Subida de Serra com C.A.

Não tenha medo de perguntar suas dúvidas, mesmo que pareçam simples a princípio.

Moderador: Moderadores

Subida de Serra com C.A.

Mensagempor gutobarca » 24 Out 2007, 12:57

Olá Galera!

Já ouvi a um certo tempo que deveria tomar um certo cuidado com subida de Serra com cambio automático, talvez por algum tipo de desgaste se manuseado de forma errada. Alguém poderia me informar se isso é verdade mesmo, e se for, gostaria que os companheiros me desse alguma dica a respeito.

No Aguardo.
Grato.
gutobarca

Re: Subida de Serra com C.A.

Mensagempor linkar » 24 Out 2007, 13:06

gutobarca escreveu:Olá Galera!

Já ouvi a um certo tempo que deveria tomar um certo cuidado com subida de Serra com cambio automático, talvez por algum tipo de desgaste se manuseado de forma errada. Alguém poderia me informar se isso é verdade mesmo, e se for, gostaria que os companheiros me desse alguma dica a respeito.

No Aguardo.
Grato.

O que voce quer dizer com "manuseado de forma errada"?
Até onde eu sei no CA voce põe em "D" e vai embora, ele faz tudo sozinho. Se for pra ficar mudando de marcha compra um CM.
Justamente por ele ser automatico é que não precisa ficar "cambiando" as marchas, isso é que vai estraga-lo.
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador

Data de registro: 09 Abr 2006, 13:07
Estado: SC

Mensagempor Miro » 24 Out 2007, 15:00

Na hora da descida, para vc não ficar freiando o tempo todo, vc pode deixar em 3 ou até na 2, assim o câmbio segura o carro como nos manuais e se vc estiver na gasolina/álcool ainda vai enconmizar combústivel e poupar o freio!
OCD 4.1 1997 CINZA BAUDRY (AUTOMÁTICO)
OCD 3.8 2004 CINZA STORM

Regras do Fórum
Miro

Data de registro: 10 Out 2006, 02:50
Estado: RJ

Mensagempor Budha » 24 Out 2007, 19:37

Na subida é a mesma coisa: caso o câmbio em D toda hora fique trocando de quarta para terceira, o correto é travar em 3 e subir, por 2 razões, primeiro que não fica forçando o motor em baixa rotação e evita o superaquecimento, outra é que evita trocas exageradas e sem sentido :idea:
[]'s
Budha
Omega CD 3.8 2000/2000
Preto Phantom - "Black Phantom"
Regras do Fórum
Budha

Data de registro: 19 Jun 2005, 22:22
Estado: SP

Mensagempor Marcelo Bienert » 25 Out 2007, 00:07

de resto é só cuidar pra não esquecer em 2 ou 3 marcha, afinal isso é facil pra quem acostumou a não usar mais o cambio...

de resto, como o bixo é automatico, fica dificil usar de forma inadequada...
mesmo se tu resolver deixar o tempo todo em D, ele vai saber exatamente que marcha o motor esta pedindo a cada momento
(0xx-51) 91 88 81 91
CD 3.0 / 93
Marcelo Bienert

Data de registro: 30 Nov 2005, 10:31

Mensagempor Budha » 25 Out 2007, 09:55

Meu xará, concordo contigo que o D deve ser usado em 99% do tempo, o que ocorre é que o tópico é sobre subida de serra, que é uma situação excepcional. Aqui em São Paulo, por exemplo, temos a rodovia dos Imigrantes que liga o litoral à capital. Essa rodovia, possui pista dupla e 3 ou 4 faixas por pista, a pista é excelente e, além do mais, possui pouca inclinação, o que dá a impressão que nem estamos subindo. Isso leva grande parte dos motoristas com câmbio manual a subir em quinta marcha e baixa rotação para manter os 120 km/h. No câmbio auto, te digo que nessa subida, o carro constantemente fica mudando de quarta para terceira, sendo que em quarta, a rotação está bem baixa. Isso força o motor e, muita das vezes, leva ao superaquecimento. É comum ver carros com superaquecimento na subida e para muitos que perguntei quando fiz um estágio por lá, subiam em quinta marcha. Vc rodar no limite mínimo de rpm para a quarta marcha em D e com carga (subida) não é recomendável, por isso o melhor a fazer é subir em 3.

Uma questão interessante e que lá fora é até comum, é que muita gente faz chip do câmbio, mudando alguns parâmetros a fim de corrigir esse troca troca de marcha em função da velocidade com que costumam trafegar. No meu carro mesmo, a velocidade de 110 km/h é um tormento, porque em qualquer subidinha ele cai para terceira, em 120 isso já não ocorre. Li que na Austrália muitos chipam o câmbio exatamente por isso.
[]'s
Budha
Omega CD 3.8 2000/2000
Regras do Fórum
Budha

Mensagempor linkar » 25 Out 2007, 18:11

Valeu pela aula Budha. Como nunca precisei subir serra nem sabia desses lances de troca troca do cambio.
Sempre achei que era botar em D e mandar bala, inclusive em serras.
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador

Data de registro: 09 Abr 2006, 13:07
Estado: SC

Mensagempor rafa_pr » 25 Out 2007, 21:20

Pode cambear a vontade, se isso danificasse o câmbio, ele não traria essa opção de fábrica! :roll: :roll:

O que é fatal no C.A. é dar banguela, NUNCA faça isso!! Isso sim detona ele...

falo isso por experiência própria aqui de casa, o Dart do meu irmão ferrou o C.A. assim, fomos pra praia dando banguela (não entendiamos muito na época). Aí passado um tempo começou a patinar pra entrar terceira marcha, até que não entrava mais...

isso foi advertido por 2 especilalistas em V8 e C.A. aqui de Curitiba, pode usar a vontade, mas nunca banguela.
Ex CD 97' - Prata Huet - 4.1 álcool
Virei a casaca, agora de 1.8T
rafa_pr

Data de registro: 24 Jul 2007, 17:50

Mensagempor gutobarca » 26 Out 2007, 01:26

E aí rapaziada!!

Bom primeiro gostaria de agradecer pelas dicas dos companheiros.
e ao nosso amigo Linkar espero que tenha aprendido também com as dicas, pois C.A. não é só acelerar não, vc imagina em um dia de congestionamento subir a serra a 30KM/H, não tem câmbio que aguenta...
gutobarca

Mensagempor Alessandro » 26 Out 2007, 09:18

Acho que só em caso extremo mesmo, tipo subindo a serra com transito congestionado anda, para.. ai sim vc pode colocar no 2 ou 3.
Fora isso é D toda vida, mesmo pq os Omega automaticos são todos 6cc, e o motor por ser grande nao fica trocando de marcha toda hora, ao contrario dos Civics e Corollas que parecem uma moto.
abs!
Omega CD 4.1 1998 (Prata Huet) - Silver Surfer
EX-Omega CD 3.0i 1994 (Cinza Bartok) - Fast as a Shark
EX-Omega GLS 2.0 1994 (Azul Strauss) - Blue Pearl
Alessandro

Data de registro: 06 Jul 2005, 20:57

Mensagempor Miro » 26 Out 2007, 12:07

Galera, só uma coisa que descobri recente e é bom para ficarmos sempre antenados...

Câmbio Automático: Câmbios que são gerenciados e controlados por módulos, solenoiedes, etc

Câmbio Hidramaticos: Câmbios que não tem a "ajuda" da eletrônica para funcionar, como os dos Dart, Opalas, Chevetes, anguns Monzas, Santanas antigos, ou seja carros mais antigos, principalmente carburados..

Éssa é a diferença basicas entre estes dois tipos câmbios heeh!
OCD 4.1 1997 CINZA BAUDRY (AUTOMÁTICO)
OCD 3.8 2004 CINZA STORM

Regras do Fórum
Miro

Data de registro: 10 Out 2006, 02:50
Estado: RJ

Mensagempor Budha » 26 Out 2007, 12:13

Mas o fato de trocar as marchas, não tem a ver com a força do motor, mas sim da carga que o câmbio está recebendo e conseqüentemente, de sua pressão de óleo interna. No meu carro atual, por exemplo, quando a rotação do motor baixa de 2000, cerca de 1800 rpm, mais ou menos, com carga para não perder a velocidade, o câmbio passa para terceira. Em determinadas velocidades, você está praticamente rodando nesse limite mínimo, digamos 1900 rpm em 4a a 110 km/h, então, em qualquer subidinha, o esforço aumenta e o câmbio entende que é hora de passar a terceira, o carro dá aquela puxada e logo em seguida passa 4a e assim vai, fica trocando de marcha o tempo todo para vc não ganhar nada em velocidade ou economia. Entendeu agora o motivo de que nessas situações você deve bloquear a 4a :?:
Essa não é uma situação "normal", pois é um fato atípico :idea:
[]'s
Budha
Omega CD 3.8 2000/2000
Regras do Fórum
Budha

Mensagempor lgf » 26 Out 2007, 12:20

Meu caro Bud@ , primeiro eu não sei nada de CA mas só de curiosidade apertar o "S" não resolve esse problema de trocas constantes em serra ou no seu caso a 110 km/h ?
Estou perguntando pq quando andei no carro do meu pai que é automático fiquei de bagos plenos com esse troca troca de marcha e meti do dedo no "S" , naquela ocasião resolvei o problema .
lgf

Data de registro: 27 Jun 2005, 07:51

Mensagempor Budha » 26 Out 2007, 12:35

A questão é que o S ou Power no meu caso, elevam a pressão do óleo do câmbio automático, segurando mais as marchas, mas, segundo consta, não é recomendável deixar essa tecla acionada por longos períodos, o que aconteceria no caso de deixar toda a serra acionada, então, a não ser que alguém me garanta por escrito que não dá nada, eu não arrisco.

Mas vou procurar me informar com quem entende.
[]'s
Budha
Omega CD 3.8 2000/2000
Regras do Fórum
Budha

Mensagempor Alessandro » 26 Out 2007, 13:00

Eu não usaria o S numa situação desta, pois ai que ele vai ficar trocando de marcha direto.
Omega CD 4.1 1998 (Prata Huet) - Silver Surfer
EX-Omega CD 3.0i 1994 (Cinza Bartok) - Fast as a Shark
EX-Omega GLS 2.0 1994 (Azul Strauss) - Blue Pearl
Alessandro

Data de registro: 06 Jul 2005, 20:57

Próximo

Retornar para Dúvidas Gerais