omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Tópico dedicado a dicas de preparação e melhora de performance do seu absoluto.

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omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor potatonene » 19 Mar 2012, 17:23

Olá amigos,

tenho um omega 2.0 alcool original de fábrica 94.
Em função de considerar ele um pouco "amarrado", principalmente nas arrancadas, estava pensando em turbiná-lo (0,6 bar de pressão).
No entanto, não tenho encontrado omegas 2.0 original a alcool turbinado para ver se fica bom ou não. Qual a opinião de vocês?
é um modelo que é muito dificil turbinar ou vale a pena, sendo melhor que o 2.0 a gasolina?

grande abraço
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor Rodolfo » 20 Mar 2012, 11:31

Não entendo nada de preparação, mas considerando que carros turbo em geral o combustível utilizado é o alcool e considerando que o motor 2.0 do omega é bastante semelhante entre alcool e gasolina, acho que não tem problema não. o que acontece é que o 2.0 alcool original é um carro dificil de se encontrar dai acho que por isso você tem essa dificuldade de ver um.
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor potatonene » 20 Mar 2012, 18:08

Isso é verdade, é mais difícil encontrar o omega Álcool.
No entanto, um mecânico me disse que para turbinar o meu carro, que é original a álcool, eu teria que talvez trocar de pistão, colocando o de gasolina, pois a taxa de compressão original seria alta e se colocasse mais ar com o turbo para dentro, não ficaria legal.
Colocando o pistão de gasolina, diminuiria a taxa de compressão e ai poderia jogar mais ar para dentro do motor.
Não entendo muito, mas isso confere?
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor Fernando Furini » 20 Mar 2012, 19:11

Faz sentido, mas se bem ajustado, pode turbinar assim mesmo.
Qual a km desse motor?
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor potatonene » 20 Mar 2012, 23:01

O motor tem 185.000 km. nunca foi retificado. Apenas plainado cabeçote (superaqueceu) e trocada as 4 válvulas de escape.
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor Rodolfo » 21 Mar 2012, 08:42

Hummm fato que voc6e terá que fazer uma geral boa no motor antes de turbina-lo senão tem grande risco de abrir o bico
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor Fernando Furini » 21 Mar 2012, 18:46

É, 185 é arriscado demais pra turbinar.
E se o cabeçote já foi plainado, a taxa ficou mais alta ainda.
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor DenisMelo » 29 Mar 2012, 11:54

o certo ai é abrir, fazer por completo pra depois turbinar.

se turbinar do jeito que está... provavelmente não vai durar 1 mês.

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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor potatonene » 29 Mar 2012, 19:44

Obrigado pelas dicas. Vou retificar ele antes de turbinar com toda a certeza.
Mas minha outra duvida é a seguinte. Omega a alcool original, vale a pena turbinar? Será que muda alguma coisa em relação aos omegas a gasolina? será melhor ou pior?
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor Fernando Furini » 29 Mar 2012, 20:17

Será melhor. Só que o preparador tem que saber certinho o que tá fazendo, se não dá merda logo.
Antes da turbina pressurizar ele será bem melhor do que se tivesse os pistões do motor a gasolina.
Mas não rola comprar um motor novo?
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor DenisMelo » 29 Mar 2012, 21:00

Furini, o alcool tem quanto de taxa? 10,5? 11 ?

Como ele é mais taxado (maior taxa de compressão) que o gasolina, ele não vai ficar tão xoxo antes da turbina entrar, além disso menos pressão de turbo vai dar um resultado melhor nele.

A diferença, é que você terá que levar em um preparador que seja experiente, terá que ter uma alimentação impecavel, e de preferençia usar pressão de turbo mais baixa, no maximo uns 0,7... 0,8kg de pressão.

Mais que isso é possível, só que ai ja começa a ficar cada vez mais no limite, e pode começar a gerar problemas de pré-ignição, etc.

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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor potatonene » 29 Mar 2012, 21:46

Pois é Furini, eu até levantei a hipotese de vender o meu omega e pegar um 6 cilindros. Mas andei pesquisando e vi que um 2.0 turbinado pode andar igual ou melhor que o 6, além de ter melhor arrancada, mas isso se for bem feito. então decidi ficar com ele e turbinar.
Em relação à trocar o motor, não levanto essa hipótese, pois sei que ele está em boas condições, nunca foi retificado.

Denis, eu nem quero colocar mais que 0,7 de pressão, até mesmo pra não precisar fazer muitas alterações no carro, pois mais pressão vai me dar mais potencia e pode me obrigar a ter que adaptar embreagem, diferencial, forjar motor, etc. Vou seguir essas suas dicas e tentar achar um bom preparador na região de Santa Maria-RS.
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor DenisMelo » 30 Mar 2012, 09:08

legal, boa sorte, vai atualizando depois o tópico com as informações que você for pegando, andamento do projeto, etc...

embreagem, bem provavel de você ter que usar uma de ceramica mesmo com 0,7... ou pelo menos uma com platô reforçado e ou um outro material de disco, acho que eles chamam de trançado, algo assim.... pesquise depois no site da Displatec por ex.

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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor Rodolfo » 30 Mar 2012, 09:18

É verdade com relação ao 2.0 turbo ser bem legal, tanto quanto os 6 cilindros e ainda tem a diferença que o consumo andando no sapatinho deve ser menor.
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Re: omega 2.0 alcool original. vale turbinar?

Mensagempor Fernando Furini » 30 Mar 2012, 10:32

A álcool tem 12:1.
Com 0,7 de pressão já passa tranquilamente dos 200 cv, suficientes pra andar mais que os 6 cilindros.

Sobre a troca de motor, eu me referia a comprar um 2.4. Ficaria MUITO legal.
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