INSTALAÇÃO DE ABS

Não tenha medo de perguntar suas dúvidas, mesmo que pareçam simples a princípio.

Moderador: Moderadores

INSTALAÇÃO DE ABS

Mensagempor Paulo Age » 10 Out 2005, 09:58

E aí pessoal, beleza? Tenho um Omega gls 4.1 94/95 que não possui ABS, até agora não fez falta (estou com ele a pouco mais de 1 mês), mas considerando que é um carro pesado e que atinge velocidades elevadas, e que quanto mais se conhece o carro mais se abusa dele, acredito que esse tal de ABS seria bem vindo!! Então: é possivel instalar um sistema de ABS nesse carro? O que seria necessário, entre peças e adapatções?
Ficaria 100% confiável, como num carro com o sistema original?
Ah! E claro, o custo, seria viável??

Grato
Paulo Age

Mensagempor Mauro Perides » 10 Out 2005, 18:30

Paulo, possível quase tudo é...

Mas precisa ver mesmo se é viável... Só para você ter uma idéia de preço, o meu abs não está funcionando, eu desconfio que sejam os sensores. Liguei na concessionária e já estava mandando vir os quatro. Bom, os traseiros custam uns R$ 250 e os dianteiros R$900

Ai acabei deixando um pouco pra depois essa história.

[]s
Mauro Perides
Mauro Perides

Data de registro: 20 Jun 2005, 01:01

Mensagempor PauloM » 11 Out 2005, 08:15

Mauro...talvez o problema seja na central do abs , algo entupido ...nao sei como foi a manutencao do teu sistema de freio e troca de fluido...
--------------------------

[]s Paulo
PauloM

Data de registro: 19 Jun 2005, 16:27

Mensagempor Mauro Perides » 11 Out 2005, 19:01

PauloM escreveu:Mauro...talvez o problema seja na central do abs , algo entupido ...nao sei como foi a manutencao do teu sistema de freio e troca de fluido...

Não sei não... quando comprei o carro funcionava... ai, nunca tinha tido abs na vida começei a abusar... depois de um tempo, funcionava, parava, funcionava de novo... troquei o rele e deu na mesma... Ai um dia estava funcionando e eu fui abusar mais um pouco, ele acendeu e quase que meti o omega no carro da frente. Depois disso, nunca mais apagou.
Isso foi antes de mudar o módulo hidráulico de lugar.

Tem uma espécie de manual que o Fernando me mandou e por ali, a única coisa estranha é que cada sensor está mandando uma impedância BEM diferente do outro. Só que nesse manual não tem a impedância correta.
Se for mesmo a central acho que deve ser até fácil de conseguir.
Mauro Perides

Mensagempor ocdcinzao » 26 Out 2005, 09:37

Ola galera, acho muito dificil colocar abs num omega, sao muitas peças e componentes envolvidos e ainda corre o risco de nao funcionar direito. O meu de uns tempos pra ca começou a acender a luz, ja levei na agencia e eles nao constatarm defeito algum, pode ser simplesmente um mau contato, hoje a tarde vou levar de novo la e eles vao ver se acham odefeito, pois todos os componentes foram passados no aparelho e tudo blz. Olha Mauro se vc precisar de sensores, aqui onde eu moro em Ourinhos, comprei por R$40,00 no desmanche e esta funcionando blz. O certo mesmo e levar na agencia e pedir um diagnostico, nao vai ficar caro, e depois vc se tiver peças danificadas procurar nos desmanches. Valeu, um abraço
ocdcinzao

Mensagempor KK » 26 Out 2005, 12:14

Olha Mauro se vc precisar de sensores, aqui onde eu moro em Ourinhos, comprei por R$40,00 no desmanche e esta funcionando blz.

Po...... vc podia ver para mim se nesse desmanche tem o modulo hidraulico, o eletronico, e o chicote , o resto eu ja coloquei no carro. Se vc quiser depois que eu acabar de montar o meu , eu te passo as modificações necessarias.
Não é nada de outro mundo.

Abraços
KK
KK

Data de registro: 16 Set 2005, 15:13

Mensagempor Mauro Perides » 26 Out 2005, 16:31

ocdcinzao escreveu:no aparelho e tudo blz. Olha Mauro se vc precisar de sensores, aqui onde eu moro em Ourinhos, comprei por R$40,00 no desmanche e esta funcionando blz. O certo mesmo e levar na agencia e pedir um diagnostico, nao vai ficar caro, e depois vc se tiver peças danificadas procurar nos desmanches. Valeu, um abraço

Opa... Valeu... Por acaso você tem ai as impedâncias dos seus sensores??
Mauro Perides

Mensagempor KK » 26 Out 2005, 20:28

MAURO MEU NOBRE,

VAMOS POR PARTE:

1- O SENSOR É MUITO DIFICIL DAR DEFEITO, VERIFIQUE CONTATOS, RELE DO ABS NA CAIXA, CORROSAO NOS CONECTORES.

2- O AJUSTE DE DISTANCIA DO SENSOR PARA O IMPULSOR É DE 0,5 A 1,5 mm, TEM UNS CALÇOS EMBAIXO DE CADA SENSOR PARA VC REGULAR. MUITA GENTE USA PAPEL DE JUNTA PARA FAZER ESSES CALÇOS.

3- PARA TER A CERTEZA QUE O SEU SENSOR ESTA LEGAL, LEVANTE SEU CARRO EM UM MACACO, CADA RODA, OU AS 4 NUM ELEVADOR, SOLTE O CONECTOR DE CADA SENSOR , COM UM MULTIMETRO EM TENSAO ALTERNADA, É ISSO MESMO ALTERNADA, GIRE A RODA PARA TER UMA VELOCIDADE SUPERIOR A 12 KM/H, E MEÇA A TENSAO.

TEM QUE SER IGUAL OU MAIOR QUE 65mV(SESSENTA E CINCO MILIVOLTS).OBS: NAO SE TESTA SENSOR PELA IMPEDANCIA DELE, E SIM PELA TENSAO QUE ELE GERA.

CASO NAO SEJA ISSO, VERIFIQUE A DISTANCIA DO SENSOR PARA O IMPULSOR, SE ESTIVER OK, JOGUE O SENSOR NO LUGAR MAIS LONGE POSSIVEL.....HAHAHA..E COLOQUE OUTRO.

4- SE O SENSOR ESTIVER OK, RETIRE O CHICOTE QUE CONECTA NO MODULO, E VERIFIQUE SE O SINAL ESTA CHEGANDO LA.
OS PINOS CORRESPONDES NA CENTRAL EU NAO SEI AGORA, MAS SE VC TIVER DIFICULDADE EM ACHAR EU VEJO LA NO MEU TRABALHO E TE PASSO.

AS VEZES O SENSOR ESTA BOM , MAS O MODULO POR PROBLEMAS DO CHICOTE NAO ESTA RECEBENDO O SINAL...

5- SE NAO FOR NADA DISSO , VC PODE TER PROBLEMAS NAS VALVULAS SOLENOIDES DENTRO DO MODULO HIDRAULICO, AI PARA TE EXPLICAR COMO FUNCIONA VOU TER QUE TE MANDAR UM CATALOGO...

VERIFIQUE E ME FALE...

BOA SORTE...

ABRAÇOS
KK

Data de registro: 16 Set 2005, 15:13

Mensagempor ocdcinzao » 26 Out 2005, 20:36

Acharam o defeito do meu abs: bomba hidraulica que fica embaixo do reservatorio do fluido da direçao, vai ver que a maioria dos defeitos de abs nos omegas é isso. Ja achei um no mesmo desmanche por 200 pratas, e do omega 3.0, so que antes de comprar conferi na agencia se e o mesmo, e o cara me disse que essas bombas sao iguais para 3.0 ou 4.1, amanha vou instalar no mecanico e ver se fica blz. O carla do desmanche disse que tem mais. Se alguem precisar meu nome é Marcio (ocdcinzao).valeu.
ocdcinzao

Mensagempor Mauro Perides » 27 Out 2005, 07:08

KK, vou fazer os testes no final de semana.
Eu tinha falado em impedância porque em um manual que tinha visto, que era de um outro modelo de ABS, ele falava nessa medida.

Marcio, obrigado, vou ver o que acontece e se for o caso falo contigo.
Mauro Perides

Mensagempor ocdcinzao » 06 Nov 2005, 22:20

Galera troquei o comando hidraulico do meu abs e ta funcionando, mas quando eu ligo a chave a luz do abs da tres piscadinhas e depois apaga antes de ligar o carro. Fiz teste de frenagem e o abs funcionou sem travar, mas parece que o pedal treme menos, ou entao é encanação minha. O mecanico disse que quando troca-se o fluido de freio as sugeiras que estão assentadas no cilindro mestre saem e aí pode ter que reparar o cilindro mestre, isso procede? Valeu!
ocdcinzao

ola

Mensagempor ector rodrigues » 06 Dez 2005, 12:03

o meu omega quando peguei a uns 3 meses atras estava com a luz acesa do ABS, fiz o teste de frenagem e vi que o ABS estavva funcionando... um dia desse apagou, fiquei tranquilo, já outro dia desse fui frear deu uma fritada no pneu que fiquei grilado pois a lus estava apagada...
ector rodrigues

Mensagempor gordodoomega » 03 Jan 2006, 16:01

Mauro Perides escreveu:
PauloM escreveu:Mauro...talvez o problema seja na central do abs , algo entupido ...nao sei como foi a manutencao do teu sistema de freio e troca de fluido...

Não sei não... quando comprei o carro funcionava... ai, nunca tinha tido abs na vida começei a abusar... depois de um tempo, funcionava, parava, funcionava de novo... troquei o rele e deu na mesma... Ai um dia estava funcionando e eu fui abusar mais um pouco, ele acendeu e quase que meti o omega no carro da frente. Depois disso, nunca mais apagou.
Isso foi antes de mudar o módulo hidráulico de lugar.

Tem uma espécie de manual que o Fernando me mandou e por ali, a única coisa estranha é que cada sensor está mandando uma impedância BEM diferente do outro. Só que nesse manual não tem a impedância correta.
Se for mesmo a central acho que deve ser até fácil de conseguir.

este manual vc consegue me transmitir tambem tenho um 4.1 95 e desde que eu peguei não funciona sds
gordodoomega

Data de registro: 03 Jan 2006, 15:13

Mensagempor Mauro Perides » 03 Jan 2006, 19:31

gordodoomega escreveu: este manual vc consegue me transmitir tambem tenho um 4.1 95 e desde que eu peguei não funciona sds

Me manda seu e-mail em mp que te repasso...
Mauro Perides

Re: INSTALAÇÃO DE ABS

Mensagempor danrmp » 25 Jan 2018, 18:22

Um amigo meu dono de um 2.2 quer fazer isso. Sou a favor de originalidade, mas se for pra fazer bem feito eu topo ajudar.

Já levantamos tudo o que é necessário:

- Módulo de controle com suporte;
- Unidade hidráulica com suporte;
- Chicote completo;
- 4 sensores;
- Tubos entre cilindro mestre e UH;
- Tubos entre UH e rodas dianteiras/eixo traseiro;
- Mangas de eixo dianteiras com furo para sensor;
- Suporte de sensor para diferencial;
- Cubos dianteiros com roda fônica;
- Roda fônica para as semi-árvores traseiras;
- Relê de proteção;

Acho que é só. Não sei quando ele vai tocar o projeto, mas os cubos quando foram trocados já são para ABS. Enfim, é possível mas precisa de um bom relacionamento com o dono do desmanche rsrs
Eng. Danniel Pizatto
GLS 4.1 1996 - Verde Russeau
Desde 0km

CD 3.0 1994 AT - Vermelho Schumman
danrmp

Data de registro: 11 Mar 2013, 18:48
Estado: DF

Retornar para Dúvidas Gerais