CHIP do 98

Não tenha medo de perguntar suas dúvidas, mesmo que pareçam simples a princípio.

Moderador: Moderadores

CHIP do 98

Mensagempor diegojj » 20 Out 2008, 05:36

Galera, olha só, meu Omega 98 tem GNV chipado, provavelmente um mapa para gasolina e outro para o GNV certo?
queria saber como a chave comutadora do GNV altera entre esses dois mapas, que tipo de gambitech fizeram no módulo para isso?

outra dúvida é a seguinte, o módulo do 98 é realmente diferente? ou o chip?
que é o seguinte, meu amigo está negociando um Omega 4.1 97 sem gnv e ele quer por GNV, ai seria plug and play, tirar tudo do meu inclusive o chip e colocar no dele?
Poderia colocar o chip do Omega 97 dele no meu? ou o 98 tem um mapa específico para ele?
Omega CD 4.1 aspro 168~???cv
Audi A3 1.8T 180~230cv
Avatar de usuário
diegojj
 
Mensagens: 3602
Data de registro: 03 Mai 2006, 01:19
Cidade: Florianopolis
Estado: SC

Mensagempor Johanes » 20 Out 2008, 06:34

Pelo que eu sei o que muda eh o mapeamento do chip dos 98 pra melhorar um pouco o consumo. O modulo e o chip em si acredito ser o mesmo.

Agora, como a gambi de mudar os mapas eh feita, isso eu tbem queria saber... Daria pra fazer um chip duplo alcool/gasolina. ai quando o alcool subir de preco, eh so mudar e passar a usar gasolina denovo.
Johanes A. D. Neumann
Gaspar/SC
Omega GLS 2.0 - Alcool original
Opala Coupe 1974 Azul - Em restauracao - Ele vive, eu acho....
Passat LS 81/81
Campanha: Compre carros dos membros do clube. Procedencia tbem tem valor.
Avatar de usuário
Johanes
 
Mensagens: 2018
Data de registro: 04 Fev 2007, 13:02
Localização: Gaspar/ SC

Mensagempor Mauro Perides » 20 Out 2008, 09:39

Os módulos tem numeração GM (e bosch) diferentes. Assim como os checksuns dos chips.

Só trocar o chip podem acontecer três coisas: funcionar. funcionar com a luz da ie acesa (o mais provável na minha opinião chutometro) e finalmente, não funcionar.

De qualquer modo, eu estou quase certo que o mapeamento do 98 seja diferente do 97.

Tem uns tópicos sobre isto aqui no forum.
Avatar de usuário
Mauro Perides
 
Mensagens: 2978
Data de registro: 20 Jun 2005, 01:01
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor Last_Warrior » 20 Out 2008, 11:42

Os mapas de injeção são diferentes do 98 sim. Agora, o problema é se fizeram esse chip duplo pra gasolina e GNV, e extinguiram o original. Aí não tem jeito, vai ter que passar o conjunto todo pro seu amigo.

Como o 97 também tem imobilizador, é só trocar os módulos entre si plug and play tb... Mas vai ficar com um 98 com chip de 97 se não se importar...
GLS 2.2 96/97 Prata Huet No estaleiro quase pronto!
GLS 2.0A 94/95 Cinza Bartok completo - ABS
CD 4.1 98/98 verde west
CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual + Couro
CD 3.8 98/99 Verde Capricórnio
Avatar de usuário
Last_Warrior
Moderador
 
Mensagens: 6705
Data de registro: 26 Set 2005, 14:21
Cidade: Uberlandia
Estado: MG

Mensagempor rafa_pr » 20 Out 2008, 12:16

Isso se o chip é duplo realmente, pq essas instaladoras fazem de tudo né...

as vezes é só um chip simples com um pouco mais de ponto!
Ex CD 97' - Prata Huet - 4.1 álcool
Virei a casaca, agora de 1.8T
Avatar de usuário
rafa_pr
 
Mensagens: 1958
Data de registro: 24 Jul 2007, 17:50
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagempor Mauro Perides » 20 Out 2008, 13:18

Outra opção é gravar um chip com a programação original.

Se precisar mesmo, eu tenho o gravador e os arquivos do omega. Você compra um chip e eu gravo no esquema 0800.
Avatar de usuário
Mauro Perides
 
Mensagens: 2978
Data de registro: 20 Jun 2005, 01:01
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor linkar » 20 Out 2008, 17:01

Diego, se voce observar no modulo sai um fio que vai na chave de comutação do GNV.
Quando a chave esta em "auto" esse fio manda um sinal pro chip informando que ele devera ligar na gasolina e depois passar pro gnv.
Quando a chave esta só na "gasolina" esse sinal é inibido passando o chip a usar o mapa original da injeção.
É possivel pra um tecnico em chips ler esse arquivos e gravar o programa original. Aqui em Blumenau tem um cara que faz isso.


Johanes, eu acho que é possivel sim fazer um chip duplo para alcool e gasolina, só teria que colocar uma chave pra comutar entre os programas igual ao do gnv.
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador
 
Mensagens: 3916
Data de registro: 09 Abr 2006, 13:07
Cidade: Blumenau
Estado: SC

Mensagempor diegojj » 20 Out 2008, 17:06

mais como esse fio chega até o módulo? eles soldam isso em alguma parte do módulo? ligam no chicote do módulo? é reversível? to mei apavorado com isso hauhauahu.
Omega CD 4.1 aspro 168~???cv
Audi A3 1.8T 180~230cv
Avatar de usuário
diegojj
 
Mensagens: 3602
Data de registro: 03 Mai 2006, 01:19
Cidade: Florianopolis
Estado: SC

Mensagempor diegojj » 20 Out 2008, 18:17

galera olha o que eu achei.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -dip28-_JM

pelo que eu andei estudando é essa pecinha que vai dentro do módulo e ficam os dois chips acoplados, ela que comuta entre um e outro, então pelo que vi não é um chip com 2 mapas e sim 2 chips, então no caso seria só retirar o adaptador e plugar o chip da gasolina direto.
procede isso?
Omega CD 4.1 aspro 168~???cv
Audi A3 1.8T 180~230cv
Avatar de usuário
diegojj
 
Mensagens: 3602
Data de registro: 03 Mai 2006, 01:19
Cidade: Florianopolis
Estado: SC

Mensagempor linkar » 20 Out 2008, 18:21

Esse fio é soldado numa das "pernas" do chip, sai por um buraco do modulo, passa por algum lugar do console e chega na chave do GNV.
No meu carro esse fio passa por baixo do cinzeiro e acendedor de cigarros, cruza por dentro do console no lado do carona, passa por traz do portaluvas e desce para o modulo.
Ele é cortado ali perto do modulo e feito uma emenda, para o caso de precisar tirar o modulo.

Tu mesmo pode ver isso, é só desmontar os acabamentos e ver se tem um fio estranho saido do modulo.
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador
 
Mensagens: 3916
Data de registro: 09 Abr 2006, 13:07
Cidade: Blumenau
Estado: SC

Mensagempor linkar » 20 Out 2008, 18:35

Diego, é um chip só com dois programas.
Essa peça do ML é somente o soquete que vai no modulo.
Se voce observar na foto tem uma pecinha azul, aquilo é um jumper pra mudar os programas dentro do chip.
Essa comutação nos chips duplos de GNV/Gasolina é feita na chave. Note que tem também um pedaço de fio saindo desse adaptador que provavelmente é usado pela chave do GNV.
Esse circuito é necessario para que haja uma proteção ao chip na hora da comutação entre os combustiveis.
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador
 
Mensagens: 3916
Data de registro: 09 Abr 2006, 13:07
Cidade: Blumenau
Estado: SC

Re: CHIP do 98

Mensagempor danrmp » 11 Jan 2018, 21:52

Vou tentar explicar da forma mais simples possível (para mim).

Imagine que o chip original seja de 32 kB. Com isso, temos 32.768 posições de memória, de 00.000 a 32.767 - cada uma armazenando um byte.

As EPROMs utilizadas no Omega são paralelas, ou seja, há um pino para cada bit do endereço. Para 32 kB, são necessários 16 bits de endereçamento. Então o chip terá 16 pinos destinados ao endereçamento, isto é, quando o microprocessador quer ler um dado em determinado endereço, ele deve escrever, com os níveis 0 e 1 em cada um dos pinos para chegar ao endereço certo.

Então para ler o endereço 00.000, o processador coloca os seguintes sinais nos pinos:
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Para ler o endereço 8.355, os pinos ficariam:
0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 1 1

já para ler o último endereço, de nº 32.767, os pinos ficariam assim:
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Para aumentar a quantidade de endereços, é preciso também aumentar a quantidade de pinos. Se passarmos a ter 17 bits de endereçamento, e escrever os seguintes níveis:
1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

teremos o endereço 32.768.

ao continuar incrementando a contagem, quando todos os pinos estiverem em nível 1, teremos chegado ao endereço 65.534. Teremos então um chip de 64 kB, ou seja o dobro.

Portanto, o que essas plaquinhas intermediárias fazem é conectar o sinal da seletora gasolina/GNV ao 17º bit da EPROM, ficando metade da memória para cada mapa, assim:

0 X X X X X X X X X X X X X X X X -->> Mapa gasolina
1 X X X X X X X X X X X X X X X X -->> Mapa GNV

Para o processador não muda nada, pois ele continua enxergando apenas 32 kB, e não tem a menor idéia qual dos dois está executando. Isso é claro, que o checksum (valor de verificação, usado dentre outras coisas, disparar o código erro 55) esteja correto.
Eng. Danniel Pizatto
GLS 4.1 1996 - Verde Russeau
Desde 0km

CD 3.0 1994 AT - Vermelho Schumman
danrmp
 
Mensagens: 285
Data de registro: 11 Mar 2013, 18:48
Cidade: Brasilia
Estado: DF


Retornar para Dúvidas Gerais

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes