Na hora de comprar seu 6cc... 3.0 ou 4.1?? Dúvida cruel!!!

Tópico dedicado a dicas de preparação e melhora de performance do seu absoluto.

Moderador: Moderadores

Na hora de comprar seu 6cc... 3.0 ou 4.1?? Dúvida cruel!!!

Mensagempor TF_Pereira » 20 Out 2009, 00:05

Saudações galera!
Bem, quem aki não gosta do motorzão 6cc não eh mesmo?! seja 3.0 ou 4.1, ambos verdadeiras máquinas! Bem pessoal, estive nesta encruzilhada há pouco tempo atrás qdo comprei meu absoluto... estava mto em dúvida entre os modelos 3.0 e 4.1... as dúvidas de sempre, manutenção, autonomia, potência, etc, etc... enfim gostaria q dessem suas opiniões com relação a estas máquinas, principalmente aqueles q jah tiveram a oportunidade d ter os dois modelos... enfim, sentiram diferença no desempenho, similaridades, diferenças, particularidades, etc...
Grande abraço pra todos!!!
:uau:
Thiago - Limeira-SP
Sangue Germânico CD3.0
TF_Pereira

Data de registro: 27 Set 2009, 02:10

Re: Na hora de comprar seu 6cc... 3.0 ou 4.1?? Dúvida cruel!!!

Mensagempor Last_Warrior » 20 Out 2009, 01:32

Cara, a manutenção básica é a mesma, e caso precise fazer o motor, já se acha tudo quanto é peça de 3.0 de ótima qualidade e acredito que fica na mesma quanto a isso...

Então, tenho 2 dicas pra vc:

1) Procure o mais inteiro
2) Teste os 2, e fique com o que mais lhe agradou...

Tem mais: A única coisa que eu sentiria falta do 3.0 é o retrovisor fotocrômico, que só saiu no 4.1. Porém, isso é a coisa mais fácil de se intalar depois...

Então, novamente as dicas acima.
GLS 2.2 96/97 Prata Huet No estaleiro quase pronto!
GLS 2.0A 94/95 Cinza Bartok completo - ABS
CD 4.1 98/98 verde west
CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual + Couro
CD 3.8 98/99 Verde Capricórnio
Last_Warrior
Moderador

Data de registro: 26 Set 2005, 14:21
Estado: MG

Mensagempor TF_Pereira » 20 Out 2009, 04:12

Last_Warrior escreveu:Cara, a manutenção básica é a mesma, e caso precise fazer o motor, já se acha tudo quanto é peça de 3.0 de ótima qualidade e acredito que fica na mesma quanto a isso...

Então, tenho 2 dicas pra vc:

1) Procure o mais inteiro
2) Teste os 2, e fique com o que mais lhe agradou...

Tem mais: A única coisa que eu sentiria falta do 3.0 é o retrovisor fotocrômico, que só saiu no 4.1. Porém, isso é a coisa mais fácil de se intalar depois...

Então, novamente as dicas acima.

Eh Márcio, eu sinceramente fui pela conservação kra... tava difícil encontrar um 6cc bem conservado e ao mesmo tempo bom d mecânica... experimentei os 2 modelos e achei ambos mto bons sem mtas diferenças (oq tornou a escolha tão difícil...) acabei optando pelo q estava em melhor estado de conservação e principalmente bom de motor... sem arrependimentos viu, mas pretendo pegar um mais novo mais pra frente, quem sabe um 4.1 ou ainda insistir num outro 3.0... dúvida eterna... hahaha... falow Marcião abraço! :uau:
Thiago - Limeira-SP
Sangue Germânico CD3.0
TF_Pereira

Data de registro: 27 Set 2009, 02:10

Mensagempor diegojj » 20 Out 2009, 06:18

Se a conservação estiver boa em ambos eu iria de 4.1.
O 3.0 é mais gostoso de acelerar, o 4.1 mais gostoso de dirigir.
Pra mim o fator decisivo é o valor da manutenção.
Omega CD 4.1 aspro 168~???cv
Audi A3 1.8T 180~230cv
diegojj

Data de registro: 03 Mai 2006, 01:19
Estado: SC

Mensagempor *THE GODFATHER* » 20 Out 2009, 08:03

Eu até pensaria no 4.1,mas depois de ver depoimentos sobre a fragilidade do cambio, ele trabalha no limite de torque, daí,eu desanimei. Por isso, se tudo der certo. Trocarei o meu atual 2.0, pelo 3.8. Mas, se fosse para decidir entre o 4.1 e o 3.0, iria sem pestanejar no 3.0. Porque pra mim é muito mais carro do que o 4.1.
http://www.omegaclube.com.br/forum/view ... hp?t=11051
MADE IN VOLTA REDONDA - RJ...MAS PAULISTANO DE CORAÇÃO!! OMEGA "BLACKBIRD" 2.0, PROCESSADOR ALCÓOL+POTENCIA, GLS, PRETO MEMPHIS, 93 C/ TETO, INSULFILM G5.
*THE GODFATHER*

Data de registro: 12 Set 2008, 11:28

Mensagempor leloket » 20 Out 2009, 08:18

Eu tenho um 2.0, mas ja tive a oportunidade de pilotar tanto o 4.1 como o 3.0.
Me da impressão que o torque em baixa rotação do 4.1 é muito melhor, parecendo até a motor de um opala carburado no que se refere torque em baixa rotação.
E meu vizinho de porta tem um 3.0 bordo, fizemos umas brincadeiras trocando de carro, eu não trocaria nunca o meu 2.0 130cv pelo 3.0 dele, a diferença de arancada e a sensão de grudar no banco é bem maior no meu carro a alcool que o o dele na gasolina. O meu vizinho confirmou a mesma sensão.
Suprema 94 2.0 Alcool, Bege Schubert, completona + teto.
Leandro Kettermann
leloket

Data de registro: 08 Set 2009, 15:49

Mensagempor Diego Rodrigues » 20 Out 2009, 09:03

será que esse dele não tá meio bichado não, lelo? sei que o 3.0 tem menos torque que o 4.1 e isso se percebe bem, mas em comparação com o 2.0A ele parecer ser mais fraco na puxada já não boto fé. afinal, são quase 23,4kg de torque contra 18,6 do 2.0. um nas 4200 e outro nas 4000 RPM, respectivamente. acho que vocês se enganaram aí na sensação de colar no banco. hehe. chuto que a embreagem dele tá bichada, caso o motor esteja 100%.

e aí, TF, como está com o carango novo? já deu umas aceleradas na BR?
Diego Rodrigues - DF
Omega CD 1996 Cinza Monet CM + TS + CB + PD
CABEÇOTE -1,5mm + NGK IRIDIUM BPR7EIX + ESCAPE LIVRE + FILTRO
Fotos: http://picasaweb.google.com.br/diego.drss
Diego Rodrigues

Data de registro: 19 Set 2008, 14:05

Mensagempor Raphael Hagi » 20 Out 2009, 09:11

Fala galera,

Em carros mais antigos como o Omega, motorização e acessórios (teto, couro e etc), na minha opinião, é a última coisa a ser pensada. O que vale mesmo é o estado de conservação do carro.

Agora, estando os dois carros muito conservados, em igualdade de condições, eu optaria por 4.1. Mesmo que digam um monte que existem "peças de excelente qualidade para o 3.0", particularmente gosto de peças originais, e estas para o 4.1 são muito, MUITO mais em conta.

E também existe a preferência particular entre gostar de rotação ou torque em baixa, são motores com comportamento diferente. Dirigi um 3.0 depois de comprar o meu 4.1 e a diferença do torque em baixa rotação é gigante. O 4.1 parece um caminhão, você consegue retomar velocidade depois de lombadas em terceira marcha, no 3.0 isso não é possível, ele só anda mesmo depois dos 3000 RPM. Esse é o principal motivo pelo qual eu prefiro o 4.1.
Belo Horizonte-MG

Omega CD 4.1 - 1997, Cinza Baudry.
Chevette DL 1.6/S - 1991, Azul Tiza.
Raphael Hagi

Data de registro: 22 Ago 2006, 20:15

Mensagempor Andre Sampaio » 20 Out 2009, 09:25

Eu pensei no valor da manutenção e facilidade de achar peças no interior do estado do RJ que é bem dificil...

Nem mecanico qualificado temos por aqui!!!
André Sampaio / Angra dos Reis / Macaé - RJ

Sonho Realizado - Andando de Troller
Andre Sampaio

Data de registro: 20 Mai 2009, 11:45
Estado: RJ

Mensagempor omegacd400cv - adair » 20 Out 2009, 12:47

Se hoje fosse para escolher um omega tanto faz se for 3.0 ou 4.1, o mais inteiro e perfeito seria a melhor a opção, os 2 motores são otimos..
OMEGA CD 4.1 GAS 97/97
PRETO
AUTOMATIC 4
COURO
TOCA FITA + DISQUETEIRA
MANUAL
TUDO ORIGINAL
ESSE É ETERNO
omegacd400cv - adair

Data de registro: 13 Mai 2008, 20:15

Mensagempor diegojj » 20 Out 2009, 13:01

*THE GODFATHER* escreveu:Eu até pensaria no 4.1,mas depois de ver depoimentos sobre a fragilidade do cambio, ele trabalha no limite de torque, daí,eu desanimei. Por isso, se tudo der certo. Trocarei o meu atual 2.0, pelo 3.8. Mas, se fosse para decidir entre o 4.1 e o 3.0, iria sem pestanejar no 3.0. Porque pra mim é muito mais carro do que o 4.1.

Mas você pretende turbinar?
Porque essa preocupação com o câmbio? o Vitor está ai com um Omega turbo de 400cv e com câmbio original ainda. O câmbio não é nada frágil, o problema é o torque absurdo que o 4.1 gera quando turboalimentado, agora original e com aspiração leve não há problema nenhum.
Omega CD 4.1 aspro 168~???cv
Audi A3 1.8T 180~230cv
diegojj

Data de registro: 03 Mai 2006, 01:19
Estado: SC

Mensagempor *THE GODFATHER* » 20 Out 2009, 14:58

diegojj escreveu:...Porque essa preocupação com o câmbio? o Vitor está ai com um Omega turbo de 400cv e com câmbio original ainda. O câmbio não é nada frágil, o problema é o torque absurdo que o 4.1 gera quando turboalimentado, agora original e com aspiração leve não há problema nenhum.

Kra vc acompanhou o drama vivido pelo Tresporum, e seu cambio automatico?? e ele pelo que sei, não tem turbo. Qual a diferença de torque entre o AT e o MEC? sinceramente, pelos comentários eu desanimei. É um cambio que funciona bem na europa, onde as temperaturas em geral são mais baixas do que aqui, mas em contrapartida, não quero dizer que o cambio do 4.1 é problemático, tem carro que desintegra e o cambio está intacto. Eu só não to a fim de dar um tiro no escuro. Se estiver equivocado, por favor me corrijam!!...viu Celso! :D
http://www.omegaclube.com.br/forum/view ... hp?t=11051
MADE IN VOLTA REDONDA - RJ...MAS PAULISTANO DE CORAÇÃO!! OMEGA "BLACKBIRD" 2.0, PROCESSADOR ALCÓOL+POTENCIA, GLS, PRETO MEMPHIS, 93 C/ TETO, INSULFILM G5.
*THE GODFATHER*

Data de registro: 12 Set 2008, 11:28

Mensagempor Diego Rodrigues » 20 Out 2009, 15:12

olha só, o 4.1 e o 3.0 têm a mesma relação de marchas no câmbio automático, mas não tenho certeza se é o mesmo câmbio, com a mesma resistência e tal. caso seja o mesmo câmbio, então aí está o problema, caso ele seja dimensionado para o torque do 3.0 e não tenha sido modificado para o 4.1.

outro problema realmente grave é a temperatura de trabalho, que no 4.1 dizem ser maior que no 3.0. daí a preocupação com o arrefecimento e óleo do motor e câmbio deve ser prioridade. assim só dá pau se tiver sido mal cuidado anteriormente, como foi o caso do tresporum.

o câmbio manual do 4.1 original suporta muito bem os 29,1kgfm de torque e até o torque maior dos convertidos pra álcool.

mas fora isso tudo, se tu prefere o 3.0 então opte por ele mesmo. nem precisa falar de câmbio, rsrs!!! cada um têm sua preferência no estilo de condução. os 2 6 canecos dão conta do recado e na maior parte do tempo trabalham em modo light.
Diego Rodrigues - DF
Omega CD 1996 Cinza Monet CM + TS + CB + PD
CABEÇOTE -1,5mm + NGK IRIDIUM BPR7EIX + ESCAPE LIVRE + FILTRO
Fotos: http://picasaweb.google.com.br/diego.drss
Diego Rodrigues

Data de registro: 19 Set 2008, 14:05

Mensagempor barden » 20 Out 2009, 15:14

Quando eu trocar o meu, se for, vai ser um 4.1, senão fico com o 3.0 mesmo.
Alexandre Barden

93 3.0 cd preto memphis completo.

Twister 2007
barden

Data de registro: 11 Ago 2008, 12:26

Mensagempor leloket » 20 Out 2009, 15:20

Meu sonho é um 4.1, cambio manual.
Ainda quero ter um desses um 98 de preferencia.
Suprema 94 2.0 Alcool, Bege Schubert, completona + teto.
Leandro Kettermann
leloket

Data de registro: 08 Set 2009, 15:49

Próximo

Retornar para Preparação de Motores e Performance