Tirei o cabeçote de novo!

Tópico dedicado a dicas de preparação e melhora de performance do seu absoluto.

Moderador: Moderadores

Tirei o cabeçote de novo!

Mensagempor Diego Rodrigues » 10 Jul 2010, 13:49

mais tarde ou amanhã eu posto as fotos das juntas do 95 e 96/98 pra vocês verem a diferença entre elas.

a minha dúvida no momento é:

daquela vez mandei tirar 1,5mm. medi aqui o cabeçote e tem as seguintes medidas:

da base aos cames onde vão os parafusos superiores deu 88,0mm nas pontas e 88,5mm nos cames do meio.

tem um local onde se mede o dos opalas, que dá 79mm nos originais (opala). no meu tá dando 78mm.

Imagem

estou pensando em tirar mais 1mm. o que acham??? eu tô achando que ainda tem muito material nesse trem. kkk!!!
Diego Rodrigues - DF
Omega CD 1996 Cinza Monet CM + TS + CB + PD
CABEÇOTE -1,5mm + NGK IRIDIUM BPR7EIX + ESCAPE LIVRE + FILTRO
Fotos: http://picasaweb.google.com.br/diego.drss
Diego Rodrigues

Data de registro: 19 Set 2008, 14:05

Re: Tirei o cabeçote de novo!

Mensagempor Roberto Francesco » 10 Jul 2010, 18:43

Pretende rodar só no álcool né?

Ou vi dizer uma vez, que dava pra tirar até 3 mm desse cabeçote sem estragar... o ideal seria pegar um bem detonado e testar, mas é $$$ jogado fora.
OCD 4.1 96 cinza monet.
Roberto Francesco

Data de registro: 28 Set 2008, 02:18

Mensagempor Diego Rodrigues » 10 Jul 2010, 19:01

da primeira vez que tirei o cabeçote eu achava que era std. mas como descobri que a junta que estava nele não era a correta do 96, acho que talvez já tenha levado um passe de plaina antes. tirei 1,5mm na época. agora acho que vou tirar +1mm. vou ser a cobaia e ver no que vai dar. vou medir o volume das câmaras pra determinar a taxa correta e etc.
Diego Rodrigues - DF
Diego Rodrigues

Mensagempor Harvs » 10 Jul 2010, 20:35

oloko Diego.. tá fatiando mesmo o cabeçote hem.. + de 2,5mm será que vai agguenta??
vai pula pruns 11/12 de taxa será??? pensa no veneno que vai fica...cruzis..
cara. boa sorte ae.. porque o risco é grande
André Mattiazzi Ferreto
01 OGLS 2.0 92/93 azul oxford! Finado
02 OCD 4.1 95/95 azul cezanne! 18" 180cv, Meu
03 OGLS 2.2 98/98 azul almirante! do Pai
Familia que anda de Omega unida, permanece unida!
fotos: viewtopic.php?f=7&t=9234
Harvs

Data de registro: 03 Set 2008, 23:05
Estado: PR

Mensagempor Giu3000 » 10 Jul 2010, 20:38

Troca os pistoes cara, nao condena o cabeçote nao...
faz um pistao sob medida encomendado pela iapel algo assim, com dome feito pra nao bater nas valvulas e ja era.
Omega CD 3.0 1993, azul oxford, MEU BEBESAO.
Opala Comodoro 4.1 1989 Prata,É O DEMONHO
Vectra Next Edition 2.0 2010 Preto, 140 coicinhos no peito, BY MAMAE!
Giu3000

Data de registro: 17 Dez 2007, 21:37
Estado: SC

Mensagempor Roberto Francesco » 10 Jul 2010, 20:56

A gente sempre acaba buscando um algo a mais... mas mais essa fatiada no cabeçote pode ser o fim dele... como o Giu falou, tenta outras opções, como os pistões que ele citou (opção reversível).
OCD 4.1 96 cinza monet.
Roberto Francesco

Mensagempor Diego Rodrigues » 10 Jul 2010, 22:58

eu tenho aqui uma tabela de retífica em que diz que o standard do omega tem 89mm, pessoal. já ouvi casos de quem encontrou 81mm em cabeçote cuja medida deveria ser 79mm, no caso do cabeçote 831 dos opalas. se tirei 1,5 (se é que a retífica tirou isso mesmo da vez passada. não medi) e ainda tá com 88m, ainda tem folga aí pra pelo menos 1,5mm tranquilo, que vai totalizar 2,5 a menos que a medida padrão. acho que o meu tinha 0,5 a mais, só pode, pra ter 88 ainda hoje...

em todo canto que procuro e todos os mecânicos/preparadores aqui de onde moro falam que pode tirar no total até 3mm. o dono do cabeçote da foto rebaixou e está com altura de 74,5mm, sendo que o standard tem 79. ele baixou 3,5 dum lado e 4,5 do outro. rsrs!!!

que nem o cabeçote do 3.0. a GM recomenda no máximo 0,5mm. o André (omegagsi) tirou 1,7mm. tá no limite, claro, mas que eu saiba nunca teve problema.

outro fato que vai ajudar a amenizar é a junta com as galerias de água maiores, além de eu usar cebolão que mantém a temperatura mais baixa que no original. e ainda por cima, usando álcool, que mantém as coisas mais amenas ainda. estou com fé que vai dar certo. :)

no total serão 2,5mm que eu mesmo mandei tirar e talvez aí um 0,2mm de uma plaina anterior (antes de o carro ser meu).

acho que a taxa vai ficar em aprox. 10,5, harvs. desta vez vou medir a câmara de combustão pra saber a taxa real de compressão. :)

cabecear os pistões eu acho que é algo bem improvável com este rebaixamento.

a ideia dos pistões cabeçudos ou retos eu já pensei, mas só rola mais pra frente. no momento não cabe no orçamento. e a pulga atrás da orelha me falando: vamos ver até onde esse cabeçote vai??? por enquanto vai no cabeçote mesmo. upgrade de pobre. kkkk!!!

comprei até um regulador de pressão regulável pra caso de necessidade de maior vazão (considerando uma necessidade pequena, claro).

dependendo do resultado aí sim eu sossego por um tempo. eu tenho um problema que é o de me acostumar fácil com a potência do carro. quando alguém anda comigo elogia e tal, mas eu já não sinto tanto. rsrs!!! por isso eu não instalo turbina, porque seria uma vítima fatal do tal parafuso de pressão. huahaua!!!!!!
Diego Rodrigues - DF
Diego Rodrigues

Mensagempor Diego Rodrigues » 10 Jul 2010, 23:26

Diego Rodrigues - DF
Diego Rodrigues

Mensagempor Roberto Francesco » 11 Jul 2010, 00:09

Eu sou um que nem mexo com preparação pq sei que vou gastar rios de $$$ e muito tempo fazendo upgrades e tudo mais... é que nem coceira.
OCD 4.1 96 cinza monet.
Roberto Francesco

Mensagempor rafa_pr » 11 Jul 2010, 11:30

É cara, por isso até hoje não mexi no A3. Nem o básico que é o "elma chips"...

Essas coisas nunca tem fim...:mrgreen:

Sobre o cabeçote, se você acha que até hoje só foi tirado os 1.5mm que você fez, vai fundo.

Como vc ia falando, no cabeçote 831 o limite é 3mm, no 586 (Opalas 91/92) dizem que dá pra tirar até 5mm de material!

Razão pela qual os 586 são tão valorizados e utilizados em arrancadas, hoje é quase impossível achar um...

Resta saber no caso do Omega, se o desenho do cabeçote dele é mais parecido com o 831 ou com o 586!

Sobre a temperatura eu faria o contrário diegão. Eu apostaria na válvula termostática do 2.0 A pra manter o motor sempre perto dos 100º que é o ideal pra cana. Acho que não dá nada trabalhar mais quente, pois apesar da taxa mais alta você vai estar queimando álcool, então tá tudo tranquilo. E trabalhar com o motor frio na cana, não acredito que perca em desempenho, mas provavelmente vai ficar bem mais cachaceiro!

Ainda mais se você considerar que com 10,5:1 de taxa, ainda bem chegou na taxa dos 4.1A originais! :D

Agora, com 10,5:1 de taxa, será que já não era de se considerar um chip novo com acerto de ponto mais ameno?
Ex CD 97' - Prata Huet - 4.1 álcool
Virei a casaca, agora de 1.8T
rafa_pr

Data de registro: 24 Jul 2007, 17:50

Mensagempor Giu3000 » 11 Jul 2010, 17:49

Cara se voce qeuer o negocio taxadao, porque nao faz o'ring?
Ai voce nunca mais esquenta a cabeça com junta de cabeçote, e dalhe taxa nas alturas!
Giu3000

Mensagempor Diego Rodrigues » 11 Jul 2010, 19:54

não conheço bem esse esquemam Giu. conta aí os detalhes. hehe!!!

Rafa, eu boto fé que a primeira vez que recebeu passe foi comigo mesmo, apesar de estar com junta não original quando eu abri pela primeira vez. digo isso por causa da altura do cabeçote. tirei 1,5 e ainda não está com menos de 88mm de altura. aposto que veio de fábrica com mais material.

hoje eu medi as câmaras de combustão ainda com a medida atual. resultados (em ML=CC):

cil 1 = 54,5
cil2 = 53,5
cil 3 = 58 ! é vero. medi várias vezes.
cil 4 = 54
cil 5 = 55,5
cil 6 = 54

se não me engano, essas medidas são equivalentes às câmaras dos cabeçotes a álcool dos opalas. gasolina dá uns 72cc, pelo que li por aí.

amanhã vou verificar quanto está o jogo de válvulas e retentores. vou aproveitar e trocar desta vez. estou pensando em fazer o mesmo com os tuchos, dependendo do custo.

ah, Rafa. o chip já é um feito em dinamômetro. está com menos ponto que o do André. o cara do chip me dá um desconto e talvez eu faça outro novo. vou negociar.

eu sei desses limites dos cabeçotes dos opalas. acho que o do omega se assemelha ao 831 mesmo. talvez com um pouco mais de material. procurei bastante essa informação, mas é um cabeçote pouco usado para esse fim e não se tem esses relatos de experiência. sou um dos poucos que arriscou. o howit tirou 2mm e foi sussegado, lembra??? estarei na casa de 0,5mm acima. acho que o cabeçote aguenta, sim. vou tirar 1mm, que dará 87mm. 1,5 abaixo da medida mínima das tabelas de plaina (88,5). acho que ainda é um valor aceitável, né?

quanto à termostática, trocaria só o miolo mesmo, né? só a válvula em si, não é isso? é plug and play??? a do 2.2 é a mesma do 4.1. a do 2.0 vou ver com quantos graus ela trabalha.

valeu pelas opiniões, amigos. uma pena mesmo não ter mais informações e relatos sobre este cabeçote 528 do omega.
Diego Rodrigues - DF
Diego Rodrigues

Mensagempor Roberto Francesco » 11 Jul 2010, 20:08

Sobre a termostática, é só trocar o miolo mesmo (acredito que apenas a mola).

Você está fazendo em casa esse trabalho Diego?
OCD 4.1 96 cinza monet.
Roberto Francesco

Mensagempor Diego Rodrigues » 11 Jul 2010, 20:41

medi a concavidade do pistão. não deu pra saber a medida exata por causa da inclinação do motor, que não permite o preenchimento total sem derramar. deu 12cc, mas chuto que deve ser 15cc + 5cc da junta, pois vejam:

sabe-se que o volume total da câmara de combustão original (cabeçote + junta + pistão) é de 92cc.

92-72(cabeçote) = 20cc. logo, junta + pistão = 20cc.

a média das minhas medidas atuais das câmaras do cabeçote dá 54,9cc. arredondarei para 55cc.

55+20 = 75cc

taxa = câmara de combustão + volume de admissão / câmara de combustão.

volume de admissão = 4096/6 = 683cc

então,

taxa = 683 + 75 / 75

taxa atual = 10,1:1

taxa original = 92 + 683 / 92 = 8,4:1

supondo que -1mm resulte em aprox 10cc a menos (tirando 1,5 deu -17):

55 - 10 = 45 + 20 = 65 -> 65 + 683 / 65 = 11,5

por isso na gasolina com a config atual só se for podium. comum grila um bocado. rsrs!!!

ps: tô ficando bom nisso. kkk!!!

Roberto, estou fazendo na casa da minha vó. tem um quintal maior e um monte de ferramentas do meu tio (ex-mecânico). ele está me ajudando, como sempre. hehe!!

tirei um monte de fotos desta vez. assim que tiver tempo posto elas num outro tópico.

abraço!
Diego Rodrigues - DF
Diego Rodrigues

Mensagempor Giu3000 » 11 Jul 2010, 22:45

o´ring...seria eliminar a junta de cabeçote e usar um anel de cobre em volta dos cilindros com um buraco para o anel entrar pefeitamente e no cabeçoteo mesmo buruco pro anel entrar e verdar!
Para fazer isto tem que levar o bloco e o cabeçlote pra retificar, achar os o'rings e instalar... ganha uma taxa fudida.
Logico tem que calcular para nao cabeçear as valvulas.
Giu3000

Próximo

Retornar para Preparação de Motores e Performance