Instalando a FT 500 no omega 4.1, gls, 1995, com abs

Tópico dedicado a dicas de preparação e melhora de performance do seu absoluto.

Moderador: Moderadores

Instalando a FT 500 no omega 4.1, gls, 1995, com abs

Mensagempor chedid » 07 Mar 2015, 20:27

Pessoal, após muitos dias e um saco de dinheiro na reforma do meu omega 4.1, 1995, gls (com teto e abs), chegou o momento de prepará-lo.
O primeiro passo é substituir a injeção original pela programável FT 500 da Fueltech. Após, virão as modificações mecânicas.
Incialmente, pensei usar o chicote original da IEE, só utilizando o plug (o macho) de uma central doadora para ligar a FT 500 (ligaria a FT no soquete). Contudo, após pesquisar muito e falar com gente que lida direto com isso, desisti da ideia, pois poderia haver interferência elétrica na central por muitos motivos (chicote já velho e alguns terras da FT que vão ao bloco do motor, diferente do IEE original). Então, vou sacar o chicote da injeção (mantendo o resto) e vou fazer um novo chicote para a FT 500.
Porém, ao sacar o chicote da injeção original, eu vou ter outros problemas para deixar tudo funcionando, sem qualquer código de falha no painel ou no CB.
Ao sacar o chicote original da injeção, vou interromper o conector que liga a injeção original com os demais chicotes elétricos do carro. Acredito que o conector azul atrás do porta-luvas seja o responsável por interligar o chicote da central nos demais sistemas elétricos do carro. Presumo que ali passe o sinal do RPM para o painel, que haja um controle do ar condicionado pela IE, e um sinal do consumo para o CB, entre outros que ainda não sei...
Assim, preciso fazer o mapeamento da função de cada fio deste chicote azul e entender como tudo funciona para poder resolver os problemas.

Portanto, tenho as seguinte dúvidas iniciais e preciso da ajuda de vcs para as seguintes questões:
1) quais as funções de cada fio do chicote azul atrás do porta-luvas? alguém tem o esquema disso? já ressalto que já tentei entender pelo manual de reparação da GM, contudo, aquilo não é feito na técnica de diagramas, portanto impossível de entender, mesmo eu sendo técnico em eletrônica (não atuo mais nesta profissão);
2) de onde vem o sinal do rpm do painel? bobina? central? outro sensor? e, a mais importante, vou conseguir deixar o rpm do painel digital funcionando corretamente usando a FT500)?
3) como fazer o ar-condicionado funcionar perfeitamente? já vi (por uns esquemas que achei na net) que entram 3 fios do ar na central da IEE (acredito que pelo conector azul que fica atrás do porta-luvas).. Pelo que eu entendi, por uns diagramas na net, um deles é um terra, outro um positivo para avisar quando o ar é ligado (um sinal positivo quando ligamos o ar) e o outro seria sinal negativo da IEE original para controlar algo do ar, porém não entendi bem a função... (suspeito que sirva para ligar o ar no máximo ou diminuir a potencia do ar, quando o carro estiver em carga máxima, mas não tenho certeza);
4) quantos sinais vão da central para o CB? que tipo sinal é? e como simular o sinal para não marcar erro? não preciso que o consumo e a autonomia funcionem certinhos, porém, não quero marcando erro no CB ou no painel digital (aparece o "F"). Por onde passam estes sinais? (acredito ser pelo conector azul atrás do porta-luvas);
5) quais outros problemas vou ter?
6) Alguém tem os diagramas inteligíveis do sistema, de preferência considerando os sistemas interconectados..
Preciso muito da ajuda do pessoal.
Obrigado desde já...
chedid

Data de registro: 16 Mai 2007, 10:59
Estado: SC

Re: Instalando a FT 500 no omega 4.1, gls, 1995, com abs

Mensagempor chedid » 10 Mar 2015, 21:00

ninguém?
chedid

Mensagempor Fernando Furini » 11 Mar 2015, 10:24

1 - Já tentou esse? http://www.omegaclube.com.br/index.php? ... &Itemid=81
2 - Da ECU. Só vai deixar o painel marcando se deixar a ECU conectada.
3 - Não consegue. FT parece não controlar atuador da marcha-lenta do Omega e esse foi um dos motivos pra sua escolha não ter sido a melhor. E ainda ter te custado uma nota...
4 - Fica tudo zerado.
5 - Dependendo da configuração do preparo que você fizer, vai ficar refém deles pra comprar tudo que é produto (caríssimo), pois eles trabalham com venda casada, uma coisa não funciona sem a outra e nenhum produto faz tudo sozinho. E aí você fica com um monte de módulos coloridos espalhados pelo carro.
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Data de registro: 29 Jun 2005, 05:48
Estado: RS

Mensagempor chedid » 11 Mar 2015, 12:01

Nobre, controla sim vários tipos de atuadores de marcha lenta... vou confirmar se pode haver incompatibilidade com o atuador do ômega... também sempre fui contra a FT, contudo a 400 e a 500 melhoram muito...
Quanto a venda "casada", não será o meu caso, só vou usar deles o módulo da FT 500 e módulo de ignição (para manter a bobina original funcionando).. a sonda widband é bosch e o condicionador de sinal é da ODG e funcionam na Ft 500...
Fernando, já percebi que vc tem o mesmo pensamento que eu quanto a FT... sempre fui muito crítico em relação ao fabricante (só pensava em arrancada, muitos módulos etc...).
Contudo, lendo o manual da FT500 posso dizer que fico bem aceitável para o uso no dia-dia.. antes era um lixo... pensei em usar megasquirt, desisti pela complexidade e possíveis problemas que poderia ter (em especial ruídos nos sinais)... a original, nem pensar, muito limitada.. então, a mais interessante seria a FT 500. Depois, andei em dois opalas com FT 400 (inferior a fT 500) e vou te dizer, eram lisos, tudo perfeito, ar e a parte elétrica, consumo ótimo, nada de buracos nas acelerações e variações com a temperatura e pressão atmosférica como nas antigas...
Já vi dois omegas na net que sacaram a injeção original, porém o painel funcionou APARENTE normalmente.

Por fim, li sim todos os manuais do fórum, mas nenhum possui as informações que preciso...
chedid

Mensagempor Fernando Furini » 12 Mar 2015, 19:28

É que conhecendo como eles fazem os produtos e o que são capazes de fazer (no sentido de ferrar com a vida de outras pessoas), eu não confio. E ainda faço propaganda contra, simplesmente porque custam o PIB da Indonésia, tendo MS que custa 1/3 disso e com muito mais funções.
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Data de registro: 29 Jun 2005, 05:48
Estado: RS

Mensagempor chedid » 13 Mar 2015, 11:28

Fernando Furini escreveu:É que conhecendo como eles fazem os produtos e o que são capazes de fazer (no sentido de ferrar com a vida de outras pessoas), eu não confio. E ainda faço propaganda contra, simplesmente porque custam o PIB da Indonésia, tendo MS que custa 1/3 disso e com muito mais funções.

Fernando, já presenciei a dificuldade de instalar uma mega... olha, quando aquilo começa a dar ruído (interferência nos sensores), vc não imagina como é complicado descobrir a causa... ficamos, eu e mais 4 amigos, todos com amplo conhecimento em eletrônica, 10 dias para fazer um carro ligar com a mega (não estou contando a instalação, somente o tempo para reparar os problemas). Qualquer modificação de função, vc tem que mudar a placa e o programa, e não é nada fácil isso... Além disso, assistência quase não existe... o revendedor oficial do Brasil não responde aos e-mail (mandei mais de 20 perguntando sobre o produto e nada de resposta!!!) e raramente atende ao tel e, quando atende, diz que retorna a ligação com a resposta, mas acho que ele acaba "esquecendo"!...... Já a assistência da FT, funciona e funciona bem.. então, como eu não quero transformar a preparação do meu carro em uma guerra psicologia e os produtos da FT melhoraram, mesmo EU sendo crítico ferrenho do fabricante, tenho a absoluta certeza que, estando no interior de SC, e dispondo de tempo limitado para fazer as alterações, a FT 500 é a melhor opção e pode ter certeza que vou deixar os atuadores e o ar normal funcionando como o original. Porém, para isso, preciso de uma informação básica, quais as funções dos fios que estão no chicote azul atrás porta-luvas e de onde vem o sinal do RPM (da central o de algum sensor). Nenhum manual do fórum ou da net é claro neste sentido.. aliás são de reparação e não esquemáticos (para entender como funciona e poder modificar, são feitos para quem pouco entende de eletrônica).. caso eu não ache as informações necessárias, vou pegar um osciloscópio e vou analisar sinal por sinal, só que isso dá o maior trabalho, pois eu ainda vou ter a dificuldade de saber de onde vem o sinal (não queria depenar um chicote para saber disso).
De qualquer forma, como há carência de informações técnicas e precisas neste sentido (no fórum e na net), vou registrar tudo aqui no fórum, evitando que alguém tenha as mesmas dificuldades que eu vou enfrentar.
chedid

Mensagempor chedid » 10 Abr 2015, 23:21

Consegui um chicote emprestado (com Idehiro) e desvendei as ligações... vou postar para o pessoal, achei, inclusive o fio de pressão de óleo do painel digital, para os carros que foram adaptados o painel.... acho que não precisa mais puxar o fio... Logo posto o esquema.. Pelo que eu vi, dá para sacar o chicote da injeção e manter o painel, ar e outras funções originais, exceto o consumo.
chedid

Retornar para Preparação de Motores e Performance