Subida de Serra com C.A.

Não tenha medo de perguntar suas dúvidas, mesmo que pareçam simples a princípio.

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Mensagempor celsopenajr » 26 Out 2007, 19:05

Bela explicação Miro, é isso mesmo,muitos não sabem essa diferença entre automático e hidramático.
Lgf,não se deve usar o S acima de 120 por hora pois o câmbio vai trabalhar com mais pressão e AUMENTAR seu desgaste,para resolver isso é só por em 3ª ou 2ª como foi dito, outra coisa, é só pisar fundo ou seja fazer KICK DOWN (chute ao fundo em português ) que o cambio reduz uma marcha e estica o giro um pouco mais,abraços.
Editado pela última vez por celsopenajr em 10 Nov 2007, 01:57, num total de 1 vezes
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Mensagempor rafa_pr » 27 Out 2007, 22:04

.:MiroNeto:. escreveu:Galera, só uma coisa que descobri recente e é bom para ficarmos sempre antenados...

Câmbio Automático: Câmbios que são gerenciados e controlados por módulos, solenoiedes, etc

Câmbio Hidramaticos: Câmbios que não tem a "ajuda" da eletrônica para funcionar, como os dos Dart, Opalas, Chevetes, anguns Monzas, Santanas antigos, ou seja carros mais antigos, principalmente carburados..

Éssa é a diferença basicas entre estes dois tipos câmbios heeh!


Vale lembrar que na verdade não há diferença alguma, todos são automáticos e trabalham da mesma maneira.

Hidramático é um termo que surgiu na boca do povo, nos EUA, depois que a Ford lançou seus carros automáticos com o slogan "Hydramatic", mas não que seja outro tipo de concepção de câmbio...

claro que são diferentes os câmbios modernos com eletrônica embarcada, mas o princípio dos antigos é o mesmo...os discos de fricção, conversor de torque, etc... só não tem gerenciamento eletrônico.
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Mensagempor Poseydon » 28 Out 2007, 17:24

celsopenajr escreveu:Lgf,NÃO se deve usar o S acima de 120 por hora pois o cambio vai trabalhar com mais pressão e AUMENTAR seu desgaste,.


Não concordo com o termo utilizado: "NÃO SE DEVE USAR"

Se tem a opção é para ser usada! Agora é lógico que vai ter um desgaste maior!

É a mesma coisa que você falar para um cidadão que tenha um carro turbo que ele NÃO deve acelerar acima de determinado giros, pois a pressão do turbo vai Aumentar o desgaste do carro!

Todo carro conduzido de maneira mais "esportiva" tem um desgaste maior do que o usado de forma "racional"!

Fica a escolha do seu dono!!

Abs :!:
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Mensagempor Miro » 29 Out 2007, 16:43

rafa_pr escreveu:Vale lembrar que na verdade não há diferença alguma, todos são automáticos e trabalham da mesma maneira.

Hidramático é um termo que surgiu na boca do povo, nos EUA, depois que a Ford lançou seus carros automáticos com o slogan "Hydramatic", mas não que seja outro tipo de concepção de câmbio...

claro que são diferentes os câmbios modernos com eletrônica embarcada, mas o princípio dos antigos é o mesmo...os discos de fricção, conversor de torque, etc... só não tem gerenciamento eletrônico.


Então a marias das oficinas de cÂmbio automático, aprenderam errado no mesmo lugar, pois eu achei a explicação bem lógica, pois quando desmontamos um câmbio gerenciado por solenoides, e outro "normal" percebemos alguma diferença em seu funcionamento, visto que o hidramatico é essencialmente gerenciado pelo giro do motor, pressão de oleo, etc..

De qualquer forma, desculpe se falei besteira... :roll: :roll:
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Mensagempor Budha » 29 Out 2007, 17:00

Não esquenta não, é a mesma coisa que dizer que o motor V-Tech e o do Ford T são todos a gasolina e de 4 tempos, ou seja, o princípio de funcionamento é o mesmo, mas tem um mundo de diferença entre ambos :wink:
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Mensagempor celsopenajr » 29 Out 2007, 17:04

Rodrigo,foi exatamente isso que eu disse ao mencionar ¨não se deve usar¨,quem quer mais desgaste use, mas quem não quer desgaste não use,pois como disse acima é só fazer kick down para reduzir e esticar a marcha.Nós usamos o mesmo câmbio da bmw só que sem refrigeração adicional para nosso câmbio por isso devemos ter mais cuidado.
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Mensagempor Miro » 29 Out 2007, 17:38

celsopenajr escreveu:Rodrigo,foi exatamente isso que eu disse ao mencionar ¨não se deve usar¨,quem quer mais desgaste use, mas quem não quer desgaste não use,pois como disse acima é só fazer kick down para reduzir e esticar a marcha.Nós usamos o mesmo câmbio da bmw só que sem refrigeração adicional para nosso câmbio por isso devemos ter mais cuidado.


Não resisti, hehe, to atrasado para facu, mas uma observação, é a BMW que usou "nossos" câmbios automáticos por muito tempo hehe. Pode verificar nas caixas instaladas nas BMWs que usaram o câmbio, se não vai ter o simbolo da GM la...
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Mensagempor rafa_pr » 30 Out 2007, 14:19

Desculpe se cutuquei os "donos da verdade absoluta", só falei o que eu conheço até hoje e que para mim pareceu muito lógico. Não vim aqui pra questionar ninguém, muito menos pra dizer quem está certo ou errado, achei que poderíamos conversar numa boa...

Claro que muda o funcionamento, mas os câmbios de Dodge e os GMs antigos por exemplo, tb são por pressão de óleo e giro do motor, mas nunca ninguém chamou eles de Hidramáticos, pelo menos não "oficialmente".

No mais, melhor conter meus comentários antes que venham mais comentários irônicos à toa! :roll:
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Mensagempor Budha » 30 Out 2007, 14:52

Rafa, nem esquenta, isso não traz polêmica alguma, eu mesmo não sabia que o termo hidramático tinha surgido da popularização pelo marketing como vc citou. Já aprendi com essa.
O gerenciamento do câmbio, sim, tem mudado e muito, o que antes era basicamente hidro-mecânico, atualmente é controlado em boa parte pelos sistemas de gerenciamento eletrônico através da centra computadorizada, que interage com os demais sistemas eletrônicos do carro (de motor, abs, esp, etc) e nos oferece a melhor resposta. 8)
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Mensagempor Miro » 30 Out 2007, 22:14

rafa_pr escreveu:Desculpe se cutuquei os "donos da verdade absoluta", só falei o que eu conheço até hoje e que para mim pareceu muito lógico. Não vim aqui pra questionar ninguém, muito menos pra dizer quem está certo ou errado, achei que poderíamos conversar numa boa...

No mais, melhor conter meus comentários antes que venham mais comentários irônicos à toa! :roll:


Sem strees, fica calmo e tarnquilo, não fui irônico, só expus o que ouvi em algumas oficinas, conversas pela Internet, etc.

Não quiz pararecer irônico ou algo assim, nem tão pouco sou dono da verdade, podemos conversar numa boa, acho que vc ja viu varias msgs minhas no fórum e sabe disso.

Peço desculpas se pareci arrogante, mas não foi minha intenção mesmo.

Grande abraço!
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Mensagempor rafa_pr » 31 Out 2007, 13:50

.:MiroNeto:. escreveu:
rafa_pr escreveu:Desculpe se cutuquei os "donos da verdade absoluta", só falei o que eu conheço até hoje e que para mim pareceu muito lógico. Não vim aqui pra questionar ninguém, muito menos pra dizer quem está certo ou errado, achei que poderíamos conversar numa boa...

No mais, melhor conter meus comentários antes que venham mais comentários irônicos à toa! :roll:


Sem strees, fica calmo e tarnquilo, não fui irônico, só expus o que ouvi em algumas oficinas, conversas pela Internet, etc.

Não quiz pararecer irônico ou algo assim, nem tão pouco sou dono da verdade, podemos conversar numa boa, acho que vc ja viu varias msgs minhas no fórum e sabe disso.

Peço desculpas se pareci arrogante, mas não foi minha intenção mesmo.

Grande abraço!


Desculpas da minha parte tb, acho que tb interpretei errado a sua resposta!!

É isso aí, to gostando cada vez mais do pessoal aqui, tá dando pra aprender muito!!

Abraço!! 8)
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Mensagempor Poseydon » 31 Out 2007, 19:12

Parabéns para vocês três ( Budha, Miro e Rafa_pr ), por terem a humildade em pedir desculpas e consertar eventuais mal entendidos!!

Gosto muito desse clube, principalmente por causa das pessoas que participam dele, E fazem dele o clube mais organizado que eu conheço!!!

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Re:

Mensagempor danrmp » 23 Jan 2018, 19:35

Marcelo Bienert escreveu:mesmo se tu resolver deixar o tempo todo em D, ele vai saber exatamente que marcha o motor esta pedindo a cada momento


Não necessariamente. Nesta primeira geração os módulos não eram adaptativos. Quer ver uma situação que é necessário mudar a alavanca?

Imagine uma subida de serra com várias curvas relativamente fechadas. Nas retas, para manter a velocidade, a marcha mais adequada é a terceira. Mas ao aproximar de uma curva e tirar o pé do acelerador, o módulo vai comandar a troca para a quarta marcha.
Terminada a curva, para manter a velocidade, o câmbio novamente vai ter que reduzir para terceira.. até chegar a próxima curva, e aí ficará neste ciclo 3-4-3-4-3 que além de desgaste, é extremamente desconfortável.

Isso é mais pronunciado em 3.0 que tem uma faixa de potência mais estreita. Por isso, trava-se em terceira e fim de papo.

Os módulos atuais (na época do post já existiam, hoje dez anos depois são padrão) conseguem perceber a situação e seguram a marcha, inclusive usando dados de aceleração lateral e ângulo de volante.

Alessandro escreveu:Eu não usaria o S numa situação desta, pois ai que ele vai ficar trocando de marcha direto.


Exato, o programa esportivo é mais sensível a pequenas variações de carga. Muito provavelmente ficaria trocando entre segunda e terceira.
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