.

Bom saber que existe solução para os bicos do 4.1... ainda mais com a recomendação de bicos diferentes para quem roda com álcool.
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Re: Bicos do 4.1 onde encontrar?

Mensagempor LucGoncalez » 29 Set 2017, 18:14

Boa noite pessoal. Desenterrando o tópico!

Preciso trocar meus bicos, e cheguei a mesma conclusão, 0280155821 com vazão ligeiramente menor e 0280155822 ligeiramente maior.

Estou propenso a comprar o 822 mas estou na dúvida por que todos recomendam o 821. Mas sei que com o aumento do álcool na gasolina precisa de um bico com vazão maior que o original, dessa forma o 821 não seria uma boa idéia.

Nesse tempo todo, vocês têm notícia de alguém usando o 822? Como fica o desempenho do 821 e 822?

Abraços.
Luciano Gonçalez

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Re: Bicos do 4.1 onde encontrar?

Mensagempor danrmp » 02 Out 2017, 09:36

Olha, creio que apesar do aumento do teor de álcool na gasolina, não é necessário usar bico com maior vazão..

O que aconteceu com os seus? Deu problema em mais de um bico?
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