Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Tópico dedicado a dicas de preparação e melhora de performance do seu absoluto.

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Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Ednilton » 01 Mai 2013, 09:54

Boas confrades,

Estou interessado em aumentar a taxa de compressão do 4.1, escutei por aqui na cidade que pode fazer rebaixando o cabeçote ou trocando os pistões pelo do 4.1 a álcool. Alguém já fez a segunda opção? Minha intenção é tentar melhorar a economia na gasolina aumentando a taxa de compressão. Haveria necessidade de mais alguma coisa a fazer. Obrigado pela atenção.

Abc.
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Fernando Furini » 01 Mai 2013, 17:34

Aumentar a taxa de compressão dá uma ligeira melhorada no consumo e aumento de potência, porém, ambos custam caro. Mais ainda no caso de trocar os pistões.
O problema é que não é uma boa ideia aumentar a taxa do 4.1 se você não tiver certeza que a gasolina que usa é boa, pois pode começar a ocorrer a detonação. Em casos de gasolina ruim há detonação até no motor original, se estiver taxado vai ter que usar gasolina podium, daí sua ideia de economizar dinheiro em combustível vai por água abaixo, já que nenhum dos dois processos é facilmente reversível. Depois de rebaixar o cabeçote, só comprando outro que nunca foi rebaixado. E se trocar os pistões, só tirando o motor de novo e colocando os velhos no lugar...
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Ednilton » 05 Mai 2013, 00:10

Fernando, qual a media de consumo do seu carro? Bom e se levarmos em consideração o fato de só rodar com gasolina podium, poderia chegar até quanto de aumento de potência, usando os pistões do carro a álcool? Haveria mais algum detalhe a ser levado em consideração? Obrigado!
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Fernando Furini » 05 Mai 2013, 01:54

O meu faz normalmente entre 10 e 10,5 na estrada. Chega a 11 km/l nos dias que estiver com bastante paciência... hehe...
Usando gasolina podium pode chegar nos 9,5 ou 10:1 de taxa (mas é arriscado), o problema é o custo do combustível. Mas teu objetivo tá meio confuso, gastar uns 3 mil pra aumentar a taxa usando pistões a álcool que vão te obrigar a usar gasolina podium, sendo que a intenção era melhorar o consumo? Não faz sentido.
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Ednilton » 05 Mai 2013, 08:52

O suprema esta fazendo a mesma media que seu carro, sem ar condicionado, com gasolina aditivada ou comum. Ainda não viajei com podium, pois li certa vez q não haveria aumento de potência pela octanagem devido a taxa de compressão ser baixa. Procede? Em outros carros meus, que tem taxa maior q 10:1 percebo diferença em consumo e reação do carro em aceleração e retomada. Vou fazer um teste esse próximo sábado com a podium na suprema. Realmente fica um pouco confuso fazer economia tendo um gasto desse para conseguir melhorias, mas se vier uma boa dose de potência junto vale a pena. Obrigado confrade Fernando por argumentar. Abraço.
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Vitor Hugo » 05 Mai 2013, 19:01

Poise, pelo fato da alta cilindrada, cabeçote e bloco serem de ferro, e a baixa qualidade da nossa gasolina, não exagera muio na taxa. O Mais fácil, é tirar 1mm do cabeçote, vai sair de 8,5:1 para +/- 9:1 de taxa, aí vc coloca um chip gasolina + potência e deve ficar bem legal...
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Fernando Furini » 05 Mai 2013, 19:09

Só que pra colocar o chip tem que avisar o fabricante que a taxa foi aumentada, senão dá merda na hora. Com a taxa o chip não vai mudar muita coisa, pois não vai poder adiantar muito o ponto, que é justamente o ponto que faz o chip valer alguma coisa.
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Rodolfo » 06 Mai 2013, 14:56

E fora que tem que ter certeza primeiro que o cabeçote é original
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Ednilton » 08 Mai 2013, 00:02

Meu carro tem 105mil km, é original. Estou pensando em melhorar a eficiência dele com aumento da taxa de compressão. Rebaixar o cabeçote não penso pois é irreversível, a troca dos pistões foi a sugestão q me deram. Porém nunca fiz isso, tenho um carro turbo preparado para arrancadas e esticadinhas rápidas, uma delicia, mas o suprema tenho por estima de criança e pra fazer uns drifiting no fim de semana. Não tenho intenção de turbinar, mesmo sabendo que é a melhor maneira de tornar o motor mais eficiente. Preocupo com o consumo do carro, não só por questão econômica. Alguém conhece ou já ouviu falar da CM Racing? Ignição, MEG, ...
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Rodolfo » 08 Mai 2013, 08:32

Furini vai te responder já já sobre os aerolitos hehuhauhauahahauhaua
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Fernando Furini » 08 Mai 2013, 10:22

Se o carro tem apenas 105 mil km e funciona direitinho, abrir o motor todo pra trocar os pistões chega a ser um crime...
Foge de CM Racing! Corre com todas as suas forças e não olha pra trás! O cara não entende merda nenhuma de motor, é bandido (sim, ex-presidiário mesmo!), ameaça de morte até os próprios clientes...
Mas fora o fato dele ser um babaca total, o produto não faz nenhum milagre e simplesmente não serve pra nada. Você não precisa de uma ignição tão forte, que ainda por cima derrete todos os cabos do seu carro.
E pra terminar, olha como é o módulo:

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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Rodolfo » 08 Mai 2013, 10:57

Eu disse rsrsrsrs
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Ednilton » 08 Mai 2013, 12:05

Nossa, por isso já li que é uma caixa de pedras. Pois vou assumir eu tenho uma caixinha dessa aqui em casa. Kkkkkkkk. Então não tem nada pra fazer no meu carro, se é um crime abrir o motor.... Vou me contentar mesmo com a originalidade. Fernando muito obrigado mesmo, vc sabe que o César esta morando em Porto Alegre?
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Fernando Furini » 08 Mai 2013, 18:53

Pois é, teu motor vai rodar mais uns 300 mil km tranquilamente sem ter que abrir, toda a questão da montagem depois e o serviço feito no cofre, sempre pode dar alguma merda, algum mecânico pode quebrar alguma coisa ou deixar o cofre todo detonado... Tem tudo isso pra se pensar.
Antes da próxima hospedagem no presídio, sei que por enquanto ele tá em porto alegre mesmo, e infelizmente, até faz palestra com os cúmplices!
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Re: Troca de pistões para aumentar a taxa de compressão.

Mensagempor Budha » 11 Mai 2013, 10:05

Ednilton, bom dia.
Caso o seu uso seja cidade, sinto te informar mas o 4.1 gasta bonito. Tive um e sei do que estou falando, da mesma forma o meu atual 3.8. O habitat natural desses motores é a estrada, onde se consegue médias acima de 10 km/l tranquilamente. Andar de 6 cilindros na cidade no dia-a-dia é só para executivos com a conta paga pela empresa, hehehehehe. Eu não aguento, dói demais no bolso, por isso vou trabalhar de moto 125, uso o 6 cilindros para viajar com a família e a minha moto 4 cilindros para viajar sozinho :D
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