Alto consumo de gasolina 3.0

Peças do motor, barulhos estranhos, fumaça, óleo baixando, etc.

Moderador: Moderadores

Alto consumo de gasolina 3.0

Mensagempor JhonSNITH » 25 Jul 2015, 13:38

Galera... tenho um CD 3.0 1994 6cc. Enchi o tanque e rodei apenas 350 km. É normal esse consumo? Quem puder por gentileza me esclarecer fico extremamente agradecido. Abraço! JONATHAN
JhonSNITH

Data de registro: 02 Mar 2015, 20:07
Estado: MG

Re: Alto consumo de gasolina 3.0

Mensagempor Fernando Furini » 26 Jul 2015, 19:36

Na cidade ou na estrada?
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Data de registro: 29 Jun 2005, 05:48
Estado: RS

Mensagempor JhonSNITH » 31 Jul 2015, 09:52

Misto... porém mais na cidade do que na estrada.
JhonSNITH

Mensagempor Fernando Furini » 31 Jul 2015, 11:01

É câmbio automático?
Em percurso misto é complicado saber se o consumo tá certo, pois varia muita coisa de uma cidade pra outra, o ideal seria você rodar na estrada, pelo menos uns 300 km e ver qual o consumo, pra só então saber se tem algo de errado.
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Mensagempor JhonSNITH » 12 Ago 2015, 19:58

É câmbio manual... Vou viajar semana que vem e monitorar quantos KM vou rodar com um tanque e posto novamente. Mas notei que meu comutador de bordo mostrou autonomia de acima de 500 KM quando enchi, mas passou longe disso.

Aquele sensor de octanagem com numero 91 e 95 pode influenciar alguma coisa?

Semana que vem posto de novo! Obrigado pela atenção de todos.
JONATHAN
JhonSNITH

Mensagempor Fernando Furini » 13 Ago 2015, 19:24

O sensor de octanagem influencia sim, na posição 95 deixa o carro ligeiramente mais esperto e mais econômico.
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Mensagempor vpimenta » 16 Ago 2016, 15:44

Desentarrando o tópico. Minha experiência com consumo no 3.0 é a seguinte.

Bairro rodando mais devagar ainda, com percursos curtos como por exemplo levar filha para escola e esposa no ponto em dias de chuva. Média 3.5 KM/L

Cidade rodando imensamente tranquilo nunca passando de 2.500 RPM nas trocas de marcha a não ser que fosse exigido por algum motivo inesperado em percursos curtos como por exemplo 30 KM em velocidade média abaixo de 40 km/h . Média de 5 KM/L

Cidade rodando imensamente tranquilo nunca passando de 2.500 RPM nas trocas de marcha a não ser que fosse exigido por algum motivo inesperado em percursos Longos como por exemplo 50 KM com velocidade média de 70 km/h. Média de 10 KM/L

Estrada, ainda não peguei para poder passar uma média.

Fiquei curioso com relação a esse conector de octanas com relação ao comentário do amigo "O sensor de octanagem influencia sim, na posição 95 deixa o carro ligeiramente mais esperto e mais econômico." se essa posição deixa o carro mais esperto e mais econômico, por que e para que serve a posição inversa ? Quem vai querer um carro gastão e menos esperto ? Isso esta correto ?

Abs
vpimenta

Data de registro: 23 Abr 2016, 10:31
Estado: SP

Mensagempor danrmp » 16 Ago 2016, 20:10

vpimenta escreveu:Fiquei curioso com relação a esse conector de octanas com relação ao comentário do amigo "O sensor de octanagem influencia sim, na posição 95 deixa o carro ligeiramente mais esperto e mais econômico." se essa posição deixa o carro mais esperto e mais econômico, por que e para que serve a posição inversa ? Quem vai querer um carro gastão e menos esperto ? Isso esta correto ?

À época do lançamento do Omega no Brasil, o combustível disponível era inferior ao que temos hoje em termos de resistência à detonação. Por isso a ECU possui um mapa mais "manso" para permitir o funcionamento sem grilos. Por isso o "nosso" C30NE rendia 165cv ante os 177cv da versão européia, que já dispunha de gasolina 95 octanas.

Hoje a gasolina comum e aditivada possui 95 octanas - apesar de ainda ter muita discussão referente aos métodos MON, RON e IAD - o que permite usar o conector na posição 95.

vpimenta escreveu:Desentarrando o tópico. Minha experiência com consumo no 3.0 é a seguinte.

Ruas de bairro, muitas lombadas: 5 a 5,5 km/l

Vias expressas, andando normal: 6 a 6,5 km/l

Rodovia andando no limite da via: 7,5 a 8,5 km/l

Ainda tem coisa a fazer no sentido de melhorar o consumo, mas por enquanto é isso. Lembrando que meu carro é automático.
Eng. Danniel Pizatto
GLS 4.1 1996 - Verde Russeau
Desde 0km

CD 3.0 1994 AT - Vermelho Schumman
danrmp

Data de registro: 11 Mar 2013, 18:48
Estado: DF

Retornar para Motor