BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Peças do motor, barulhos estranhos, fumaça, óleo baixando, etc.

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BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Vitor Hugo » 31 Ago 2011, 15:20

pessoal, estou aqui com um motor de opala 4.1, e com outro de silverado 4.1, aproveitando e fazendo experiencias. Comprei uma junta de cabeçote do opala 4.1 pela Sabó por miseros 19,00 R$, e testei no bloco, e no cabeçote, serve perfeito em ambos!!

bloco opala x omega 2.JPG
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor diegojj » 31 Ago 2011, 19:39

Porque tem aqueles 2 dutos a mais sem função?
Omega CD 4.1 aspro 168~???cv
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Vitor Hugo » 31 Ago 2011, 20:28

poise, estive conversando com o Diego rodrigues, e chegamos a conclusão de que foi um projeto abandonado de aumentar o fluxo de agua para o cabeçote, poise não tem proposito nenhum ao meu ver ter aquela abertura e não ter duto no cabeçote.
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Fernando Furini » 01 Set 2011, 18:38

Se fosse projeto abandonado, não continuariam fazendo o bloco assim.
Tirou foto dos cabeçotes também?
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Vitor Hugo » 01 Set 2011, 18:43

Ta aí os cabeçotes, fora a admissão germinada, o do omega é identico ao do opala
cabeçotes.jpg
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Vitor Hugo » 01 Set 2011, 18:49

Fernando Furini escreveu:Se fosse projeto abandonado, não continuariam fazendo o bloco assim.
Tirou foto dos cabeçotes também?


Sei não, então por que abrir aquela passagem ali sem nenhuma utilidade?
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Vitor Hugo » 02 Set 2011, 17:01

Neste exato momento, acabei de montar as bronzinas (metal leve) do opala 4.1 nos mancais e beilas do omega 4.1, perfeito!! As bronzinas são identicas!! Bronzinado "especifico" do omega = 550,00R$, opala 4.1 160,00R$
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Fernando Furini » 02 Set 2011, 18:12

Como já falei, praticamente tudo é intercambiável entre os dois, mas mesma peça são poucas.
Sendo de marca boa, dá pra mandar bala sem medo.

Algumas juntas de Opala têm o cilindro meio oval, enquanto que todas de Omega casam certinho com o cilindro.

Consegui a resposta:

"Essas galerias servem pra manter mais estável a temperatura do topo do cilindro, e mais equalizada também, diminuindo a chance de pontos quentes, um lado mais quente que o outro, etc."
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Vitor Hugo » 03 Set 2011, 08:18

Fernando, junta de cabeçote do omega após 1996 também é ovalizada no cilindro...
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Fernando Furini » 03 Set 2011, 09:50

Certeza? Aqui no fórum mesmo tem foto comparando as duas, e ambas são redondas.
A não ser que tenha diferença por marca.
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor Vitor Hugo » 03 Set 2011, 10:57

devem ter comparado com a do 1995...
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor adrielsarkis » 07 Out 2011, 17:39

Pow Vitor Hugo, comprei as bronzinas de R$ 630,00! ahhh se soubesse disso antes... mas já fica de lição pro outro motor que vou fazer depois..
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Re: BLOCO OMEGA X OPALA 4.1

Mensagempor LucGoncalez » 10 Set 2017, 22:45

Desculpem ressuscitar o tópico mas eu tenho ideia do porque das galerias sem função aparente.

Já trabalhei em fundição. Para que essas galerias seja feitas é necessário a utilização de "machos", que são peças de areia (o molde do bloco também é em areia) que ocupam o lugar das galerias e depois da peça fria são retirados por lavagem/jateamento. Como o macho é interno à peça é necessário que exitam passagem que eles possam ser ancorados no molde para manter sua posição e estabilidade.

Essas passagens de ancoragem são tampadas, normalmente, com os selo-copos, algumas passagens tem funções futuras e outras não tem necessidade de serem tampadas, como parece ser o caso dessas.

Algumas coisas que não vemos função na peça pronta pode ter tido uma função durante sua fabricação.
Luciano Gonçalez

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