1,5mm no cabeçote 4.1. Qual taxa?

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1,5mm no cabeçote 4.1. Qual taxa?

Mensagempor Felipe4100i » 21 Mar 2016, 02:57

Pessoal, tirando 1,5mm do cabeçote do 4100i, para quanto sobe a taxa?
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Re: 1,5mm no cabeçote 4.1. Qual taxa?

Mensagempor danrmp » 21 Mar 2016, 14:21

Felipe, tentei pesquisar o volume original para ver se teria como calcular o novo volume, mas o mais próximo que encontrei foi isso:

viewtopic.php?f=17&t=3034&start=435
Eng. Danniel Pizatto
GLS 4.1 1996 - Verde Russeau
Desde 0km

CD 3.0 1994 AT - Vermelho Schumman
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Re: 1,5mm no cabeçote 4.1. Qual taxa?

Mensagempor Felipe4100i » 22 Mar 2016, 18:21

Acho que já consegui uma clareada aqui, com esse tópico: viewtopic.php?f=24&t=15687

Acredito que tirando 1mm do cabeçote std do 4100, a taxa fique um pouco acima de 9,0:1, ótimo para gasolina comum..somando isso aos angulos nas sedes e valvulas, otimização nos dutos, só alegria! rsrsr
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Re: 1,5mm no cabeçote 4.1. Qual taxa?

Mensagempor Fernando Furini » 23 Mar 2016, 10:24

Lembre que 4.1 trabalha com ponto de ignição bastante avançado, se a taxa ficar muito alta, vai exigir gasolina de maior octanagem ou remapeamento no chip, que anula o ganho do rebaixamento.
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Re: 1,5mm no cabeçote 4.1. Qual taxa?

Mensagempor Felipe4100i » 23 Mar 2016, 19:08

Bom, atualmente uso na seguinte configuração: Chip gasolina+potencia feito pelo overspeed, dosador de combustivel regulavel e bomba da blazer V6 (se não me engano, ela chega a 4,5 bar), e um resistor de 22K no sensor de temperatura do ar da admissão.

Não me lembro qual a pressão que deixei na linha, mas acredito que fique ente 3,5 e 3,8 bar. Coloquei o resistor, pois mesmo com o chip, achava as arrancadas e retomadas fracas, mas com um nitido ganho na aceleração depois dos 3500 rpm. Simplesmente desconectei o plug e coloquei o resistor ligado direto nele. A arrancada/retomada ficou muito mais forte. Juntando isso, com a maior pressão na linha, consegui chegar a 157 cavalos na roda, no dinamometro, com a taxa de 8,5 e gasolina comum. Isso da aproximadamente 190 cv no motor. Acredito que com 9:1 de taxa ainda consiga rodar nessa configuração, e, obviamente, ganhar mais força ainda...
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Re: 1,5mm no cabeçote 4.1. Qual taxa?

Mensagempor Fernando Furini » 23 Mar 2016, 19:16

Olá! Infelizmente, não vai conseguir. É absolutamente obrigatório refazer o chip, já que ele já está usando o máximo avanço de ignição. Aumentar a taxa é batida de pino na certa, no seu caso.
E parabéns pela potência... Lembra do torque?
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Re: 1,5mm no cabeçote 4.1. Qual taxa?

Mensagempor Felipe4100i » 23 Mar 2016, 19:48

acredito que chegou a 32 ou 33 kgfm no motor...foi medido em terceira marcha partindo de 3000 rpm. Subiu a rotação lindo até cortar e marcou 160km/h no velocimetro...até o operador do dinamometro se impressionou com o pulo que o carro deu na aceleração rsrsrs
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