Barulho motor 3.0

Peças do motor, barulhos estranhos, fumaça, óleo baixando, etc.

Moderador: Moderadores

Barulho motor 3.0

Mensagempor vpimenta » 15 Ago 2016, 14:44

Boa tarde senhores blz !

Estou com algumas dúvidas e após dar uma pesquisada no fórum não encontrei respostas do que eu queria então vou perguntar aos mestres com relação aos pontos:

Sou muito cuidadoso com meu omega, procuro sempre buscar o melhor no quesito prevenção. Mas no momento de pega-lo deixei algumas coisas passarem despercebidas. Eu já trabalhei como mecânico alguns e isso acabou agregando muito conhecimento e experiencia em buscar informações. No entando eu sabia e tinha todas as manhãs do motor FII GM, ja o 3.0 6cc estou com algumas dúvidas.

1- Como alguns poderão ver no meu tópico de apresentação tive a infelicidade de bater o carro e n desiste do mesmo, mesmo tendo todos os motivos para picar e vender as peças pois daria mais dinheiro do que arrumar. Optei por arrumar. E hoje ele esta novo de novo rsss, no entando a dúvida é, perdi a viscosa na batida, e na analise vi que ela ja estava travada, e a ventoinha unica que tinha na frente do carro tb acabou sendo danificada. Para substituir peguei a ventoinha elétrica dupla do omega 4.1. Onde atualmente o eletricista deixou apenas 1 ligando na velocidade alta e disse que a segunda ventoinha serve para quando o Ar condicionado estiver funcionando (Atualmente o compressor esta ferrado). O cebolão eu coloquei do 4.1 armando com 105º e desarmando com 95º. Não sei se fiz certo, mas o original armava com 120º e desarmava com 105º de acordo com as informações contidas no próprio cebolão. Achei muito para um motor desses e visto que n teria mais a ventoinha travada e a eletrica frontal.
Porém venho percebendo que ao armar a ventoinha ele demora desarmar, o que da sinal de dificuldade no resfriamento, e quando desarma, não demora muito para armar novamente.

Minha conclusão é que essa ventoinha sozinha não esta dando conta, para os donos de omega com ventoinha eletrica dupla, qual o funcionamento delas originalmente ?

2- Motor rajando, em um certo dia aos 3.500 rpm eu notei o barulho de rajando no motor e isso me deixou preocupado não pela M.O e sim pelas peças.

Opniões: Ouvi a frase, se livra que mé bucha. Como tb ouvi troca só as bronzinas de mancal que resolve.

Com relação a se livrar, n é minha intenção passar problema para ninguém. E diante do que investi não vale a pena vender o carro mais.
Com relação À troca somente das bronzinas de mancal, alem de achar um serviço feito pela metade, o que me garante que não é uma bronzina de biela que esta ferrada ? Fora isso a partir do momento da abertura do bloco tudo será uma caixinha de surpresas. Então para quem teve esse problema, quais foram as alternativas ? O que é valido ?

Eu particularmente dei uma fuçada e achei esse link, que fiquei até curioso em perguntar quais marcas eles trabalhavam:

http://www.lionmotors.com.br/kit/kit-mo ... 92-96.html

E as marcas estão entre: TAKAO , MOTOR BEST , APEX , OEM

É um valor consideravelmente em conta ou alto ? Quando eu fiz o motor do meu Kadett, o valor n ficou muito longe desse.

Alguém conhece essa loja ? Já fez compras ? Já usou peças dos mesmos ?

Acho que para esse tópico esta bom de duvidas, vamos ver o que da para se levantar de informação !

Muito obrigado. Abs
vpimenta

Data de registro: 23 Abr 2016, 10:31
Estado: SP

Re: Barulho motor 3.0

Mensagempor danrmp » 15 Ago 2016, 15:37

O funcionamento das ventoinhas do 4.1 >96 é o seguinte:

- Interruptor do radiador atinge 95°: As duas ventoinhas internas são ligadas em SERIE (baixa velocidade)
- Interruptor do radiador atinge 105°: As duas ventoinhas internas são ligadas em PARALELO (alta velocidade) juntamente com a externa em alta velocidade
- Ar condicionado ligado, pressão do sistema baixa: Ventoinha externa liga em baixa velocidade (via resistor série)
- Ar condicionado ligado, pressão do sistema acima de aprox. 200 psi aciona pressostato do compressor: Ventoinha externa e internas em alta velocidade
- Chave de ignição desligada, resistência do sensor de temperatura do cabeçote abaixo de aprox. 80 ohms: Ventoinhas internas ligadas em série (baixa velocidade).

Portanto, seu eletricista ligou da maneira incorreta, pois para arrefecer o motor ambas internas são utilizadas.

O interruptor térmico do 3.0 liga o eletroventilador frontal (o único que ele possui) com 95°. Os 120° estampados nele é do contato Normalmente Fechado, que serve para interromper o funcionamento do Ar condicionado em caso de superaquecimento.

Portanto, no seu caso faria o seguinte:
- Manteria instalado o interruptor térmico do 4.1 (2 estágios, 95 e 105) da mesma forma que a ligação original dos 4.1;
- O conector do interruptor é o mesmo, mas como do 3.0 tem um contato NA e outro NF, enquanto o 4.1 possui dois NA, você precisará alterar o chicote para permitir o funcionamento do ar condicionado e das ventoinhas.
- Ao reparar o ar condicionado, é possível utilizar o mesmo esquema do 4.1 para arrefecimento do condensador.
- Caso queira que o acionamento seja feito a uma temperatura mais baixa, é possível utilizar o interruptor do Astra Belga, que utiliza o mesmo conector e tem a mesma rosca, mas com temperatura de acionamento de 87° e 92° se não me falhe a memória. No entanto acho dispensável esta modificação no 3.0.

Att,
Eng. Danniel Pizatto
GLS 4.1 1996 - Verde Russeau
Desde 0km

CD 3.0 1994 AT - Vermelho Schumman
danrmp

Data de registro: 11 Mar 2013, 18:48
Estado: DF

Mensagempor vpimenta » 15 Ago 2016, 16:15

Daniel, super bacana sua explicação. O meu unico receio é a falta de conhecimento e a readaptação para o funcionamento correto. Taí algo que acho extremamente complexo. Conhecer um auto elétrico que manje do que ta fazendo rsss. Eu particularmente entendi o que vc diz, mas por isso na pratica ja foge do meu feeling de elétrica que é extremamente limitado rs

Eu atualmente estou só com essas duas ventoinhas eletricas. Creio ser necessário fazer algum esquema no qual eu armo elas simultaneamente em velocidade alta para o resfriamento do motor. Com relação ao ar, a previsão de concerto ainda esta longe, então acredito ser produtivo essa saida para evitar sobreaquecimento. Ou estou errado ?

É necessário ter uma terceira ventoinha atras do radiador ? ou essas duas dão conta ?

abs
vpimenta

Mensagempor danrmp » 15 Ago 2016, 16:25

Se somente duas dão conta aí já foge da minha área de atuação, mas creio que somente em casos mais extremos elas teriam dificuldade de abaixar a temperatura.

Sim, é um pouco complexo criar esta lógica com relês, mas não impossível.

Vc pode deixar somente a fiação preparada para quando for consertar o ar condicionado, faltar apenas a ventoinha frontal.

Com este esquema creio que seja possível ter um ponto de partida
Anexos
ac.JPG
Eng. Danniel Pizatto
Desde 0km

danrmp

Mensagempor vpimenta » 15 Ago 2016, 17:20

Daniel, na grande verdade essas duas ventoinhas estão na frontal. Interna não tenho nenhuma no momento, Originalmente esse 3.0 tinha uma viscosa (travada) e uma frontal. Estou pensando em adaptar uma do citroen internamente usando 1 Relê e o cebolão do radiador e deixar a segunda ventoinha frontal para quando o ar for ligado. Ou acionado.

O que acha ?

Abs
vpimenta

Mensagempor Fernando Furini » 15 Ago 2016, 19:24

vpimenta escreveu:Daniel, na grande verdade essas duas ventoinhas estão na frontal.

Tem que mudar isso imediatamente!
Ventilador tem sentido de rotação, assim como arrefecimento do motor tem sentido correto pra ser montado, e o seu está invertido. Seu motor só vai refrigerar direito parado, andando vai acabar fervendo, pois ao invés dele estar puxando ar de fora pra dentro, está fazendo o contrário disso.
Pra poder usar um interno na frente (ou vice-versa) tem que fazer a ligação pra eles girarem do sentido contrário ao normal, e ainda assim pode não resolver devido ao formato das pás do ventilador.
O mais simples a se fazer, é colocar ventilador interno na parte interna e como o carro tá sem A/C mesmo, depois partir pra essa parte, colocando um externo na parte externa. Tudo devido ao sentido do fluxo de ar.
Pra saber se o cara que fez o serviço tem noção disso, espera o motor aquecer e veja pra qual lado tá fazendo vento, se é em direção ao motor ou em direção à dianteira do carro.
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Data de registro: 29 Jun 2005, 05:48
Estado: RS

Mensagempor danrmp » 15 Ago 2016, 21:10

Bom então nesse caso as coisas mudam,faça como o Fernando falou, cheque o sentido de rotação das pás.

Espaço entre a Poliana bomba e radiador é até maior no 3.0, mas com o inconveniente de não ter aonde fixar devido ao radiador de óleo no lado direito, mas acho que tem jeito
Eng. Danniel Pizatto
Desde 0km

danrmp

Mensagempor vpimenta » 16 Ago 2016, 12:14

Fernando Furini escreveu:
vpimenta escreveu:Daniel, na grande verdade essas duas ventoinhas estão na frontal.

Tem que mudar isso imediatamente!
Ventilador tem sentido de rotação, assim como arrefecimento do motor tem sentido correto pra ser montado, e o seu está invertido. Seu motor só vai refrigerar direito parado, andando vai acabar fervendo, pois ao invés dele estar puxando ar de fora pra dentro, está fazendo o contrário disso.
Pra poder usar um interno na frente (ou vice-versa) tem que fazer a ligação pra eles girarem do sentido contrário ao normal, e ainda assim pode não resolver devido ao formato das pás do ventilador.
O mais simples a se fazer, é colocar ventilador interno na parte interna e como o carro tá sem A/C mesmo, depois partir pra essa parte, colocando um externo na parte externa. Tudo devido ao sentido do fluxo de ar.
Pra saber se o cara que fez o serviço tem noção disso, espera o motor aquecer e veja pra qual lado tá fazendo vento, se é em direção ao motor ou em direção à dianteira do carro.

Bom dia senhores,

Talvez eu tenha me expressado mau.

Recapitulando o tema, após a batida minha viscosa (Que estava travada) quebrou e eu a retirei junto da ventoinha frontal unica frontal que tb quebrou.

Então eu adotei as ventoinhas elétricas duplas dos 4.1 . E foi aonde o eletricista fez a ligação de 1 em alta velocidade e disse que a outra ele iria ligar quando eu concertasse o ac. Elas estão na parte frontal do carro ligadas a frente do radiador do ar condicionado no suporte original da frente. Quando a ventoinha liga, ela sopra o ar para dentro do motor, ou seja no sentido do vento quando o carro anda. O que para mim sempre foi o comum de qualquer outra carro. No meu Kadett quando a ventoinha ligava era para dentro do cofre.

No entando como eu havia dito, eu acredito que esta estranho pq depois que esquenta 1 das ventoinhas dispara e fica um bom tempo ligada. porém a temperatura nunca passou da marcação de 100º. A ideia era fazer um Jumper passageiro até eu comprar o compressor para montar o ar e deixar as duas funcionando simultaneamente para ajudar no resfriamento.
vpimenta

Mensagempor danrmp » 16 Ago 2016, 20:19

Ah, me ocorreu outra coisa. Existem duas versões de ventoinhas do 4.1.

Os modelos 95 possuem a viscosa atrás do radiador e uma ventoinha dupla na frente do condensador.

Os modelos 96 possuem uma ventoinha dupla atrás do radiador e uma simples na frente do condensador.

Qual dois dois vc instalou?
Anexos
ventoinha-eletrica-com-defletor-omega-41i-19941998-668011-MLB20466069353_102015-F.jpg
Modelo 1996 - Traseira
958211-MLB20520134736_122015-Y.jpg
Modelo 1995 - Frontal
958211-MLB20520134736_122015-Y.jpg (6.69 KiB) Visualizado 4589 vezes
Eng. Danniel Pizatto
Desde 0km

danrmp

Mensagempor vpimenta » 16 Ago 2016, 22:07

danrmp escreveu:Ah, me ocorreu outra coisa. Existem duas versões de ventoinhas do 4.1.

Os modelos 95 possuem a viscosa atrás do radiador e uma ventoinha dupla na frente do condensador.

Os modelos 96 possuem uma ventoinha dupla atrás do radiador e uma simples na frente do condensador.

Qual dois dois vc instalou?

A segunda foto.
vpimenta

Mensagempor danrmp » 16 Ago 2016, 23:52

Bom, então esquece o que falei sobre a lógica. Não sei qual o funcionamento das frontais do 95, só sei que elas auxiliam a viscosa da mesma forma que o 3.0
Eng. Danniel Pizatto
Desde 0km

danrmp

Mensagempor vpimenta » 17 Ago 2016, 10:27

Então, posso dizer que essa ventoinha é muito forte, porém é o que eu disse ela liga constantemente e fica ligado durante um bom tempo. O que me da uma sensação meio incomoda de que esta forçando muito. Foi aonde surgiu a ideia de deixar as duas ligadas simultaneas e se possível ainda adicionar outra elétrica na parte interna. Vi em algumas pesquisas que internamente a do astra 2.0 fica bacana. Mas uma certa vez vi um omega 2.2 com a interna adaptada do citroen. Ai n sei o que é mais interessante !
vpimenta

Mensagempor Fernando Furini » 17 Ago 2016, 11:02

Então deu sorte, as ventoinhas estão corretas na montagem. Podemos passar pro passo seguinte.
Dá uma olhada nessas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ra-gsi-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -acima-_JM
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Data de registro: 29 Jun 2005, 05:48
Estado: RS

Mensagempor vpimenta » 17 Ago 2016, 12:18

Fernando Furini escreveu:Então deu sorte, as ventoinhas estão corretas na montagem. Podemos passar pro passo seguinte.
Dá uma olhada nessas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ra-gsi-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -acima-_JM

Fernando legal as opções. mas será que essas aqui não são uma boa opção ?

http://www.crestana.com.br/v14p.html

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-2008-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 001-16-_JM

De verdade isso será uma melhoria, acredito que ligando em série as duas ventoinhas, vai atender até que o ar condicionado seja concertado. Porém ... ainda penso em usar uma interna, esses motores como já dito esquentam de verdade então prevenção nunca será demais !
vpimenta

Mensagempor vpimenta » 17 Ago 2016, 12:33

Achei um vídeo de um omegueiro -> https://www.youtube.com/watch?v=dpSIYzBjht4 demostrando a adaptação de uma ventoinha universal. Ao meu ver n é nenhum bicho de 7 cabeças. Acho que é tranquilo até ... no meu Kadett turbo tive que efetuar essa ligação de rele, para adaptação do cebolão também.
vpimenta

Próximo

Retornar para Motor